Faça parte da nossa comunidade de apaixonados por literatura e leve o Coletivo Leitor para a sua escola!

Fale com nossos especialistas

Conheça Nosso Acervo

No Coletivo Leitor você encontra centenas de títulos de literatura e informativos infantojuvenis. São obras dos selos Ática, Atual, Caramelo, Scipione, Formato e Saraiva, cuidadosamente selecionadas para atender aos leitores e proporcionar experiências inesquecíveis.

Ano escolar

BNCC

Categoria

Categoria de sequência

Conteúdo da categoria

Datas

Eixo de sequência

Gênero

Livro temático

Meus livros Anglo

Nav Menu

Perfil

Questionário

Segmento

Tag post

Tema WP

A Aldeia Sagrada

Francisco Marins

Fugindo da seca do sertão baiano, Didico descobre o arraial de Canudos, em 1897, no momento em que a guerra dos militares contra Antônio Conselheiro chega ao auge.

Saiba Mais

A Alma Do Urso

Gustavo Bernardo

Ano de 1492. Época de grandes expedições marítimas e dos grandes descobrimentos. Esta é a história de um navegador que está morrendo e que sente necessidade de relembrar seu passado. Uma narrativa comovente, permeada de períodos curtos e densos, vindas de um homem que viveu muito e intensamente. Perdido em uma ilha, sem seus companheiros de viagem (seu capitão, de nome Cristóbal, acabara de morrer), seu único amigo e ouvinte é um urso. Um urso resgatado no mar, quando ainda viajava. Silencioso e amigo, ele parece escutar com atenção e assim confortar o navegador, enquanto este aguarda sua morte. A obra traz em seu bojo uma releitura do descobrimento da América, na qual os elementos ficcionais explorados são os revezes, os sofrimentos e a força de homens que puseram em risco suas vidas, em troca de um sonho que consideraram possível.

Saiba Mais

A Chave Do Corsário

Eliana Martins

Ao ser levado pela correnteza do mar, o surfista Joni encontra um antigo medalhão. O objeto é ponto de partida para uma emocionante busca pelo segredo escondido por piratas franceses do século XVIII em Niterói. Com a ajuda do amigo Lipão, do avô e da deslumbrante Angélica, ele investiga a origem do medalhão e acaba conhecendo a história da cidade de Niterói e das invasões francesas.

Saiba Mais

A Cor Do Preconceito

Carmen Campos, Sueli Caneiro, Vera Vilhena

Mira é uma garota negra que mora na periferia e se confronta com questões sobre sua identidade quando percebe o racismo e o preconceito.

Saiba Mais

A Democracia Grega

Martin Cezar Feijó

Dois irmãos decidem descobrir as causas da morte do filósofo Sócrates. A narrativa revela o período em que os atenienses voltaram à democracia depois de terem sido longamente tiranizados.

Saiba Mais

A Escrava Isaura

Bernardo Guimarães, Ivan Jaf

Isaura é filha de uma escrava negra e de um homem branco. Ela foge de Leôncio, seu senhor, e recomeça a vida como Elvira. A paixão e a luta pela liberdade estão intactas nesta adaptação.

Saiba Mais

A Escrava Isaura

Guila Azevedo, Bernardo Guimarães

Filha de um português com uma negra, Isaura perdeu a mãe ainda criança e foi educada pela bondosa esposa do comendador Almeida. A bela moça é uma escrava peculiar: branca e inteligente, comporta-se como uma dama da corte. É admirada por todos e tem vários pretendentes. Mas, com a morte de sua benfeitora, Isaura irá enfrentar as maldades do terrível Leôncio, e seu sonho de liberdade parecerá cada vez mais distante.

Saiba Mais

A Escrava Isaura

Bernardo Guimarães

Romance que fez de Bernardo Guimarães um dos mais populares autores de sua época, conta a história de Isaura, uma escrava de pele clara, fruto do amor entre uma mulata e um branco. Graças à bondade de sua senhora, Isaura recebeu educação de moça branca. Ela só pensa em sua liberdade quando se apaixona por um fervoroso abolicionista. Trata-se de uma obra antiescravagista, sem idealização romântica, que ressalta a ambivalência da condição de escrava da protagonista, mostrando assim o jogo dos preconceitos e dos bloqueios sociais brasileiros ligados à questão étnica, às vésperas da abolição.

Saiba Mais

A Escrava Isaura

Bernardo Guimarães

Atormentada pelo amo Leôncio, que tenta seduzi-la, a escrava branca Isaura foge para lutar por sua liberdade e começar uma nova vida. Com uma nova identidade, Isaura inicia um romance com um rico fazendeiro, mas Leôncio não pretende facilitar as coisas para ela. A obra de Bernardo Guimarães, de 1875, diferencia-se dos primeiros livros românticos produzidos ao colocar em questão o caráter social do problema da escravidão.

Saiba Mais

A Grécia Antiga

Marcelo Rede

Este livro baseia-se em pesquisas arqueológicas e é enriquecido com iconografia diferenciada. Comentando desde a formação do povo grego (pré-história, Creta, Micenas) até o período helenístico (século II a.C.), a obra reconstrói um panorama de aspectos políticos, econômicos, culturais e religiosos da Grécia Antiga.

Saiba Mais

A Lenda Do Tesouro Farroupilha

Luís Dill

Três amigos visitam o Museu Júlio de Castilhos, em Porto Alegre, e encontram uma carta mencionando a lenda de um tesouro farroupilha. Ao decidir procurá-lo, vão viver uma grande aventura...

Saiba Mais

A Moreninha

Joaquim Manuel De Macedo

Primeiro romance de sucesso do Romantismo brasileiro, A moreninha é uma síntese dos ideais românticos. Trata da idealização amorosa, que se cumpre no encontro de Carolina e Augusto, mas também encontra correspondência mítica no relato indígena que se intercala à narrativa.

Saiba Mais

A Segunda Guerra Mundial

Joao Fabio Bertonha

O autor apresenta um estudo do período histórico que envolve a Segunda Guerra Mundial, tratando tanto das origens do conflito e suas consequências para o mundo, quanto das grandes questões políticas e dos problemas econômicos envolvidos. O autor também comenta com detalhes a participação brasileira no conflito, lembrando que essa guerra marcou a consolidação da influência norte-americana no Brasil.

Saiba Mais

África E Brasil Africano

Marina De Mello E Souza

Este livro traz um consistente panorama da formação do continente e das sociedades africanas, o comércio de escravos para a América e a integração de seus descendentes à nossa sociedade, até a contemporaneidade. A obra apresenta ainda rica iconografia.

Saiba Mais

África, Horizontes E Desafios No Século Xxi

Charles Pennaforte

Este volume da coleção Geografia sem Fronteiras é sobre o continente africano, que, devido à sua dimensão e diversidade, exemplifica bem as consequências das transformações sociais, políticas e tecnológicas que, nas últimas décadas do século XX, alteraram, entre outros aspectos, a configuração dos mapas políticos e mesmo a maneira de entender o mundo. A obra esboça as perspectivas africanas no mundo globalizado e competitivo de hoje.

Saiba Mais

Áfricas No Brasil

Kelly Cristina Araújo

A partir do século XVI, africanos trazidos como mão de obra escrava exerceram grande influência na formação da identidade brasileira. Neste livro, o leitor conhecerá tradições e costumes dos povos que habitavam a África na época e compreenderá melhor sua importância na constituição da identidade nacional.

Saiba Mais

Alma De Fogo - Um Episódio Imaginado Na Vida De Álvares De Azevedo

Mario Teixeira

Os estudantes boêmios da Faculdade de Direito investigam assassinatos em série na vila de São Paulo, no século XIX. Álvares de Azevedo e sua turma precisam desvendar esse misterioso caso para tirar o amigo Aureliano Lessa da cadeia e impedir novos crimes. Nesta narrativa ágil, o leitor encontra informações sobre alguns dos mais representativos escritores românticos brasileiros, como o protagonista Álvares de Azevedo, além de Bernardo Guimarães e outros.

Saiba Mais

Almanaque do Brasil nos tempos da Independência

Jurandir Malerba

“Fiel ao espírito necessariamente democrático e inclusivo da educação de qualidade, Jurandir Malerba nos proporciona uma renovada versão dos antigos almanaques. A iniciativa é inovadora não só no formato e nas cores fortes que o projeto gráfico apresenta, como na proposta teórica que carrega. Se os antigos livros do gênero costumavam trazer uma história basicamente engrandecedora, feita por personagens coloniais, masculinos e europeus, no caso desse Almanaque do Brasil nos tempos da Independência ‘a história é outra’. Apresentando todo tipo de evento, documentos escritos e visuais originais, tabelas e outros recursos, este Almanaque é uma verdadeira festa para os olhos e para as mentes. Ele é divertido, instrutivo e plural – coadunado com esses novos tempos que assistiram à entrada de mais agentes sociais na agenda brasileira. Um almanaque do Brasil e para o Brasil, que nos fará compreender uma independência diferente, realizada por todos os povos que, de fato, fizeram a história desse país. Esse um livro funciona como os bons remédios: não tem limite de alcance ou prazo de vencimento. Leia sem parar!” – Lilia M. Schwarcz

Saiba Mais