Faça parte da nossa comunidade de apaixonados por literatura e leve o Coletivo Leitor para a sua escola!

Fale com nossos especialistas

Conheça Nosso Acervo

No Coletivo Leitor você encontra centenas de títulos de literatura e informativos infantojuvenis. São obras dos selos Ática, Atual, Caramelo, Scipione, Formato e Saraiva, cuidadosamente selecionadas para atender aos leitores e proporcionar experiências inesquecíveis.

Ano escolar

BNCC

Datas

Gênero

Livro temático

Segmento

Boa De Garfo E Outros Contos

Luiz Vilela

Coletânea de um dos grandes escritores brasileiros, reunindo contos das obras: “Uma seleção de contos”, “O fim de tudo” e “Lindas pernas”. A infância vista pelos olhos do adulto, imagens da vida rural e urbana, num livro escrito por quem domina a arte da escrita.”O único estímulo que o escritor precisa para escrever é a vida, e a vida ele encontra em qualquer lugar, seja na cidade grande, seja na cidade pequena, seja até onde não há cidade nenhuma.” (Luiz Vilela)

Saiba Mais

Bom-Crioulo

Adolfo Caminha

Escravo fugido, a única opção de Amaro era ingressar na Marinha, já que a liberdade do alto-mar deveria compensar o trabalho árduo. Mas lá ele continua a levar chibatadas. Como escape para esse ambiente hostil, Amaro deposita no jovem e dedicado Aleixo seu carinho e sua paixão. Entre desejos avassaladores e repressão, Aleixo e Amaro procuram momentos de refúgio na pensão de D. Carolina, uma prostituta decadente que os acolhe. Dominados por impulsos, esses personagens terão seus destinos cruzados e manipulados, na obra que é considerada uma das mais ousadas do século XIX.

Saiba Mais

Borboletas Na Chuva

Neusa Sorrenti

Esta obra traz o cheiro e o sabor da infância típica de cidade do interior. O desenrolar dos fios desta história trata de relações de amizade, de sentimentos e da vida simples, mas cheia de surpresas e imprevistos, capaz de ensinar muito às pessoas, como Stella e Germano, irmãos em quase tudo diferentes. Ela é introspectiva, sensível e observadora; ele é sagaz, divertido e extrovertido. E tem também o Joel, a dona M. M., o tio Renzo, seu Rodolfo, o padre, a professora e muitos outros donos de destinos que se entrecruzam num vaivém de acontecimentos, tecendo uma narrativa poética delicada como o voo de borboletas sob os pingos da chuva.

Saiba Mais

Braçoabraço

Raimundo Matos De Leão

Aos onze anos, Tonico foi abandonado pela mãe. Sem ter onde e com quem morar, vai para as ruas. Lá conhece outros garotos, apaixona-se por Berê, mas não deixa de sentir falta da mãe. Na praça onde vive, a estátua de braços abertos parece oferecer colo. Um fotógrafo registra a cena, transformada em manchete de jornal no dia seguinte. A partir daí, a vida de Tonico começa a mudar...

Saiba Mais

Branca De Neve

Maria Heloísa Penteado, Irmãos Grimm

Quando o espelho mágico revela à rainha que a menina "de pele branca como a neve, corada como sangue e de cabelos negros como o ébano" é mais bonita do que ela, a soberana resolve que essa garota deve morrer.

Saiba Mais

Branca De Neve

Irmãos Grimm

Branca de Neve é uma menina linda e alegre, e cuja beleza desperta a inveja de sua madrasta, uma malvada rainha que manda matá-la. Mas Branca de Neve consegue escapar, e passa a viver na floresta, na casa de pequenos e simpáticos amigos.

Saiba Mais

Bruxa Onilda É Uma Boa Companheira

Roser Capdevila, Enric Larreula

'O bebê fantasma' - Certa noite, Bruxa Onilda encontrou um bebê fantasma pendurado em seu varal. Chamava-se Espectrus Diáfanus. A bruxa foi uma verdadeira mãe para o fantasminha. O problema é que ele era muito medroso. Depois de muito esforço, a bruxa conseguiu ajudá-lo a perder o medo, e ele ainda descobriu sua vocação; cantar.

Saiba Mais

Bruxa Onilda É Uma Grande Estrela

Roser Capdevila, Enric Larreula

'Na televisão' - Para sair da monotonia, Bruxa Onilda resolveu entrar no aparelho de tevê. Ali, só arranjou encrenca - enviou uma tempestade para o homem do tempo, usou magia para ganhar prêmios em um programa de auditório e quase enlouqueceu a equipe de jornalismo. Depois, foi procurada pelo diretor de uma importante rede de televisão que queria contratá-la. 

Saiba Mais

Bruxa Onilda Em Apuros

Roser Capdevila, Enric Larreula

'A festa à fantasia' - Bruxa Onilda foi convidada para uma festa à fantasia e não sabia o que vestir. Depois de muito experimentar, decidiu ir de múmia. A festa foi um sucesso e - quem diria! -, apesar de ficar quase sem roupa, a bruxa ganhou o concurso de melhor fantasia! 'A hora da verdade' - Em uma de suas experiências malucas, Bruxa Onilda inventou o soro da verdade. 

Saiba Mais

Bruxa Onilda Vai À Festa

Enric Larreula, Roser Capdevila

Certo dia, Bruxa Onilda é convidada para uma grande festa. Ela não perderia aquele evento por nada! Durante o baile, dança com um jovem alquimista, participa de uma corrida de vassouras e de um concurso de beleza, o Miss Aiquehorror. será que ela ganha essa competição?

Saiba Mais

Bruxa Onilda Vai À Inglaterra

Enric Larreula, Roser Capdevila

Bruxa Onilda descobre que um inglês oferecerá uma recompensa para quem acabar com o fantasma que ronda seu castelo. Não tem dúvida: segue para a Inglaterra. Lá conhece o Palácio de Buckingham e o Big Ben. Ao chegar à casa do magnata, ela descobre que o fantasma é um velho amigo seu.

Saiba Mais

Bruxa Onilda Vai A Nova Iorque

Enric Larreula, Roser Capdevila

A Feira Internacional de Bruxologia e Ciências Ocultíssimas de Nova Iorque era a chance da Bruxa Onilda ficar famosa com sua nova poção mágica. Mas, na exposição, descobriu a maior novidade de todos os tempos: uma vassoura com quatro marchas, freio e motor turbo.

Saiba Mais

Bruxa Onilda Vai A Paris

Enric Larreula, Roser Capdevila

Quando ficou sabendo do concurso de moda que aconteceria em Paris, Bruxa Onilda criou um figurino original e foi voando para lá. Só que a vassoura estava com problemas e ela caiu em pleno Museu do Louvre! Pobrezinha! Será que, mesmo diante de tanta confusão, ela conseguirá vencer o concurso?

Saiba Mais

Bullying No Aquário

Ivan Jaf

Mateus é um menino retraído que gosta de ficar em seu quarto dedicando-se a um hobby: observar os peixes de seu aquário e fazer pesquisas sobre eles, como qualquer adolescente normal. Mas ele não se sente normal. Acha que sua cabeça é tão grande que todos reparam nela. E o pior é que seus colegas de escola, principalmente Alexandre, não o deixam esquecer isso. Apelidaram Mateus de Cabeção, fazem piadas humilhantes sobre ele, jogam bolinhas de papel sobre o menino e dão tapas em sua cabeça. Tudo o que ele queria era ser invisível para evitar os constantes ataques. E, para piorar a situação, Alexandre e Mateus moram no mesmo condomínio, no mesmo prédio, quase no mesmo espaço. Como peixes que dividem um aquário.

Saiba Mais

Caçadores De Aventuras

Daniel Munduruku

Uma brincadeira diferente faz com que cinco curumins se percam na floresta. E agora? Eles terão que passar a noite longe de seus pais e expostos a todo tipo de perigo? Conseguirão retornar à aldeia sem a ajuda dos adultos? Uma coisa é certa, depois dessa aventura eles nunca mais serão os mesmos... Na Coleção Crônicas Indígenas, Daniel Munduruku põe a criança da cidade em contato com o cotidiano indígena e mostra que certos valores são importantes em qualquer sociedade.

Saiba Mais

Cada Macaco No Seu Galho

Anna Flora

Uma história que relaciona matemática com meio ambiente, por meio dos macacos - sem ser científica e sem termos abstratos. As crianças vão ter noções de matemática, pois terão de contar os macacos. Além disso, refletirão um pouco sobre ecologia. Compreenderão como o ser humano pode desequilibrar o meio ambiente e causar uma grande confusão, mexendo no espaço dos macacos. Se cada macaco tem o seu galho, imaginem o que acontece quando os galhos de uma árvore, de árvores inteiras, são cortados! A coleção Macaco Disse é composta de quatro títulos, cujas histórias com personagens macacos têm a intenção de brincar com a linguagem científica e com a linguagem literária, estabelecendo uma ponte entre a criatividade do escritor e a do cientista. Parece complicado, mas Anna Flora faz isso de modo muito divertido, com linguagem simples e de fácil entendimento para crianças.

Saiba Mais

Cadê O Ovo?

Cláudia Carréra

Uma patinha estava chocando seu ovo quando percebeu que o dia estava muito quente e resolveu dar um mergulho. Quando voltou, o ovo não estava lá e a patinha saiu perguntando para todos os animais da fazenda mas ninguém tinha visto seu ovo. Onde será que ele foi parar?

Saiba Mais

Caderno De Segredos

Lino De Albergaria

"Ganhei este caderno da professora. Foi o prêmio pela poesia que fiz sobre o Brasil. A gente estava disputando a Copa. Ainda não era tetra, mas eu tinha certeza que ia ser. Acho que nunca vou saber que emoção é essa. Gol de cabeça... Minha cabeça não foi feita para fazer gol. Minha cabeça é uma máquina de ficar pensando. Como agora. Custei a dormir, imaginando que a Maria Laura um dia vai descer do morro. Vai virar modelo, atriz de tevê. Comprar um carro coreano, casar com um doutor. E eu, o que será de mim?" Essas são as confissões que o menino José Carlos escreve em um caderno, um caderno de segredos. Nele, o garoto conta suas dúvidas, pensamentos, esperanças, ao mesmo tempo que deixa transparecer suas impressões sobre os craques da seleção brasileira, o novo presidente, a troca de moeda... E também sobre seu trabalho no clube, seus amigos e Maria Laura, seu amor.

Saiba Mais