Faça parte da nossa comunidade de apaixonados por literatura e leve o Coletivo Leitor para a sua escola!

Fale com nossos especialistas

Conheça Nosso Acervo

No Coletivo Leitor você encontra centenas de títulos de literatura e informativos infantojuvenis. São obras dos selos Ática, Atual, Caramelo, Scipione, Formato e Saraiva, cuidadosamente selecionadas para atender aos leitores e proporcionar experiências inesquecíveis.

Ano escolar

BNCC

Categoria

Categoria de sequência

Conteúdo da categoria

Datas

Eixo de sequência

Gênero

Livro temático

Meus livros Anglo

Nav Menu

Perfil

Questionário

Segmento

Tag post

Tema WP

Almanaque do Brasil nos tempos da Independência

Jurandir Malerba

“Fiel ao espírito necessariamente democrático e inclusivo da educação de qualidade, Jurandir Malerba nos proporciona uma renovada versão dos antigos almanaques. A iniciativa é inovadora não só no formato e nas cores fortes que o projeto gráfico apresenta, como na proposta teórica que carrega. Se os antigos livros do gênero costumavam trazer uma história basicamente engrandecedora, feita por personagens coloniais, masculinos e europeus, no caso desse Almanaque do Brasil nos tempos da Independência ‘a história é outra’. Apresentando todo tipo de evento, documentos escritos e visuais originais, tabelas e outros recursos, este Almanaque é uma verdadeira festa para os olhos e para as mentes. Ele é divertido, instrutivo e plural – coadunado com esses novos tempos que assistiram à entrada de mais agentes sociais na agenda brasileira. Um almanaque do Brasil e para o Brasil, que nos fará compreender uma independência diferente, realizada por todos os povos que, de fato, fizeram a história desse país. Esse um livro funciona como os bons remédios: não tem limite de alcance ou prazo de vencimento. Leia sem parar!” – Lilia M. Schwarcz

Saiba Mais

Medo E Vitória Nos Mares

Janaína Amado, Luiz Carlos Figueiredo

Os temores e o desejo de aventura e riqueza que impulsionaram as viagens pelos oceanos Atlântico, Índico e Pacífico são o tema central deste volume. Os monstros imaginários, as tempestades, os tipos de embarcação, as dificuldades enfrentadas pelos navegadores e as principais etapas da conquista portuguesa são tratados em um texto interessante e de fácil leitura, que se apoia, como toda a coleção, em farta iconografia, grande parte dela de época. As grandes navegações se tornam, assim, um tema instigante. Seus alunos certamente vão se divertir com as crenças dos marinheiros do século XV, que imaginavam que no Atlântico viviam monstros capazes de devorar uma embarcação e que em terras desconhecidas havia pessoas sem cabeça. O que não é muito diferente do que fazemos hoje, quando imaginamos estranhos seres extraterrestres; afinal, fantasiar é uma atitude típica do ser humano.

Saiba Mais

Três Cavaleiros - Rei Artur / Ivanhoé / O Guerreiro Dos Cabelos De Fogo

Thomas Malory, Walter Scott, Lourenço Cazarré

O Rei Artur teria existido realmente? Foi uma figura histórica ou um herói de lendas antigas, que viveu grandes aventuras junto com os Cavaleiros da Távola Redonda, às voltas com objetos mágicos e misteriosos como a espada Excalibur e o cálice do Graal? Certamente, cada leitor terá o seu ponto de vista depois de ler "Rei Artur", adaptado a partir da obra de Thomas Malory, escrita em meados da década de 1460. "Ivanhoé", outro herói que carrega as marcas da História e da lenda, acompanha Ricardo Coração de Leão que, ao voltar das Cruzadas, luta para recuperar seu lugar como rei da Inglaterra. A narrativa escrita por Walter Scott se passa na Inglaterra do século XII. Nela, além de Ivanhoé e Ricardo Coração de Leão, encontramos outras personagens marcantes, como a bela judia Rebeca e seu pai Isaac, a meiga Rowena, Cedric, Wamba, Gurth, Robin Hood e seus seguidores. Em "O Guerreiro dos Cabelos de Fogo", de Lourenço Cazarré, que também é o adaptador dos dois clássicos, temos uma narrativa que se passa no século XVIII. Guilherme Kugelfest, um menino perdido e faminto, caminha pelas ruas da cidade de Cádiz, depois de deixar seu país natal, a Alemanha. Depois de ser ajudado pelo padre Antonio Seppmayer, Guilherme decide acompanhá-lo na viagem que fará para o Novo Mundo. Os dois acabam por chegar ao sul do Brasil, lugar onde o jovem viverá aventuras que exigirão coragem, inteligência e força de caráter.

Saiba Mais