Faça parte da nossa comunidade de apaixonados por literatura e leve o Coletivo Leitor para a sua escola!

Fale com nossos especialistas

Conheça Nosso Acervo

No Coletivo Leitor você encontra centenas de títulos de literatura e informativos infantojuvenis. São obras dos selos Ática, Atual, Caramelo, Scipione, Formato e Saraiva, cuidadosamente selecionadas para atender aos leitores e proporcionar experiências inesquecíveis.

Ano escolar

BNCC

Datas

Gênero

Livro temático

Segmento

A Equipe Do Olho Aberto

Margarida Patriota

Um grupo de alunos do nono ano do Colégio Alternativo, em Brasília, se reúne para criar um jornal escolar, o Olho Aberto. A primeira edição sai sem problemas; na segunda, agora patrocinada por uma gráfica cujo dono é o pai de Roberto, chefe do grupo rival, um incidente suspeito altera as matérias do jornal, cuja produção volta a ser feita na escola. Enquanto se desdobram os acontecimentos em torno do jornal, o cotidiano dos adolescentes, seus problemas em casa e na escola, seus relacionamentos, suas perguntas e descobertas também se desenrolam, numa trama bem construída que prende e encanta o leitor.

Saiba Mais

A Guerra Das Sabidas Contra Os Atletas Vagais

Margarida Patriota

Como ocorre em qualquer colégio, a vida escolar acaba gerando as famosas “panelinhas”, os namoricos e as rixas entre os estudantes. No Urbano, a coisa não foi diferente. Três casais formavam a melhor equipe da classe, até que as desavenças amorosas puseram em xeque o desempenho da ala masculina de um dos nonos anos. Narrada em terceira pessoa, a história apresenta texto rico em referências históricas e literárias, além da linguagem, enriquecida pelos recursos poéticos. Palavra da autora: “O que me inspirou a escrever este livro foi uma pesquisa do IBGE noticiada na televisão a respeito de um fato inédito no Brasil dos últimos anos: o de estarem entrando mais mulheres do que homens nas universidades. Quis trazer esse fato para o cotidiano do jovem, pois o que a mídia veicula a respeito da nossa realidade muitas vezes é visto como se estivesse acontecendo em outro sistema solar. Falar de meninas estudando mais que meninos (num país em que o voto feminino tem menos de cem anos e em que a admissão de mulheres no ensino superior é recente) é, sem dúvida, tocar no assunto maior do papel do homem e da mulher na sociedade atual, com suas respectivas mudanças de comportamento e atitudes que afetam tradições arraigadas em nossa cultura. Sim, sim, ao retratar as ‘panelinhas’ do ambiente escolar, foi pensando em ‘panelonas’ por detrás, e querendo dar o que pensar”.

Saiba Mais

U'Yara, Rainha Amazona

Margarida Patriota

Lugar de mulher é na... Tribo Og. Isso mesmo! Porque lá os homens servem apenas para serviços como varrer, limpar e catar piolhos. É nesse lugar que nasce U’Yara, uma garota destemida cheia de ideias pioneiras e boas intenções que, para se tornar rainha, vai ter de engolir muito sapo – ou outro animal qualquer lá da Amazônia. Haja ternura para lidar com os desmandos de Murumu’Xaua, com crenças imutáveis e ultrapassadas e planos terríveis para tirar-lhe o direito ao trono. U’Yara terá de aprender a lidar com o querer de um povo, a mudar tradições arraigadas demais em pensamentos acomodados e, principalmente, a equalizar diferenças promovendo a igualdade, porque, para isso, vale a pena ser a rainha amazona.

Saiba Mais