Faça parte da nossa comunidade de apaixonados por literatura e leve o Coletivo Leitor para a sua escola!

Fale com nossos especialistas

Conheça Nosso Acervo

No Coletivo Leitor você encontra centenas de títulos de literatura e informativos infantojuvenis. São obras dos selos Ática, Atual, Caramelo, Scipione, Formato e Saraiva, cuidadosamente selecionadas para atender aos leitores e proporcionar experiências inesquecíveis.

Ano escolar

BNCC

Datas

Gênero

Livro temático

Segmento

História Meio Ao Contrário

Ana Maria Machado

Nesta narrativa ao contrário, o príncipe e a princesa não se contentam em ser felizes para sempre - porque é assim que começa a história deles. Eles decidem fazer sua própria trajetória, numa trama cheia de surpresas.

Saiba Mais

Histórias De Vai E Vem 1

Angela Leite De Souza

A proposta da obra, acompanhada de um CD, é desenvolver a musicalidade e a capacidade de memorização dos leitores de forma lúdica, pois saber cantar as sequências sem errar pode ser um jogo divertido para qualquer número de participantes. O CD e as imagens criadas por Luiz Maia tornam ainda mais fácil e prazeroso o exercício de guardar a letra de cada história-canção.

Saiba Mais

Histórias De Vai E Vem 2

Angela Leite De Souza

A proposta deste segundo volume, também acompanhado de um CD, é continuar a desenvolver a musicalidade e a capacidade de memorização dos leitores de forma lúdica, pois saber cantar as sequências sem errar pode ser um jogo divertido para qualquer número de participantes. O CD e as imagens criadas por Luiz Maia tornam ainda mais fácil e prazeroso o exercício de guardar a letra de cada história-canção.

Saiba Mais

Homem Não Chora

Flavio De Souza

Diante das atitudes do pai ao perder o emprego (tristeza, preocupação, introversão) e ao encontrar outro (choro de alegria), um menino pequeno passa por um momento de insegurança, pontilhado por dúvidas, inquietações, descobertas. Seus questionamentos a respeito do tema “homem não chora” são balizados pelas diversas possibilidades de pontuação que o narrador usa para a frase-título, criando fechos originais para cada episódio. Tudo isso faz do texto uma história rica e terna, com um desfecho que reafirma o homem como um ser que sente – e, portanto, ri, chora, sofre, ama.

Saiba Mais

Incrível eu

Jean Galvão

Sabrina tem mãos especiais, que sabem a língua dos sinais. Ela é a incrível eu. O nariz de Marcelo é o tal, respira e segura óculos de grau. Ele é o incrível eu. Da cabeça aos pés, todos os personagens deste livro são incrível eu, todos têm um superpoder.

Saiba Mais

Is it possible?

Telma Guimarães

Este livro trabalha as letras do alfabeto em inglês. Mas, em vez de contar uma história, faz, de maneira inusitada e criativa, uma lista de situações impossíveis e engraçadas envolvendo animais.

Saiba Mais

Isso É Amor

Mique Moriuchi, Sam Williams

Conseguimos nomear o que está ao nosso redor, descrever o que vemos, sentir o ar, ouvir os sons, cantar, desenhar, pintar, atravessar o oceano, chegar à Lua... Mas como definir o amor em palavras?

Saiba Mais

Isso Não É Brinquedo!

Ilan Brenman

Para as crianças pequenas, tudo pode virar brinquedo: o balde de água, o coador de suco de laranja, as panelas, o sapato do papai, o batom da mamãe… É claro que elas sabem que não são brinquedos de verdade, mas o que vale mesmo é a imaginação.

Saiba Mais

Jardim Zoilógico

Carlos Pimentel

Aranha, borboleta, coruja, dinossauro, elefante, macaco, leão, baleia, quero-quero, tartaruga são alguns dos animais que habitam o Jardim Zoilógico. São poemas curtos, bem-humorados, que refletem sobre bichos de um zoológico ideal, onde não haveria animais presos, maldade, destruição. Cada poema é encerrado por uma quadrinha que propõe ao leitor alguma pergunta ou atividade (desenho, observação) a respeito do animal em questão. No final, um poema terno e carinhoso sobre o bicho-criança.

Saiba Mais

João E O Pé De Feijão

Irmãos Grimm

Por estar passando necessidade, a mãe de João pede que ele venda o único bem que lhes resta: uma vaca. Mas em vez de moedas de ouro, João leva para casa sementes de feijão. O que ele não sabe é que esses feijões vão acabar mudando completamente a vida deles...

Saiba Mais

Joaquim, O Rei Pinguim

Armelle Boy

De um estranho ovo nasceu Joaquim, um pinguim-real. Todos os animais se afeiçoam ao divertido bichinho. Ele, então, achando que sua realeza deveria ser levada a sério, passa a fazer mil exigências aos amigos, agora vistos apenas como súditos.

Saiba Mais

Limeriques Das Coisas Boas

Tatiana Belinky

Limerique é um tipo de estrutura poética de origem inglesa em que a estrofe se organiza em versos de 8-8-5-5-8 sílabas. Essa organização tem como resultado um ritmo leve, ágil, saltitante. Perita na criação de limeriques, Tatiana Belinky desta vez utilizou a fórmula para falar das coisas boas da vida: amigos, amor, natureza, frutas e comidas gostosas, brinquedos... enfim, todas as coisas que fazem da vida uma festa.

Saiba Mais

Lunetando

Márcia Leite

Pedro ganha de seu pai uma luneta antiga. Ele fica radiante com o presente, mas não consegue ver as estrelas nem a Lua. De sua janela só vê prédios. O garoto, então, descobre algo fascinante: as janelas dos prédios vizinhos. O que acontecerá quando seus olhos descobrirem Luísa, uma garota que também gosta de lunetar?

Saiba Mais

Manchas

Renata Bueno

Manchas estão em toda parte. Mas com um pouco de imaginação é possível transformá-las em monstros, bichos, castelos ou até mesmo em uma barba! Manchas pontudas, redondas, largas ou estreitas... Manchas semelhantes que formam coisas tão diferentes, ou que quando estão juntas dão origem a texturas e objetos curiosos. Experimente esta aventura e divirta-se usando a capa do livro para fazer suas manchas e também transformá-las em arte!

Saiba Mais

Maria Borralheira

Sílvio Romero

Maltratada pela madrasta e pelas duas filhas dela, Maria Borralheira acha uma varinha de condão e, assim, consegue um lindo vestido e uma carruagem para ir à festa da cidade. Este conto popular, recolhido por Sílvio Romero no interior do Sergipe, é uma versão brasileira do clássico infantil Cinderela.

Saiba Mais

Maria Sapeba

Ana Maria Machado

A lenda do linguado, um peixe que os índios chamavam de Maria Sapeba, mistura o jeito indígena de explicar os bichos com as histórias que eles ouviam dos jesuítas que vieram catequizá-los.

Saiba Mais

Maria Vai Com As Outras

Sylvia Orthof

A ovelha Maria ia sempre com as outras. Mas, um dia, ela resolveu trilhar seus próprios caminhos.

Saiba Mais

Mateus E Seu Gato Vermelho

Silvina Rocha

Mateus ganhou de presente um caderno com páginas branquíssimas, sem linhas: um verdadeiro convite para desenhar. O menino não perdeu tempo e, com seu lápis vermelho, começou a traçar um gato alegre. Com o passar do tempo, no entanto, o bichano foi perdendo seu sorriso. Mateus, preocupado, decide desenhar tudo o que um gato pode precisar para ser feliz, até mesmo um ratinho para lhe fazer companhia, mas nada parecia funcionar por muito tempo. O que mais o menino pode fazer para que seu gato vermelho volte a sorrir?

Saiba Mais