Faça parte da nossa comunidade de apaixonados por literatura e leve o Coletivo Leitor para a sua escola!

Fale com nossos especialistas

Conheça Nosso Acervo

No Coletivo Leitor você encontra centenas de títulos de literatura e informativos infantojuvenis. São obras dos selos Ática, Atual, Caramelo, Scipione, Formato e Saraiva, cuidadosamente selecionadas para atender aos leitores e proporcionar experiências inesquecíveis.

Ano escolar

BNCC

Datas

Gênero

Livro temático

Segmento

A Banda Fantasma

Cláudio Martins

Estão abertas as inscrições para a banda mais assustadora que jamais se viu: a Banda Fantasma. É necessário procurar a turma que fica na pracinha e falar com o Ari, responsável pelas entrevistas e pela seleção. Não é preciso ter muita experiência. Basta saber cantar, tocar, arranhar ou trovejar que a contratação é certa. Um pouquinho de coragem também não faz mal. É que o novo local dos ensaios é de arrepiar...

Saiba Mais

A Galinha Da Vizinha Chegou Ao Fim Da Linha

Lilian Sypriano

A festa Mostre o seu talento foi um grande acontecimento na cidade, mas os moradores da Casa Amarela, que estavam empolgadíssimos para participar desse evento, cada um com seu trabalho, não puderam. Tudo por causa da galinha da vizinha, que entrou na cozinha e desencadeou a maior confusão. Que penosa danada! Até que o pessoal da Casa Amarela encurralou a coitada. Será que a galinha da vizinha chegou mesmo ao fim da linha?

Saiba Mais

Acorda, Rubião! Tem Fantasma No Porão!

Lilian Sypriano

Liloca Gatoca de tudo tem medo, e isso não é segredo. Vive atazanando a vida de todo mundo da Casa Amarela dizendo que vê alma penada. Vê fantasma, escuta vozes e barulho de corrente... com Liloca é preciso ser muito paciente, porque toda hora ela grita, mostrando o quanto fica aflita. Haja assombração! Então, acorda, Rubião! Tem fantasma no porão!

Saiba Mais

Afinal, Hilário Era Mesmo O Tal?

Lilian Sypriano

Liloca está furiosa por desconhecer a chegada de um escritor famoso à vizinhança. Justo ela, que sempre sabe de tudo! O tal escritor chama-se Hilário e está morando na casa abandonada perto da Casa Amarela. Ninguém sabe de onde veio. Ele passa a ser visitado pelas vizinhas, e adora receber os presentes e elogios que lhe fazem. Liloca começa a frequentar a casa do escritor. Só fala nele e vive repetindo seus ensinamentos. Rubião, intrigado, resolve investigar, pois, além de um pouco enciumado, acha a história muito estranha.

Saiba Mais

Cada Macaco No Seu Galho

Anna Flora

Uma história que relaciona matemática com meio ambiente, por meio dos macacos - sem ser científica e sem termos abstratos. As crianças vão ter noções de matemática, pois terão de contar os macacos. Além disso, refletirão um pouco sobre ecologia. Compreenderão como o ser humano pode desequilibrar o meio ambiente e causar uma grande confusão, mexendo no espaço dos macacos. Se cada macaco tem o seu galho, imaginem o que acontece quando os galhos de uma árvore, de árvores inteiras, são cortados! A coleção Macaco Disse é composta de quatro títulos, cujas histórias com personagens macacos têm a intenção de brincar com a linguagem científica e com a linguagem literária, estabelecendo uma ponte entre a criatividade do escritor e a do cientista. Parece complicado, mas Anna Flora faz isso de modo muito divertido, com linguagem simples e de fácil entendimento para crianças.

Saiba Mais

Caras Encaradas

Fanny Abramovich

Sarah, uma garota negra, evangélica, e Tato, um menino branco, judeu, são amigos inseparáveis, que dividem alegrias e travessuras. Um dia, discutem e descobrem que têm opiniões diferentes sobre algumas pessoas. Resolvem, então, compará-las – não é que isso se torna uma brincadeira muito divertida e surpreendente? Há momentos em que concordam, outros em que discordam totalmente, outros ainda em que concordam e discordam um pouquinho. O melhor é que a amizade não se abala com isso, muito pelo contrário!

Saiba Mais

Confuso Horário

Cláudio Martins

Clara é uma menina brasileira que estuda muito e coleciona bandeirinhas de todos os países. Iskuro é um menino japonês que não gosta muito de estudar, mas adora ser garoto-propaganda, posando sempre para anúncios de jornais, revistas, comerciais de tevê e cartazes de rua. Separadas por 12 horas, as duas crianças são vistas, cada uma em seu país, em atividades do cotidiano: numa página, às 7 horas da manhã no Brasil, Clara toma café da manhã; na outra página, e virando-se o livro de cabeça para baixo, Iskuro janta às 7 da noite, no Japão. Um dia, as duas famílias partem em viagem; a de Clara, para o Japão, a de Iskuro, para o Brasil. Invertem-se as posições, mas as diferenças continuam. Nesse trocar (e, posteriormente, destrocar) de cidades, as duas crianças se desencontram, mas, em certo sentido, acabam se encontrando de uma forma poética e bem-humorada.

Saiba Mais

Dilermano Constantino Albuquerque Raposo, O Morador Misterioso

Lilian Sypriano

Dilermano Constantino Albuquerque Raposo é um nome grande para um morador misterioso. Os gatinhos da Casa Amarela resolvem alugar o quarto do porão para esse rapaz esquisitão, que usa óculos à noite e casaco jeans no maior calorão! Mas o problema todo são os barulhos e muitas vozes que vêm do porão... Que mistério! Que será que Dil, como é conhecido, faz lá dentro?

Saiba Mais

Dona Neném, Fofoqueira Como Ninguém

Lilian Sypriano

Os gatinhos da Casa Amarela têm uma nova vizinha: dona Neném, fofoqueira como ninguém! Sua vontade de bisbilhotar a vida alheia é tanta que acaba metendo Rubião Gatão, o mordomo, na maior confusão! E só mesmo um delegado bom de tutano para desfazer toda essa atrapalhação!

Saiba Mais

Galo, Galo, Não Me Calo

Sylvia Orthof

História do galo da menina Fanci, moradora de uma rua de Copacabana, numa casa pequena com quintal, no meio da cidade do Rio de Janeiro. prosa poética narra o conflito entre o galo, que todas as manhãs canta para saudar o Sol, e os moradores da vizinhança, que vivem nos altos edifícios próximos à casa de Fanci e que tentam calar o galo a todo custo. Uma história ecológica que mostra a cidade grande com seus carros, buzinas, fumaça, prédios, lixo expulsando a natureza para longe de si.

Saiba Mais

Januário, O Feirante Solitário

Lilian Sypriano

Tudo começou quando Liloca aprontou-se com esmero para ir à feira e chamou a Vovó. Lá chegando, foram ouvindo os pregões. Cada feirante procurava conquistar a freguesia. Quando se dirigiam à banca de verduras, a surpresa tomou conta da Vovó: o verdureiro era Januário, seu ex-namorado. Ela prontamente o convidou para almoçar na Casa Amarela, no domingo. A euforia da Vovó era visível. Sabendo o motivo, o Vovô foi tomado por ciúme. No domingo, Januário chegou todo galante, elogiando a Vovó e desencadeando uma fileira de agressões por parte do Vovô. Até que a campainha tocou e surgiu uma pessoa que mudaria os rumos daquele encontro...

Saiba Mais

Liloca Gatoca Sumiu! Onde Será Que Ela Está? Você Viu?

Lilian Sypriano

Quando Liloca Gatoca desaparece, muita coisa acontece! Os gatinhos da Casa Amarela não sabem viver sem ela! Onde será que ela está? Precisamos começar a procurar! Numa história com convidados especiais -- Tojeiro, o lixeiro; Juvenal Bastista, o eletricista; e Liburno, o guarda-noturno --, uma dúvida precisa ser desvendada: será que Liloca foi sequestrada? Com a ajuda de Aristeu Aristides, o rato detetive, os gatinhos da Casa Amarela vão começar a investigação. Encontrar os suspeitos é a missão. Como será que termina toda essa atrapalhação?

Saiba Mais

Mãos Ao Alto! É Um Assalto!

Lilian Sypriano

Os habitantes da Casa Amarela se veem às voltas com desconfianças acerca de dois amigos do Vovô Antônio Gatônio, que vão visitá-lo para assistir a um jogo do Fluminense. Como se não bastasse a cara de poucos amigos de Liloca Gatoca no dia do jogo, na manhã seguinte Vovó Catita Gatita vai ao banco para receber sua aposentadoria e… Mãos ao alto! É um assalto! E agora? Será que os amigos de Vovô têm alguma coisa a ver com isso?

Saiba Mais

Morreu Tio Eurico, Rubião Ficou Rico!

Lilian Sypriano

Doutor Leonardo, o advogado, mandou uma carta para Rubião informando uma novidade: por causa de uma herança, o mordomo ia ficar na maior felicidade! Morreu tio Eurico! Rubião ficou rico! Todo aquele dinheiro mexeu com o bairro inteiro! O mordomo se iludiu e começou a imaginar: carros e uma mansão ia comprar, ia poder até viajar! No entanto, quando o caminhão com a herança chegou, tudo na vida de Rubião mudou. Dentro daquelas caixas havia mesmo uma riqueza, mas, para Rubião, foi tudo uma grande surpresa!

Saiba Mais

No Planeta Anão Tem Inflação?

Lilian Sypriano

Os moradores da Casa Amarela se espantaram com o estado de Rubião ao vê-lo chegar do supermercado, onde, numa liquidação, enfrentou brigas e empurrões. Os preços andavam muito altos, apesar de o governo afirmar que a inflação estava sob controle, e Rubião queria economizar. Logo após esse episódio, Vovô se tornou sócio de Mário Apolinário, um desconhecido, para quem alugou o porão da casa. Ali instalaram um escritório e vendiam passagens para Plutão, onde, segundo o estranho, não havia inflação. Mesmo alertado pelos familiares, que desconfiavam da honestidade de Apolinário, Vovô continuou ajudando o sócio no negócio, que ia de vento em popa, até o dia em que a polícia resolveu investigar… será que era mesmo possível viajar para Plutão e ficar livre da inflação?

Saiba Mais

Números De 0 A 9 Pelos Caminhos Da Romilda

Flávia Sanches

Romilda é uma simpática formiguinha aventureira que tem uma missão: ensinar as crianças a traçar os números. Trata-se de um livro lúdico, em que a criança terá a possibilidade de ligar as setinhas e completar os números no decorrer das páginas, conforme lê a história da Romilda, aprendendo a escrever os números de 0 a 9 e, ao final do livro, poderá destacar a personagem para poder brincar com ela enquanto lê.

Saiba Mais

O Fabuloso Elixir Do Corajoso

Lilian Sypriano

Julinho, o Netinho, está com um problemão! Precisa provar para os colegas da escola que não é medroso, não! Mas como fazer isso num cemitério sinistro? Rubião, sempre amigo, dá um jeito de ajudar. Junto com Carlão, dá ao Julinho o fabuloso elixir do corajoso, uma fórmula secreta que deixa qualquer um sem medo algum. Mas será que isso vai dar certo?

Saiba Mais

O Macaco Que Calculava

Anna Flora

“E aí, macacada, algum problema?”, pergunta o macaco-prego. “Eu tenho um!”, berra o mico-leão. “Ganhei duas bananas e tenho quatro amigos. Como distribuir as bananas sem causar briga?”. Assim começa a história dos macacos que se reúnem em uma roda, a roda dos problemas, para resolver cálculos. Até se depararem com um problema muito complicado, que, mesmo com toda a macacada reunida, ninguém consegue resolver. O professor Pitágoras, que já estava aposentado, aceita o desafio e acaba reabrindo a A.M.A. Ficou curioso para saber o que é? Descubra, lendo esta divertida história. A coleção Macaco Disse é composta de quatro títulos, cujas histórias com personagens macacos têm a intenção de brincar com a linguagem científica e com a linguagem literária, estabelecendo uma ponte entre a criatividade do escritor e a do cientista. Parece complicado, mas Anna Flora faz isso de modo muito divertido, com linguagem simples e de fácil entendimento para crianças.

Saiba Mais