Faça parte da nossa comunidade de apaixonados por literatura e leve o Coletivo Leitor para a sua escola!

Fale com nossos especialistas

Conheça Nosso Acervo

No Coletivo Leitor você encontra centenas de títulos de literatura e informativos infantojuvenis. São obras dos selos Ática, Atual, Caramelo, Scipione, Formato e Saraiva, cuidadosamente selecionadas para atender aos leitores e proporcionar experiências inesquecíveis.

Ano escolar

BNCC

Datas

Gênero

Livro temático

Segmento

A Garota Dos Seus Sonhos E O Cara Quase Perfeito / A Caixa De Pandora

Sonia Rodrigues

Reconstrução livre do mito da Caixa de Pandora. Lorena, filha de um cientista, está habituada a aprender de tudo com as namoradas do pai. Sente-se diferente das suas colegas, tenta se adaptar ao seu modo de vida, mas é a única com quem o pai pode contar para guardar um segredo: o que será que eles escondiam naquele freezer? Paco, um estudante que trabalha na casa de Lorena, tem a mesma dúvida...

Saiba Mais

Eu Sou Maria

Sonia Rodrigues

Reconstrução livre do mito do herói grego na história de Maria, jovem de 15 anos, moradora de um subúrbio de São Gonçalo, Rio de Janeiro, dominado por traficantes e justiceiros. Ela vê a oportunidade de uma nova vida em um concurso de redação que oferece uma bolsa em um colégio de renome na capital e, numa etapa seguinte, os estudos de nível médio e faculdade. Mas precisará de muito esforço e coragem para vencer as dificuldades e atingir sua meta.

Saiba Mais

O Viajante Do Espaço

Sonia Rodrigues

Reconstrução livre do mito “Odisseia”, na história de Miguel, um reconhecido oceanógrafo que desaparece numa viagem em missão científica. Como fica perdido por dez anos em outra dimensão, seu filho e sua esposa resolvem investigar seu desaparecimento.

Saiba Mais

Três Filhas - Antígona / Rei Lear / A Filha Que Deu Certo

Sófocles, William Shakespeare, Sonia Rodrigues

Esta obra reúne três diferentes histórias sobre filhas mulheres que lutam por aquilo que acreditam e se rebelam contra o poder, a cobiça e a inveja que se instalou em suas famílias. São filhas corajosas, honestas e verdadeiras, características que nem por isso as livram de um destino infeliz ou mesmo trágico. "Antígona" – filha do falecido rei Édipo –, nome da peça homônima de Sófocles, se revolta após a morte de seus irmãos Eteócles e Polinices contra um decreto baixado por seu tio Creonte ao assumir o governo de Tebas. Este concede sepultamento digno a Eteócles, enquanto nega a Polinices as honras fúnebres. Antígona questiona o poder de Creonte e o acusa de se colocar acima da lei dos deuses e do respeito aos mortos. Ao desobeder suas ordens e tentar sepultar o corpo do irmão, é acusada de traição e submetida à prisão em uma caverna onde deve esperar pela morte. Em "Rei Lear", de William Shakespeare, Cordélia é a filha mais nova e também a preferida do rei da Bretanha. Este decide abdicar de seu reino e terras em favor das três filhas e para isso pede a elas que definam seu amor por ele. Enquanto Regana e Goneril recobrem o rei de elogios, Cordélia é sincera e diz amá-lo tal qual uma filha deve amar a um pai. Essa resposta provoca a ira de Lear, que a deserda como filha, negando-lhe sua parte na herança e o dote destinado a seu casamento. Ainda assim, quando Lear tem seu poder diminuído e está beirando a loucura, vítima da ganância das demais filhas, Cordélia é a única que não o abandona. Em "A filha que deu certo", de Sonia Rodrigues, Heloísa é a filha caçula de Roberto e o alvo principal do ciúme e da rivalidade de suas meias-irmãs Guta e Duda. Ao ter a oportunidade de seguir uma carreira internacional fotografando cenas de making of de moda, Heloísa é afastada do convívio familiar a pedido do pai, que encontra nesse distanciamento uma forma de zelar pela boa convivência entre as três filhas. No entanto, as intrigas entre as irmãs chegam a tal ponto que Roberto, doente e magoado com o que julga ser falta de amor de Heloísa, ameaça emancipá-la.

Saiba Mais