Faça parte da nossa comunidade de apaixonados por literatura e leve o Coletivo Leitor para a sua escola!

Fale com nossos especialistas

Conheça Nosso Acervo

No Coletivo Leitor você encontra centenas de títulos de literatura e informativos infantojuvenis. São obras dos selos Ática, Atual, Caramelo, Scipione, Formato e Saraiva, cuidadosamente selecionadas para atender aos leitores e proporcionar experiências inesquecíveis.

Ano escolar

BNCC

Datas

Gênero

Livro temático

Segmento

A Cidade E As Serras

Eça De Queirós

O consumismo, a poluição, o caos urbano são temas que já incomodavam Eça de Queirós no final do século XIX. Neste romance, Jacinto, ávido entusiasta do progresso, vive em Paris se entupindo com as últimas novidades tecnológicas, muitas inúteis. Mas uma viagem para as serras de Portugal, em meio à natureza, o levará a uma inquietação cada vez mais contemporânea: será que o culto à tecnologia e o ritmo de vida moderno não estariam nos afastando de nossa verdadeira essência?

Saiba Mais

A Escrava Isaura

Bernardo Guimarães

Atormentada pelo amo Leôncio, que tenta seduzi-la, a escrava branca Isaura foge para lutar por sua liberdade e começar uma nova vida. Com uma nova identidade, Isaura inicia um romance com um rico fazendeiro, mas Leôncio não pretende facilitar as coisas para ela. A obra de Bernardo Guimarães, de 1875, diferencia-se dos primeiros livros românticos produzidos ao colocar em questão o caráter social do problema da escravidão.

Saiba Mais

A Luneta Mágica

Joaquim Manuel De Macedo

Através das divertidas desventuras de um míope, o autor tece críticas irônicas e mordazes à sociedade urbana do século XIX.

Saiba Mais

A Mão E A Luva

Machado De Assis

No Rio de Janeiro do século XIX, uma jovem tem de escolher um homem dentre os três que a cortejam. A decisão deve ainda agradar sua madrinha, que a acolheu e a livrou de uma vida modesta. Pontuada de suspense e insinuações, a trama folhetinesca de A mão e a luva prende o leitor até a última página. Nela se encontram alguns dos grandes temas da obra de Machado de Assis, como a luta entre o sentimento e o interesse, a virtude e a conveniência.

Saiba Mais

A Moreninha

Joaquim Manuel De Macedo

Uma leve e divertida história de amor entre um jovem estudante e uma bela moreninha nos salões do Rio de Janeiro colonial. Essa história, que começou num folhetim, acabou por se tornar um dos mais famosos retratos de costumes no Brasil Império, inaugurando uma tradição nacional no gênero.

Saiba Mais

Amor De Perdição

Camilo Castelo Branco

Pode o amor superar todas as barreiras? Sobre essa indagação é construída uma das mais pungentes novelas românticas da língua portuguesa: a história de Simão Botelho e Teresa de Albuquerque, cujas famílias, arqui-inimigas, fazem de tudo para impedir o tão sonhado matrimônio dos dois amantes. O sentimentalismo levando a atos extremos, a dura moral da sociedade lusitana do século XIX e o poder transformador da paixão são marcas desse texto, que continua a cativar gerações de leitores. Esta edição traz a apresentação de Lilian Jacoto e um apêndice ilustrado elaborado por Carlos Felipe Moisés.

Saiba Mais

Antologia De Poesia Brasileira: Romantismo

Gonçalves De Magalhães, Gonçalves Dias, Laurindo Rabelo, Casimiro De Abreu, Junqueira Freire, Álvares De Azevedo, Fagundes Varela, Bernardo Guimarães, Castro Alves, Tobias Barreto, Sousândrade

Este livro traz os poemas mais significativos de 11 dos maiores poetas da fase romântica de nossa literatura. É uma coletânea que mostra a diversidade que o Romantismo adquiriu em solo brasileiro. Mais do que ajudar a fundar uma literatura própria, esses poetas celebraram ideais estéticos e políticos que ressoam nos tempos atuais.

Saiba Mais

Antologia Poética

Cruz e Sousa

Conhecido como o introdutor do Simbolismo no Brasil, Cruz e Sousa criou imagens transcendentes e subjetivas sem tornar sua poesia alienada da realidade: almejou uma “Arte pura” e ideal também como forma de contestar a segregação socioeconômica e racial. Seus versos podem parecer complexos à primeira vista, mas sua atualidade sensibilizará o leitor desta antologia. Organizados em três linhas temáticas, os poemas de “Broquéis”, “Faróis” e “Últimos sonetos” foram reunidos de modo a facilitar a compreensão da grandeza do poeta.

Saiba Mais

Auto Da Barca Do Inferno, Farsa De Inês Pereira E Auto Da Índia

Gil Vicente

Juízes corruptos, padres libertinos, negociantes desonestos, homens machistas, cônjuges adúlteros. Personagens tão comuns ao nosso tempo e que já faziam parte da obra de Gil Vicente, escrita no século XVI.

Saiba Mais

Bom-Crioulo

Adolfo Caminha

Escravo fugido, a única opção de Amaro era ingressar na Marinha, já que a liberdade do alto-mar deveria compensar o trabalho árduo. Mas lá ele continua a levar chibatadas. Como escape para esse ambiente hostil, Amaro deposita no jovem e dedicado Aleixo seu carinho e sua paixão. Entre desejos avassaladores e repressão, Aleixo e Amaro procuram momentos de refúgio na pensão de D. Carolina, uma prostituta decadente que os acolhe. Dominados por impulsos, esses personagens terão seus destinos cruzados e manipulados, na obra que é considerada uma das mais ousadas do século XIX.

Saiba Mais

Canaã

Graça Aranha

Em uma pequena cidade do Espírito Santo, dois imigrantes alemães enfrentam as dificuldades para se adaptar à nova terra.

Saiba Mais

Cinco Minutos / A Viuvinha

José De Alencar

Tendo como pano de fundo o Rio de Janeiro do Segundo Império, Cinco minutos e A viuvinha contêm os principais traços da obra urbana de Alencar. O autor oferece ao público duas pequenas-grandes histórias de amor, marcadas pelo embate com a morte, pela superação individual e pela busca da felicidade.

Saiba Mais

Clara Dos Anjos

Lima Barreto

A bela e inocente Clara, uma mulata pobre do subúrbio, conhece Cassi Jones, um malandro sedutor de classe média. Apesar da vigilância incessante dos pais, ela sucumbe aos galanteios de Cassi e assim inicia-se um romance rápido e furtivo, que traz consequências trágicas e desastrosas. Ao ambientar a trama nos bairros da periferia do Rio de Janeiro, Lima Barreto ressalta a miscigenação cultural e o sincretismo religioso ali presentes. Assim evidencia as diferenças de classe e o preconceito racial e socioeconômico da sociedade e das instituições do início do século XX.

Saiba Mais

Contos

Machado De Assis

Reunindo alguns dos mais representativos contos de Machado de Assis, nesta antologia encontram-se a típica ironia machadiana, a presença da escravidão, profunda demais para ser eliminada por meio de uma lei, e as restrições impostas às mulheres em uma sociedade conservadora - temas ainda presentes no Brasil atual. Mais do que uma experiência literária, Machado nos proporciona um verdadeiro conhecimento da formação da nossa sociedade.

Saiba Mais

Cronistas Do Descobrimento

Antonio Carlos Olivieri, Marco Antonio Villa

Nesta antologia, as principais passagens de 13 obras que enfocam os primeiros momentos do Brasil, escritas por autores que viveram os fatos, e os registraram com vivacidade e emoção. Onze autores do século XVI apresentam um panorama social e político dos primeiros cem anos após o descobrimento.

Saiba Mais

Dom Casmurro

Machado De Assis

Bento Santiago é um homem solitário, ensimesmado, casmurro. Na velhice, ele relembra sua história e a do seu maior amor, a bela Capitolina. Acaba partilhando com o leitor o ciúme e a grave suspeita que o tornaram tão amargo. Mas teria Capitu realmente traído Bentinho?

Saiba Mais

Esaú E Jacó

Machado De Assis

Flora é uma bela e delicada moça e vive o impasse da escolha de um dos irmãos gêmeos pelos quais está apaixonada: Pedro, médico monarquista, ou Paulo, advogado republicano, que se odeiam desde quando lutavam no útero da mãe, a curiosa e mística Natividade. Ambientando a ação no Rio de Janeiro de fins do Império e início da República, Machado de Assis constrói uma narrativa a um tempo histórica e metafísica, tentando dar conta da realidade brasileira da época, tão incerta e temerária quanto as profecias e delírios que povoam este livro, uma de suas mais instigantes e bem-acabadas obras-primas.

Saiba Mais

Espumas Flutuantes E Outros Poemas

Castro Alves

Conhecido por denunciar as injustiças e as torturas do sistema escravocrata, Castro Alves é um dos maiores poetas do Romantismo brasileiro. Além da crítica social, cantou a liberdade e o amor, e produziu versos que retratavam a figura feminina de maneira inovadora em meados do século XIX, por apresentar a sensualidade das relações amorosas com beleza e naturalidade. Os poemas aqui reunidos, pertencentes às obras "Espumas flutuantes", "Os escravos", "A cachoeira de Paulo Afonso" e "Poesias coligidas", conservam seu interesse por esses temas e pela riqueza da linguagem, arrebatadora e repleta de musicalidade.

Saiba Mais