Faça parte da nossa comunidade de apaixonados por literatura e leve o Coletivo Leitor para a sua escola!

Fale com nossos especialistas

Conheça Nosso Acervo

No Coletivo Leitor você encontra centenas de títulos de literatura e informativos infantojuvenis. São obras dos selos Ática, Atual, Caramelo, Scipione, Formato e Saraiva, cuidadosamente selecionadas para atender aos leitores e proporcionar experiências inesquecíveis.

Ano escolar

BNCC

Datas

Gênero

Livro temático

Segmento

Ajapá

Walther Moreira-Santos

Diversão e ancestralidade se unem neste em Àjàpá: adivinhas em iorubá ! Animais, objetos e coisas que não conseguimos pegar se unem neste livro encantador de Walther Moreira Santos. Aqui, as palavras em iorubá se transformam em desafios para os pequenos – e por que não os grandes? – leitores desvendarem o que elas significam. E como isso é feito? Com textos cativantes que lançam pistas para a adivinhação acontecer. Mas a diversão não para por aí! Cada página que vem depois da adivinha traz uma mistura de cores e formas, com ilustrações vibrantes que prestam homenagem à rica arte africana e revelam a resposta. Então, prepare-se para embarcar em uma jornada de desafios, risadas e descobertas Autores e biografias: WALTHER MOREIRA SANTOS é ilustrador, escritor e artista plástico. Já ilustrou mais de 40 obras para o público infantojuvenil e publicou, ao todo, mais de 60 livros. Por obras para a infância recebeu os prêmios Adolfo Aizen, da Academia Brasileira de Letras, Cidade do Funchal (Portugal), Catálogo de Bolonha, entre outros. Pela Somos Educação, publicou O colecionador de manhãs e ilustrou a obra Aqui dentro há um longe imenso. Pontos fortes da obra/coleção: · Ancestralidade · Incentivo a conhecer outros idiomas · Originalidade do tema · Não se propõe a ensinar iorubá, porém desperta o interesse pelo idioma

Saiba Mais

Aqui Dentro Há Um Longe Imenso

Airton Ortiz, Carlos Urbim, Christina Dias, Sergio Napp, Luiz Paulo Faccioli, Maria De Nazareth Agra Hassen

O longe imenso que há dentro de cada um pode ser um milhão de qualquer coisa. Pode ser um vazio gigantesco, uma saudade apertada, um desgosto sem tamanho ou uma vasta incompreensão. Mas também pode ser decepção em não poder ajudar ou uma vontade irrequieta de fazer a diferença. Antes de ser uma narrativa poética sobre o esforço de salvar baleias das mãos de caçadores, das garras da cultura predatória, dos mares tingidos de vermelho, esta obra é uma reflexão sobre descobertas e tentativas de resgatar o humano que mora dentro de cada um. Um longe… imenso. Aqui dentro.

Saiba Mais

O Colecionador De Manhãs

Walther Moreira-Santos

Vencedor do Prêmio Luis Jardim de Literatura e destaque em mais três premiações no Brasil e em Portugal, este livro é destinado a leitores dos 8 aos 80 anos e fala do afeto, esse sentimento delicado como pássaro com asa quebrada. São duas histórias sobre a relação avô e neto, pai e filho, com a poesia e a criatividade que já consagraram o autor como um dos grandes nomes da prosa moderna. Em "Você já viu um pastor de nuvens?", o menino Daniel conta que seu avô é um deles: com muita idade e já sem amigos vivos, ele usa seu tempo para ir à praça para olhar o céu e observar as mudanças de cores e das formas das nuvens. "O colecionador de manhãs" mostra como um menino, ao procurar um guarda-chuva para ir comprar jornal numa manhã chuvosa, encontra uma caixa de madeira esquecida numa cômoda. Ao abri-la, depara com cartões-postais e fotografias dos mais variados lugares do mundo, retratando o amanhecer – todos assinados, datados e comentados pelo pai, que partiu para uma viagem, da qual nunca mais voltou, antes de ver o filho nascer. Emocionado, o menino guarda novamente a caixa para que, no futuro, seu filho ou seu neto também possam encontrá-la.

Saiba Mais