Faça parte da nossa comunidade de apaixonados por literatura e leve o Coletivo Leitor para a sua escola!

Fale com nossos especialistas

Conheça Nosso Acervo

No Coletivo Leitor você encontra centenas de títulos de literatura e informativos infantojuvenis. São obras dos selos Ática, Atual, Caramelo, Scipione, Formato e Saraiva, cuidadosamente selecionadas para atender aos leitores e proporcionar experiências inesquecíveis.

Ano escolar

BNCC

Categoria

Categoria de sequência

Conteúdo da categoria

Datas

Eixo de sequência

Gênero

Livro temático

Meus livros Anglo

Nav Menu

Perfil

Questionário

Segmento

Tag post

Tema WP

Bruxa Onilda Em Apuros

Roser Capdevila, Enric Larreula

'A festa à fantasia' - Bruxa Onilda foi convidada para uma festa à fantasia e não sabia o que vestir. Depois de muito experimentar, decidiu ir de múmia. A festa foi um sucesso e - quem diria! -, apesar de ficar quase sem roupa, a bruxa ganhou o concurso de melhor fantasia! 'A hora da verdade' - Em uma de suas experiências malucas, Bruxa Onilda inventou o soro da verdade. 

Saiba Mais

Bruxa Onilda Vai À Festa

Enric Larreula, Roser Capdevila

Certo dia, Bruxa Onilda é convidada para uma grande festa. Ela não perderia aquele evento por nada! Durante o baile, dança com um jovem alquimista, participa de uma corrida de vassouras e de um concurso de beleza, o Miss Aiquehorror. será que ela ganha essa competição?

Saiba Mais

Bruxa Onilda Vai À Inglaterra

Enric Larreula, Roser Capdevila

Bruxa Onilda descobre que um inglês oferecerá uma recompensa para quem acabar com o fantasma que ronda seu castelo. Não tem dúvida: segue para a Inglaterra. Lá conhece o Palácio de Buckingham e o Big Ben. Ao chegar à casa do magnata, ela descobre que o fantasma é um velho amigo seu.

Saiba Mais

Bruxa Onilda Vai A Nova Iorque

Enric Larreula, Roser Capdevila

A Feira Internacional de Bruxologia e Ciências Ocultíssimas de Nova Iorque era a chance da Bruxa Onilda ficar famosa com sua nova poção mágica. Mas, na exposição, descobriu a maior novidade de todos os tempos: uma vassoura com quatro marchas, freio e motor turbo.

Saiba Mais

Bruxa Onilda Vai A Paris

Enric Larreula, Roser Capdevila

Quando ficou sabendo do concurso de moda que aconteceria em Paris, Bruxa Onilda criou um figurino original e foi voando para lá. Só que a vassoura estava com problemas e ela caiu em pleno Museu do Louvre! Pobrezinha! Será que, mesmo diante de tanta confusão, ela conseguirá vencer o concurso?

Saiba Mais

Bruxa Onilda Vai A Veneza

Enric Larreula, Roser Capdevila

É feriado e Bruxa Onilda viaja a Veneza. Chegando lá, acaba caindo dentro de um canal e sua vassoura perde os poderes mágicos. Confundida com a faxineira do Palácio Ducal, tem de varrê-lo por dentro e por fora!

Saiba Mais

Caça Ao Tesouro - Uma Viagem Ecológica

Liliana Iacocca

Alexandre e sua turma procuram um tesouro. Após passarem pelo rio, pela floresta, pela cidade, pelo mar e pelo espaço, descobrem que aquilo que buscavam estava bem embaixo do nariz deles.

Saiba Mais

Cadê A Água Do Mestre Aleijadinho?

Fernando A. Pires

Este livro é uma pequena homenagem ao artista Aleijadinho (1738-1814) e à sua obra. Com a incumbência de levar água ao mestre, João Filismino, um personagem fictício, faz um tour pelas escadarias que levam até Aleijadinho, dando carona ao leitor, que vai conhecendo, junto com o menino, um pouco sobre as esculturas dos profetas do arraial de Congonhas do Campo, em Minas Gerais, consideradas as obras-primas desse artista. Como o menino não conhece o mestre e não sabe direito como chegar até ele, ao passar pelas esculturas fica imaginando mil coisas, como uma criança que não sabe que aquelas “pessoas paradas” são esculturas, e até fala com elas pedindo informações de como chegar ao ateliê. Por causa disso, ele vai explorando cada detalhe, como o filactério que o profeta Isaías segura na mão esquerda; a pena que o profeta Jeremias exibe e o leão que está aos pés do profeta Daniel.

Saiba Mais

Cadê O Docinho Que Estava Aqui?

Maria Angela Resende

Em uma releitura da parlenda Cadê o toucinho que estava aqui?, o texto dialoga com as perguntas e respostas que conduzem a brincadeira (por exemplo: Foi pro mato. Que mato? O mato sem cachorro? Mato Grosso? ou Água apagou! A água da chuva? Do rio? Do mar? A água de cheiro? A água da Fonte do Tororó?, e assim por diante). Esse diálogo é construído pela intertextualidade (referência a outros textos, personagens, cantigas, como o Gato de Botas, Julinho Gatinho, da Coleção Casa Amarela, a Fonte do Tororó, o Boi da Cara Preta, a Galinha Ruiva ou a dos Ovos de Ouro), ou por elementos de outras tradições (como os ovos de Páscoa), personagens folclóricas (o Saci), elementos do cotidiano (milho de pipoca, galinha choca), expressões idiomáticas (mato sem cachorro, ovo de Colombo). O enredo é simples, de estrutura circular: a história começa e termina com uma avó e seus netos procurando o gato fujão que comeu o docinho que estava aqui.

Saiba Mais

Câmera Na Mão, O Guarani No Coração

Moacyr Scliar

Tato e seus amigos da faculdade participam de um concurso de vídeo filmando o clássico O Guarani, de José de Alencar. Para isso, estudam a obra com afinco e a comparam com a atualidade.

Saiba Mais

Caminho Da Roça

Lalau E Laurabeatriz

Os 11 poemas deste livro contam como é um dia no campo - do amanhecer, com a passarada anunciando o novo dia, ao anoitecer, quando a escuridão abraça tudo. Os versos revelam traços marcantes da cultura caipira e estimulam o leitor a perceber e respeitar as diferenças.

Saiba Mais

Caminho De Volta

Luís Fernando Pereira

Um homem relembra sua pré-adolescência e o difícil processo de amadurecimento: a perseguição no colégio, a incompreensão dos adultos e o refúgio no mundo da fantasia. Ainda bem que o amor ajuda a superar essas barreiras.

Saiba Mais

Caninos Brancos

Laura Bacellar, Jack London

Domesticado ainda filhote, o lobo Caninos Brancos teve de encarar desafios e a crueldade dos homens e de outros animais. Dividido entre o desejo de se adaptar à civilização e o chamado da floresta, aprende a sobreviver no mundo selvagem dos humanos.

Saiba Mais

Canteiro - Músicas Para Brincar

Margareth Darezzo

Uma maneira lúdica de ver a alfabetização musical, criada pela arte-educadora margareth Darezzo. O livro, cheio de surpresas interativas, traz um CD com 15 canções, que tratam de temas importantes, como aceitação das diferenças e preservação da natureza. Cada canção é acompanhada de uma brincadeira e um exercício de sensibilização musical – além da letra da música para a criança acompanhar. O volume traz ainda informações sobre instrumentos, compositores e ritmos.

Saiba Mais

CANTEIRO 2 - músicas para aprender

Margareth Darezzo

Neste livro interativo, você encontra animais simpáticos, dança, brincadeiras, instrumentos musicais e muita diversão. Além disso, o livro conta com 15 músicas acessíveis através de QR Code para ouvir, cantar, brincar e aprender. Criado pela compositora e arte-educadora Margareth Darezzo, Canteiro 2 – músicas para aprender dá continuidade ao projeto Canteiro, que busca estimular o raciocínio, a criatividade e a expressão das emoções dos pequenos. Além das letras das canções, o livro traz atividades de escuta ativa e informações sobre sons, instrumentos e ritmos.

Saiba Mais

Cantos De Encantamento

Elias José

Organizado em duas partes, Os encantamentos da terra e Os encantamentos das águas, os poemas deste livro nasceram do amor do autor pelo folclore brasileiro. Poemas ternos, líricos, bem-humorados, brincalhões colocam diante do leitor seres mitológicos e lendas do nosso folclore, numa visão emocionada e original.

Saiba Mais

Capulana - Um Pano Estampado De Histórias

Heloisa Pires, Mário Lemos

Dandara, uma menina que mora em São Paulo, recebe um presente de seu amigo Tulany, de Moçambique. É uma capulana! Na terra do garoto, o uso desse tecido é tradição. Ele serve para muitas coisas: cobrir o corpo ou a cabeça, enfeitar, carregar bebê nas costas, presentear alguém em ocasiões especiais... A amizade entre as duas crianças resgata uma bela tradição africana, ainda viva entre os povos de Moçambique.

Saiba Mais

Cara Ou Coroa?

Fernando Sabino

Em 28 histórias, o autor retrata o dia a dia de adultos e crianças: traquinagens, pequenas mentiras, grandes encrencas, burocracia e reflexões desfilam com a graça característica desse celebrado escritor, que vê a vida com olhos de menino.

Saiba Mais