Faça parte da nossa comunidade de apaixonados por literatura e leve o Coletivo Leitor para a sua escola!

Fale com nossos especialistas

Conheça Nosso Acervo

No Coletivo Leitor você encontra centenas de títulos de literatura e informativos infantojuvenis. São obras dos selos Ática, Atual, Caramelo, Scipione, Formato e Saraiva, cuidadosamente selecionadas para atender aos leitores e proporcionar experiências inesquecíveis.

Ano escolar

BNCC

Datas

Gênero

Livro temático

Segmento

Um Redondo Pode Ser Quadrado?

Canini

O Redondo podia fazer quase tudo com os redondos: uma Lua cheia, um Sol feliz, uma girafa enrolada, um porco com nariz ,um gato ou uma gata, um elefante com tromba de chafariz... Não duvide! O que importa é ter imaginação. Com um redondo é possível fazer até um leão! Mas o que o Redondo queria mesmo era fazer um quadrado. Mas que ideia! Será que um redondo pode ser quadrado?! Um dia, passando por uma fila de redondos, ele descobre um jeito de fazer redondos quadrados... ou seria um quadrado redondo? Obra que estimula a criatividade, a imaginação e a resolução de problemas.

Saiba Mais

Uma Aldeia Perto De Casa

Telma Guimarães Castro Andrade

Com o intuito de realizar uma pesquisa escolar sobre o Dia do Índio, Marcelo e sua irmã são levados pelos pais a conhecer uma aldeia indígena próxima à cidade onde vivem. Lá, os dois descobrem que seus habitantes não vivem como eles imaginavam. E, a partir de uma entrevista com o pajé da aldeia, fazem descobertas surpreendentes...

Saiba Mais

Uma Casa Cheia De Mistérios

Fabiana Fortini Alenquer

Com o nascimento de uma menina, os pais de Bruno, um garoto de 7 anos, decidem comprar uma casa maior. O menino não fica satisfeito, pois gosta muito do lugar onde moram. Quando se mudam, Bruno acha o lugar assustador: a casa parece mal-assombrada, está suja, empoeirada, precisando de reparos. A mãe tenta animá-lo, mas o menino fica bastante apreensivo. Além disso, a casa parece cheia de mistérios: há um porão onde Bruno é proibido de entrar, objetos estranhos, sons perturbadores. Preocupado e com saudade da antiga casa, Bruno faz amizade com uma árvore velha e sábia que há no jardim.

Saiba Mais

Uma, Duas, Três Marias

Maria Da Graça Rios

Maria é uma garota pobre que divide sua vida entre as responsabilidades da escola, de cuidar da casa e dos irmãos, e a esperança, que para ela se resume na felicidade da família. O pai morreu, a mãe trabalha fora o dia todo para sustentar a casa, e Maria, entre todas as tarefas que lhe ocupam o dia, encontra tempo para namorar e sonhar, com a ajuda permanente de uma terceira estrelinha que pisca, pisca lá no céu...

Saiba Mais

Uma, Duas, Três Princesas

Ana Maria Machado

Um rei e uma rainha tinham três filhas e nenhum filho para herdar o reino. Então, a rainha sugeriu ao marido alterar a lei para que as mulheres tivessem o direito de governar. E então, o que será que vai acontecer?

Saiba Mais

Usando A Cabeça

Luís Pimentel

Depois de ganhar um belo laço de fita, Marina demonstra ser uma garota muito criativa. Usa o laço de fita no cabelo e só sossega quando a mãe lhe garante estar mais bonita do que uma princesa. Mas apenas isso não basta. Precisa estar mais bonita do que uma fada também. E não adianta usar o laço de fita só para prender os cabelos. Marina o utiliza para enfeitar a orelha, para decorar a mochila... Uma menina que não para de usar a cabeça!

Saiba Mais

Vupt, A Fadinha

Lúcia Tulchinski

Um dia, depois de muito conversar com as flores, a fadinha Vupt acaba adormecendo em cima dos lírios brancos. Um cientista que passava por ali colhe exatamente o ramo em que ela está, levando-a para a cidade. No edifício onde vai parar, a fadinha resolve muitos problemas dos moradores. Mas o que ela fará para voltar para casa?

Saiba Mais

Zekeyê E Os Olhos Da Noite

Nathalie Dieterlé

Maína é uma menina cega, amiga de Zekeyê. Numa tarde, as crianças decidem ir à cachoeira e se recusam a levar a garota, porque teriam de ir mais devagar para ajudá-la pelo caminho. Zekeyê fica com a amiga. Eles brincam pra valer e só param quando cai uma tempestade. Mas as outras crianças não retornam, pois a chuva e a escuridão as impedem de achar o caminho de volta. Como Maína tem os sentidos aguçados, Zekeyê e a menina resolvem resgatar os amigos. Ao encontrá-los, eles estão encurralados por um leão. Com coragem e inteligência, a dupla salva a turma.

Saiba Mais

Zekeyê Vai À Escola

Nathalie Dieterlé

Zekeyê vai sozinho à escola pela primeira vez. Sua avó recomenda que ele não saia do caminho. Mas Zekeyê não resiste e para a fim de brincar com os macaquinhos. Depois, aperta o passo para compensar o atraso. Porém, fica curioso para explorar a mata e se atrasa ainda mais. De novo na estrada, o garoto depara com pássaros presos pedindo socorro. Zekeyê não pode parar, mas seu coração fala mais alto e ele liberta as aves. Agora, ele está mesmo atrasado! As aves levam o menino até a escola. Ainda assim, ele é penalizado pelo atraso, só que Zekeyê consegue se sair bem no final.

Saiba Mais

Zero Zero Alpiste

Mirna Pinsky

Daniel recebeu o apelido de Zero Zero Alpiste porque tem as bochechas rosadas e cobertas de sardas. Ele não gosta que o vejam chorando, pois um dia o pai lhe disse que "homem não chora". Mas ele vive uma aventura com uma flor que lhe mostra não só que homem chora como também que homem deve e precisa chorar de vez em quando.

Saiba Mais

Zumbi, O Menino Que Nasceu E Morreu Livre

Janaína Amado

Ele havia nascido livre. Corria solto pela mata, subia em árvores, lutava capoeira e empinava pipas coloridas. Um dia, porém, foi capturado. Levado para longe de tudo e de todos, para um lugar totalmente desconhecido. No entanto, esse menino nunca se esqueceu de sua gente. Logo que teve uma chance, fugiu. Por meio da história de Zumbi dos Palmares, acompanhamos a história de um povo contra a escravidão e sua luta incansável pela liberdade. Um dia, o menino que nasceu livre, que foi capturado e que mesmo assim voltou para seu povo, lutando até o fim, se tornaria o líder pelo respeito ao ser humano e pela preservação dos valores pessoais.

Saiba Mais