Faça parte da nossa comunidade de apaixonados por literatura e leve o Coletivo Leitor para a sua escola!

Fale com nossos especialistas

Conheça Nosso Acervo

No Coletivo Leitor você encontra centenas de títulos de literatura e informativos infantojuvenis. São obras dos selos Ática, Atual, Caramelo, Scipione, Formato e Saraiva, cuidadosamente selecionadas para atender aos leitores e proporcionar experiências inesquecíveis.

Ano escolar

BNCC

Datas

Gênero

Livro temático

Segmento

África E Brasil Africano

Marina De Mello E Souza

Este livro traz um consistente panorama da formação do continente e das sociedades africanas, o comércio de escravos para a América e a integração de seus descendentes à nossa sociedade, até a contemporaneidade. A obra apresenta ainda rica iconografia.

Saiba Mais

Áfricas No Brasil

Kelly Cristina Araújo

A partir do século XVI, africanos trazidos como mão de obra escrava exerceram grande influência na formação da identidade brasileira. Neste livro, o leitor conhecerá tradições e costumes dos povos que habitavam a África na época e compreenderá melhor sua importância na constituição da identidade nacional.

Saiba Mais

Almanaque do Brasil nos tempos da Independência

Jurandir Malerba

“Fiel ao espírito necessariamente democrático e inclusivo da educação de qualidade, Jurandir Malerba nos proporciona uma renovada versão dos antigos almanaques. A iniciativa é inovadora não só no formato e nas cores fortes que o projeto gráfico apresenta, como na proposta teórica que carrega. Se os antigos livros do gênero costumavam trazer uma história basicamente engrandecedora, feita por personagens coloniais, masculinos e europeus, no caso desse Almanaque do Brasil nos tempos da Independência ‘a história é outra’. Apresentando todo tipo de evento, documentos escritos e visuais originais, tabelas e outros recursos, este Almanaque é uma verdadeira festa para os olhos e para as mentes. Ele é divertido, instrutivo e plural – coadunado com esses novos tempos que assistiram à entrada de mais agentes sociais na agenda brasileira. Um almanaque do Brasil e para o Brasil, que nos fará compreender uma independência diferente, realizada por todos os povos que, de fato, fizeram a história desse país. Esse um livro funciona como os bons remédios: não tem limite de alcance ou prazo de vencimento. Leia sem parar!” – Lilia M. Schwarcz

Saiba Mais

Benedito

Josias Marinho

Neste belo livro de imagens, você vai conhecer Benedito, uma criança que se descobre na batida do tambor do Congado, uma manifestação de fé, canto e dança celebrada por seus familiares e amigos. O tambor do Benedito não é apenas um brinquedo, é um instrumento que guarda e revive as memórias ancestrais do negro brasileiro! Você sabe o que significa ancestral? É tudo que se refere ao passado... E é com a criação do Benedito que o escritor e ilustrador Josias Marinho nos apresenta essa manifestação que faz parte da cultura brasileira. Vamos brincar de descobrir esses sons e ritmos com Benedito?

Saiba Mais

Escravidão E Modernização No Brasil Do Século XIX

Artur Jose Renda Vitorino

O tema central desta obra é uma particular contradição do Brasil da segunda metade do século XIX: aqui coexistiam a escravidão e o processo de modernização. De caráter excludente, essa modernização, promovida na época pelos estabelecimentos industriais que se erguiam no país, não proporcionava à grande massa formada por escravos e libertos pobres o acesso às inovações que produzia.

Saiba Mais

Menina Bonita Do Laço De Fita

Ana Maria Machado

Uma linda menina negra desperta a admiração de um coelho branco, que deseja ter uma filha tão pretinha quanto ela. Cada vez que ele lhe pergunta qual o segredo de sua cor, ela inventa uma história. O coelho segue todos os ´conselhos´ da menina, mas continua branco.

Saiba Mais

Zekeyê E A Música

Nathalie Dieterlé

Para fazer chover, o povo da aldeia de Zekeyê toca, canta e dança. O menino quer tocar também, mas não alcança os tambores. Então, faz seu próprio instrumento, com um som tão pequeno quanto ele... Todo mundo ri. A chuva chega e, com ela, muitos mosquitos. Para acabar com eles, os sábios sugerem encher a aldeia de sapos. Depois, para eliminar os sapos, o feiticeiro decide trazer serpentes. E, assim, o problema vai mudando. Quem acha a solução definitiva é Zekeyê, com sua música e astúcia.

Saiba Mais

Zekeyê E Os Olhos Da Noite

Nathalie Dieterlé

Maína é uma menina cega, amiga de Zekeyê. Numa tarde, as crianças decidem ir à cachoeira e se recusam a levar a garota, porque teriam de ir mais devagar para ajudá-la pelo caminho. Zekeyê fica com a amiga. Eles brincam pra valer e só param quando cai uma tempestade. Mas as outras crianças não retornam, pois a chuva e a escuridão as impedem de achar o caminho de volta. Como Maína tem os sentidos aguçados, Zekeyê e a menina resolvem resgatar os amigos. Ao encontrá-los, eles estão encurralados por um leão. Com coragem e inteligência, a dupla salva a turma.

Saiba Mais

Zekeyê Vai À Escola

Nathalie Dieterlé

Zekeyê vai sozinho à escola pela primeira vez. Sua avó recomenda que ele não saia do caminho. Mas Zekeyê não resiste e para a fim de brincar com os macaquinhos. Depois, aperta o passo para compensar o atraso. Porém, fica curioso para explorar a mata e se atrasa ainda mais. De novo na estrada, o garoto depara com pássaros presos pedindo socorro. Zekeyê não pode parar, mas seu coração fala mais alto e ele liberta as aves. Agora, ele está mesmo atrasado! As aves levam o menino até a escola. Ainda assim, ele é penalizado pelo atraso, só que Zekeyê consegue se sair bem no final.

Saiba Mais