Faça parte da nossa comunidade de apaixonados por literatura e leve o Coletivo Leitor para a sua escola!

Fale com nossos especialistas

Conheça Nosso Acervo

No Coletivo Leitor você encontra centenas de títulos de literatura e informativos infantojuvenis. São obras dos selos Ática, Atual, Caramelo, Scipione, Formato e Saraiva, cuidadosamente selecionadas para atender aos leitores e proporcionar experiências inesquecíveis.

Ano escolar

BNCC

Datas

Gênero

Livro temático

Segmento

... E Eles Queriam Contar

Luzia Faraco Ramos

Acompanhando as aventuras de Caio e Adelaide, as crianças são estimuladas a aprender Matemática de um jeito novo e instigante. Por meio de histórias em quadrinhos e jogos, esta coleção ajuda o estudante das séries iniciais a desenvolver conceitos matemáticos.

Saiba Mais

1984

George Orwell

Neste clássico da literatura mundial, considerado um dos romances mais influentes do século XX, o consagrado George Orwell denuncia, através de uma ficção distópica, as mazelas do totalitarismo. Para celebrar este clássico da literatura, conta com uma apresentação exclusiva do jornalista e escrito Lira Neto.

Saiba Mais

A Aldeia Sagrada

Francisco Marins

Fugindo da seca do sertão baiano, Didico descobre o arraial de Canudos, em 1897, no momento em que a guerra dos militares contra Antônio Conselheiro chega ao auge.

Saiba Mais

A Alma Do Urso

Gustavo Bernardo

Ano de 1492. Época de grandes expedições marítimas e dos grandes descobrimentos. Esta é a história de um navegador que está morrendo e que sente necessidade de relembrar seu passado. Uma narrativa comovente, permeada de períodos curtos e densos, vindas de um homem que viveu muito e intensamente. Perdido em uma ilha, sem seus companheiros de viagem (seu capitão, de nome Cristóbal, acabara de morrer), seu único amigo e ouvinte é um urso. Um urso resgatado no mar, quando ainda viajava. Silencioso e amigo, ele parece escutar com atenção e assim confortar o navegador, enquanto este aguarda sua morte. A obra traz em seu bojo uma releitura do descobrimento da América, na qual os elementos ficcionais explorados são os revezes, os sofrimentos e a força de homens que puseram em risco suas vidas, em troca de um sonho que consideraram possível.

Saiba Mais

A Arara Cantora

Sonia Junqueira

Cantar, cantar e cantar, essa é a vida da arara. Mas tanta cantoria está incomodando os outros bichos, seus vizinhos...

Saiba Mais

A Árvore De Tamoromu

Ana Luísa Lacombe

Seria tão bom se encontrássemos uma grande árvore provedora de todos os alimentos necessários para saciar a fome; ninguém precisaria trabalhar, plantar, fazer roça... As horas seriam só para brincar. Este é o mito dos Wapixana recontado com graça e maestria por Ana Luísa Lacombe.Por intermédio de uma cutia engraçada, a autora apresenta a grande árvore, onde se encontrava grande quantidade e diversidade de alimentos: mandioca, amendoim, banana, milho, arroz, abóbora, cará, feijão, inhame, melancia... Mas adivinha só quem descobre essa árvore na floresta? A cutia! Os índios ficam com inveja dela, que come demais enquanto a tribo passa por privações. Mas quando descobrem o segredo da cutia, decidem dar um fim na boa vida dela. O que eles não esperam é a fúria do deus Tominikare, que lança um castigo para a tribo...A obra é acompanha um CD de áudio com a narração da autora, enriquecida de trilha sonora.

Saiba Mais

A Barata Medrosa E O Coronel Baratinado

Luzia De Maria

Era uma vez uma barata que tinha medo de tudo, e um coronel que não tinha medo de nada. Certo dia, os dois se encontraram. Medo e coragem ficaram frente a frente! A lição desse episódio foi que até os corajosos podem levar um susto. E que, às vezes, aquilo que nos dá medo é uma bobagem.

Saiba Mais

A Barca De Zoé

Marcos Bagno

A professora de Zoé pede aos alunos uma redação com sobre zoológico. Percebe, no entanto, que naquela turma de crianças pobres quase ninguém conhece um e propõe que escrevam sobre bichos. Zoé vai com a mãe, lavadeira, até o rio onde ela e outras mulheres lavam roupas. Lá, a menina acompanha as conversas das lavadeiras, recheadas de expressões populares construídas com nomes de bichos, como “dar nome aos bois”, “dar com os burros n’água”, “a vaca vai pro brejo”, “cair feito patinho” e muitas outras. A mãe lhe explica o significado dessas expressões, e a menina usa todas elas para escrever sua originalíssima redação.

Saiba Mais

A Barriga Transparente

Juciara Rodrigues

Dudu estava contente porque no dia do seu aniversário tirou dez na prova de Matemática e ganhou um par de patins. Mas qual será a reação do menino ao saber que sua mãe está esperando um bebê?

Saiba Mais

A Batalha Da Cachoeira Do Cipó

Vera Do Val

A obra apresenta três aventuras de dois amigos indígenas, Kaó e Apiraí. As histórias revelam a relação deles com a natureza, seus valores e as consequências de suas atitudes. Misturando a vida na floresta, a ação do homem branco e os mitos brasileiros, as narrativas informam e entretêm. Na primeira, que dá titulo ao livro, os meninos se unem aos animais e aos seres mágicos da mata na luta contra os madeireiros que devastam a floresta. Os outros dois contos se passam no fundo do rio, onde eles conhecem bichos e seres mitológicos das águas.

Saiba Mais

A Bela Adormecida

Charles Perrault

Uma linda princesa é enfeitiçada com um sono profundo, até que, um século depois, o apaixonado beijo de amor de um príncipe vai despertá-la.

Saiba Mais

A Bela E A Fera

Madame Leprince De Beaumont

Um comerciante colhe uma flor no jardim de um lindo castelo para levar a sua filha Bela, mas desperta a ira do dono do lugar, uma fera, que exige então que a moça se torne sua prisioneira.

Saiba Mais

A Carta

Carolina Michelini

Neste livro de imagens, um garoto observa, da janela, o banco vazio da praça em frente à casa dele. Um dia, uma garota se senta lá com um livro e começa a ler. Foi amor à primeira vista. Como ele poderia dizer isso a ela? Uma carta, em forma de aviãozinho de papel, torna-se a personagem principal, quando outras pessoas se sentam naquele banco e a encontram por acaso. Ela parece conter uma mensagem inspiradora, mágica! Uma história sensível que, mesmo sem palavras, pode ser traduzida.

Saiba Mais

A Carta Do Pirata Francês

Rogério Andrade Barbosa

Nos passeios que faz pelas ruas do Rio de Janeiro ao acompanhar o avô em sua visitas aos sebos, Toninho conhece um pouco da história de sua cidade e do Brasil. O livro que o avô compra desta vez traz uma surpresa: um mapa com a localização do naufrágio de um navio na costa carioca há centenas de anos, recheado de relíquias. Quem poderia imaginar que essa paixão por livros raros desencadearia o sequestro de Toninho e de seu avô por perigosos caçadores de tesouros?

Saiba Mais

A Casa De Hans Kunst

Luana Von Linsingen

Em 1967, ocorre um assassinato na casa de Hans Kunst. O principal suspeito é ele próprio, que desaparece sem deixar pistas. O mistério em torno do crime e os barulhos estranhos vindos da casa assustam os moradores da vila. Quase vinte anos depois, Max, Alexandre, Pedro, Jonas e Lia resolvem entrar lá. Eles nunca poderiam ter imaginado a verdade: aquela estranha casa abrigava uma das grandes pragas do século!

Saiba Mais

A Chave De Casa

Ivan Jaf

Fernanda surpreendeu o pai ao pedir-lhe a chave de casa como presente pelo seu aniversário de 10 anos. Podendo entrar e sair quando quisesse, ela se sentiria independente. O direito foi conquistado; porém, ao sair com Bruno, seu irmão de 7 anos, e ficarem presos num supermercado em pleno sábado à noite, ela percebeu que o fato de ter uma chave não lhe abre todas as portas.

Saiba Mais

A Chave Do Corsário

Eliana Martins

Ao ser levado pela correnteza do mar, o surfista Joni encontra um antigo medalhão. O objeto é ponto de partida para uma emocionante busca pelo segredo escondido por piratas franceses do século XVIII em Niterói. Com a ajuda do amigo Lipão, do avô e da deslumbrante Angélica, ele investiga a origem do medalhão e acaba conhecendo a história da cidade de Niterói e das invasões francesas.

Saiba Mais

A Cidade E As Serras

Eça De Queirós

O consumismo, a poluição, o caos urbano são temas que já incomodavam Eça de Queirós no final do século XIX. Neste romance, Jacinto, ávido entusiasta do progresso, vive em Paris se entupindo com as últimas novidades tecnológicas, muitas inúteis. Mas uma viagem para as serras de Portugal, em meio à natureza, o levará a uma inquietação cada vez mais contemporânea: será que o culto à tecnologia e o ritmo de vida moderno não estariam nos afastando de nossa verdadeira essência?

Saiba Mais