Faça parte da nossa comunidade de apaixonados por literatura e leve o Coletivo Leitor para a sua escola!

Fale com nossos especialistas

Conheça Nosso Acervo

No Coletivo Leitor você encontra centenas de títulos de literatura e informativos infantojuvenis. São obras dos selos Ática, Atual, Caramelo, Scipione, Formato e Saraiva, cuidadosamente selecionadas para atender aos leitores e proporcionar experiências inesquecíveis.

Ano escolar

BNCC

Datas

Gênero

Livro temático

Segmento

A Aldeia Sagrada

Francisco Marins

Fugindo da seca do sertão baiano, Didico descobre o arraial de Canudos, em 1897, no momento em que a guerra dos militares contra Antônio Conselheiro chega ao auge.

Saiba Mais

A Mochila

Roberto Jenkins De Lemos

Tomás trabalha em um grande aeroporto e se envolve em uma tremenda confusão. Sem querer, descobre que um grupo de pessoas desvia bagagem dos aviões. Ao fugir delas, tromba com alguns estrangeiros e leva por engano a mochila de um deles. Ele não poderia imaginar a encrenca que essa troca significaria.

Saiba Mais

Carapintada - Uma Viagem Pela Resistência Estudantil

Renato Tapajós

Anos 1990: um jovem está participando de um importante movimento político no Brasil quando é transportado para a década de 1960. Então, vive experiências marcantes com o movimento estudantil da época.

Saiba Mais

Do Outro Mundo

Ana Maria Machado

Quatro adolescentes passam férias em uma antiga fazenda de café. Lá, se envolvem com o fantasma de uma escrava e discutem o preconceito, percebendo que as marcas deixadas pela escravidão ainda não desapareceram de nossa sociedade.

Saiba Mais

Eu Sou Maria

Sonia Rodrigues

Reconstrução livre do mito do herói grego na história de Maria, jovem de 15 anos, moradora de um subúrbio de São Gonçalo, Rio de Janeiro, dominado por traficantes e justiceiros. Ela vê a oportunidade de uma nova vida em um concurso de redação que oferece uma bolsa em um colégio de renome na capital e, numa etapa seguinte, os estudos de nível médio e faculdade. Mas precisará de muito esforço e coragem para vencer as dificuldades e atingir sua meta.

Saiba Mais

Ilhados - Tratado Sobre Guris

Lourenço Cazarré

Quem pensa que vida de guri é só alegria, jogo de bola e banho de açude precisa olhar mais de perto, atentamente, para descobrir que é muito mais do que isso. Vida de guri também é ansiedade com as novas descobertas, os ritos de iniciação, o pesadelo nas noites acaloradas, a cumplicidade gostosa do avô ou do cusco. É também o chamado para o combate, a convivência com a intolerância, o medo da humilhação, o confronto com a morte, o controle do animal que existe dentro de si. Mas, o melhor da vida de guri é exasperar-se com o universo indecifrável das mulheres, o despertar para o próprio valor e a esperança no que está por vir.

Saiba Mais

O Bonequeiro De Sucata

Eliana Martins

Como outros da cooperativa, Zeca trabalha no lixão para ajudar a família. Quando Maquelsen descobre que o menino tem talento para as artes, constrói o Galpão das Artes Recicladas, onde Zeca e outros garotos da comunidade fazem objetos de sucata para vender aos turistas. Mas o misterioso Bosu assombra os sonhos de todos, roubando o pouco lucro que obtêm.

Saiba Mais

O Estigma Do Sexo

Giselda Laporta Nicolelis

A violência contra a mulher atinge três garotas da mesma turma: Zuleide foi estuprada, Ivanira apanhou do ex-namorado e Lindaiane sofreu assédio sexual no emprego. Mas elas descobrem tudo o que a Delegacia da Mulher pode fazer por quem sofre esses abusos.

Saiba Mais

O Que É Que Eu Posso Fazer?

Tânia Alexandre Martinelli

Naquela noite, o ônibus em que Thiago se encontra é assaltado por dois jovens. Um deles é morto por um policial à paisana que estava entre os passageiros e o outro é preso. Após presenciar tanta violência, Thiago passa a se questionar sobre o que poderia ser feito para que outros meninos não tivessem o mesmo destino dos dois assaltantes.

Saiba Mais

O Super Silva

Ivan Jaf

Numa noite de Carnaval, Silva, um borracheiro, cai por acidente sobre um monte de fantasias velhas e decide prová-las. Ele sai de lá vestido de super-herói. A partir daí, passa a defender os fracos e oprimidos, de um jeitinho bem brasileiro.

Saiba Mais

Os Miseráveis

José Angeli, Victor Hugo

O jovem Jean Valjean é condenado a 19 anos de prisão por roubar um pão. Ao deixar o cárcere, adota outra identidade e transforma-se em um próspero empresário. Perseguido por Javert, um obsessivo inspetor, ele é obrigado a revelar seu nome verdadeiro e é preso novamente. Jean Valjean conseguirá escapar desta vez?

Saiba Mais

Quarto De Despejo - Diário De Uma Favelada

Carolina Maria De Jesus

O diário da catadora de papel Carolina Maria de Jesus deu origem à este livro, que relata o cotidiano triste e cruel da vida na favela. A linguagem simples, mas contundente, comove o leitor pelo realismo e pelo olhar sensível na hora de contar o que viu, viveu e sentiu nos anos em que morou na comunidade do Canindé, em São Paulo, com três filhos.

Saiba Mais

Quarto de despejo: diário de uma favelada (Edição comemorativa)

Carolina Maria De Jesus

Do diário de Carolina Maria de Jesus surgiu este autêntico exemplo de literatura-verdade, que relata o cotidiano triste e cruel de uma mulher que sobrevive como catadora de papel e faz de tudo para espantar a fome e criar seus filhos na favela do Canindé, em São Paulo. Em meio a um ambiente de extrema pobreza e desigualdade de classe, de gênero e de raça, nos deparamos com o duro dia a dia de quem não tem amanhã, mas que ainda sim resiste diante da miséria, da violência e da fome. E percebemos com tristeza que, mesmo tendo sido escrito na década de 1950, este livro jamais perdeu sua atualidade. A primeira publicação de Quarto de despejo: diário de uma favelada, de Carolina Maria de Jesus, data de 1960, por isso, em 2020, quando se comemoram os 60 anos de sua existência, a Somos Educação fará uma edição especial desta que é uma obra muito importante para a literatura brasileira. Com um projeto gráfico renovado e capa assinada pelo artista No Martins, além do texto original da autora, este livro conta com um prefácio assinado pela escritora Cidinha da Silva, fotografias dos manuscritos de Carolina Maria de Jesus e uma fortuna crítica com escritores como Alberto Moravia; críticos literários, como Marisa Lajolo, Carlos Vogt, Elzira Divina Perpétua, Fernanda Miranda; historiadores, como José Carlos Sebe Bom Meihy, e jornalistas, como Audálio Dantas, responsável pela publicação da primeira edição do livro, e Otto Lara Resende.

Saiba Mais

Quarto de despejo: teatro – Baseado no diário de Carolina Maria de Jesus

Edy Lima

Baseado no livro Quarto de despejo: diário de uma favelada, de Carolina Maria de Jesus, este drama teatral conta a história do cotidiano triste e cruel de uma mulher que sobrevive como catadora de papel e faz de tudo para espantar a fome e criar seus filhos na favela do Canindé, em São Paulo. Em meio a um ambiente de extrema pobreza e desigualdade de classe, de gênero e de raça, ao longo das cenas nos deparamos com o duro dia a dia de quem não tem amanhã, mas que ainda sim resiste diante da miséria, da violência e da fome. A primeira publicação de Quarto de despejo: diário de uma favelada, de Carolina Maria de Jesus, data de 1960, por isso, em 2020, quando se comemoram os 60 anos de sua existência, a Somos Educação fará uma edição especial desta que é uma obra muito importante para a literatura brasileira, aproveitando o ensejo para lançar esta adaptação do livro para o teatro, de Edy Lima, que foi encenada pela primeira vez em São Paulo, em 1961. Além do texto da peça e da ilustração de capa feita pelo artista No Martins, esta obra conta com um texto de apresentação de Amir Haddad, que dirigiu Quarto de despejo na montagem de 1961, outro de Edy Lima, e o manuscrito de Carolina Maria de Jesus sobre a adaptação de seu livro ao teatro.

Saiba Mais

Robin Hood

Joel Rufino Dos Santos

Fiel ao rei Ricardo I, que desaparecera em uma cruzada, Robert Fitzooth tem suas terras confiscadas por João, o irmão do monarca que usurpara o trono. Revoltado, Robert transforma-se em Robin Hood, o salteador lendário e virtuoso, que rouba dos ricos para dar aos pobres e luta contra a injustiça.

Saiba Mais

Três Escravos

Prosper Mérimée, Herman Melville, Lourenço Cazarré

Tamango é vendedor de escravos e líder do seu povo. Um dia, embriagado, vende a própria esposa, Aicha, deixando-a seguir com os cativos. Ao acordar no outro dia e tomar consciência do que fez, vai ao navio negreiro Esperança para reavê-la. É aprisionado, convence os escravos a seguir suas ordens e, então, dominam o barco. Em Benito Cereno, o comandante Amaso Delano avista um estranho navio à deriva. Ao subir a bordo da embarcação, encontra uma situação lastimável e oferece ajuda aos homens que lá estavam, incluindo o capitão Cereno. Tudo parece suspeito ao capitão Delano, que desconfia de uma armadilha. Depois, descobre que os brancos eram prisioneiros e que o escravo Babo era o líder dos amotinados. Quando criança, Kandimba tem a vila onde mora atacada por uma tribo rival. Seu povo é aprisionado, seu pai é morto e sua mãe e irmão, enviados para o Brasil em um navio negreiro. Ele acaba escapando e tem outro destino, que lhe proporciona muito aprendizado. Apesar de muitas aventuras, Kandimba não esquece dos seus e deseja reencontrá-los.

Saiba Mais

Uma Maré De Desejos

Georgina Martins

Em meio à violência, à dificuldade econômica, cercados por todo tipo de adversidade, os jovens Sergiana e Luciano, moradores da favela da Maré, no Rio de Janeiro, encontram na criação artística uma saída para buscar uma vida melhor.

Saiba Mais