Faça parte da nossa comunidade de apaixonados por literatura e leve o Coletivo Leitor para a sua escola!

Fale com nossos especialistas

Conheça Nosso Acervo

No Coletivo Leitor você encontra centenas de títulos de literatura e informativos infantojuvenis. São obras dos selos Ática, Atual, Caramelo, Scipione, Formato e Saraiva, cuidadosamente selecionadas para atender aos leitores e proporcionar experiências inesquecíveis.

Ano escolar

BNCC

Datas

Gênero

Livro temático

Segmento

A Escolinha Da Serafina

Cristina Porto

Decididos a acabar com o analfabetismo em seu bairro, Serafina e seus amigos resolvem ensinar os adultos a ler e escrever. Para completar a missão, dão aulas de reforço escolar para as crianças.

Saiba Mais

A Mulher Do Meu Pai

Regina Drumond

Isabela tem de lidar com os novos relacionamentos dos pais e usa o diário para extravasar as dúvidas.

Saiba Mais

Ao Pé Da Letra

Alina Perlman

Alessandra (Lelé para os íntimos) é uma garota que leva tudo ao pé da letra. Um dia, da janela de seu quarto, Lelé viu o novo vizinho, Dario. Ela se apaixonou por ele e queria conhecê-lo. Mas, quando isso aconteceu, ficou toda confusa. É que Dario disse que preferia que seu apelido fosse Sandra ou Leca, em vez de Lelé. O que será que ele quis dizer com isso?

Saiba Mais

As Viagens De Marco Polo

Ana Maria Machado, Marco Polo

O veneziano Marco Polo relata suas viagens à China, no século XIII. Ele chega à corte de Kublai Kan e logo cai nas graças do soberano. Aprende a cultura, a língua e a escrita locais. Vinte anos depois, volta a Veneza e relata episódios fantásticos e irreais.

Saiba Mais

As Voltas Do Meu Coração

Fanny Abramovich

Uma belíssima viagem no tempo em que o espírito e a importância cultural, social e política dos anos 1960 e 1970 são resgatados. Lia Mara e Marília eram muito amigas nos tempos de colégio, perderam contato e, anos depois, se reencontram. E têm muitos assuntos para pôr em dia: as voltas que deram o coração… e o mundo! Relembram uma época que até hoje representa o ideal de inovação e liberdade, personificado em Marília, uma jovem que queria o máximo do seu momento presente e da vida, e por isso nunca aceitou se acomodar. Ternas lembranças, narradas agilmente pela mão experiente de Fanny Abramovich, falando do amadurecimento humano e de transformações ocorridas em nosso país.

Saiba Mais

Blog Do Sapo Frog

Almir Correia

Um sapo-cururu muito antenado com as mudanças do mundo cria um blog. Lá, ele conta tudo o que acontece no mundo dos sapos do brejo onde vive e de outros brejos também. O sapo Frog, além de conectado na internet, tem uma atenção especial para com os problemas ecológicos do planeta que podem atingir ou já atingem os seus colegas de espécie, e noticia esses perigos no blog. Poeta, Frog posta no blog seus poemas inspirados, cita outros poetas, mostra obras de arte, ou seja, nesse blog o que não falta é informação e novidade. Ao contrário dos livros convencionais, este abre de baixo para cima, e não da direita para a esquerda: a intenção é remeter à tela de um monitor, onde o texto “corre” na vertical. Ou seja, o projeto gráfico procurou reproduzir, na medida do possível, a estética de um blog.

Saiba Mais

Caderno De Segredos

Lino De Albergaria

"Ganhei este caderno da professora. Foi o prêmio pela poesia que fiz sobre o Brasil. A gente estava disputando a Copa. Ainda não era tetra, mas eu tinha certeza que ia ser. Acho que nunca vou saber que emoção é essa. Gol de cabeça... Minha cabeça não foi feita para fazer gol. Minha cabeça é uma máquina de ficar pensando. Como agora. Custei a dormir, imaginando que a Maria Laura um dia vai descer do morro. Vai virar modelo, atriz de tevê. Comprar um carro coreano, casar com um doutor. E eu, o que será de mim?" Essas são as confissões que o menino José Carlos escreve em um caderno, um caderno de segredos. Nele, o garoto conta suas dúvidas, pensamentos, esperanças, ao mesmo tempo que deixa transparecer suas impressões sobre os craques da seleção brasileira, o novo presidente, a troca de moeda... E também sobre seu trabalho no clube, seus amigos e Maria Laura, seu amor.

Saiba Mais

Crescer É Perigoso

Marcia Kupstas

Gustavo decide escrever um diário para extravasar as emoções. Aos 15 anos, ele vive os conflitos comuns da idade. Nas páginas em branco, o garoto expõe desejos e inseguranças e questiona tudo, inclusive sobre seu lugar no mundo. Em seu desabafo, conta que sofre discriminação por ser descendente de japoneses. Enquanto acompanha o relato de Gustavo, o leitor participa de suas alegrias e tristezas durante o difícil processo de crescimento.

Saiba Mais

De Amora E Amor

Elias José

O longe imenso que há dentro de cada um pode ser um milhão de qualquer coisa. Pode ser um vazio gigantesco, uma saudade apertada, um desgosto sem tamanho ou uma vasta incompreensão. Mas também pode ser decepção em não poder ajudar ou uma vontade irrequieta de fazer a diferença. Antes de ser uma narrativa poética sobre o esforço de salvar baleias das mãos de caçadores, das garras da cultura predatória, dos mares tingidos de vermelho, esta obra é uma reflexão sobre descobertas e tentativas de resgatar o humano que mora dentro de cada um. Um longe… imenso. Aqui dentro.

Saiba Mais

Diário Ao Contrário

Sônia Barros

Eduardo resolve escrever um diário. Só que é um diário escrito de trás para a frente. Volta então no tempo e revive cada momento para registrar o dia mais feliz de sua vida, aquele 24 de dezembro que lhe trouxe o maior de todos os presentes: uma família.

Saiba Mais

Diário De Biloca

Edson Gabriel Garcia

Em seu diário, Biloca registra tudo: o dia a dia na escola e em casa, as brigas com os amigos, os namoros, os beijos, os sonhos, as descobertas, os segredos… assim, vamos acompanhando essa sapeca garota de 12 anos, que tem uma vida bem parecida com a de tantos adolescentes de sua idade!

Saiba Mais

Diário Do Outro

Ronald Claver

Por meio de seu diário, Carlos adulto revive sua adolescência, ressuscitando personagens esquecidos e as incertezas sobre seu futuro e o futuro do Brasil, pouco antes de estourar a ditadura militar.

Saiba Mais

Espelho, Espelho Meu

Fanny Abramovich

Malu e Débora. Mãe e filha. Uma relação feita de tantos encontros, desencontros, de tanto afeto. Malu e Débora também são mulheres. Malu, na meia-idade, tenta reencontrar-se em seu papel de mãe, esposa, mulher. Débora está crescendo. Como a mãe, tem muitas dúvidas sobre seu corpo, suas relações, seu ser e estar no mundo. Malu e Débora estão se transformando. Mas essa transformação não é feita apenas de conflitos. É feita também de muitas descobertas que Fanny Abramovich conduz com muita delicadeza, descontração e humor. E nos faz pensar e compreender melhor o universo das emoções que participam de todo momento de renovação.

Saiba Mais

Macário E Noite Na Taverna

Álvares De Azevedo

Dividida em dois episódios, a obra Macário não é facilmente classificável em um único gênero literário, empregando aspectos do teatro, da prosa narrativa e da intimidade própria dos diários pessoais. Noite na taverna, novela composta por sete contos fantásticos, é, contudo, um dos mais renomados títulos do Romantismo brasileiro. Juntas, ilustram com maestria a grandiosidade do trabalho precoce de Álvares de Azevedo.

Saiba Mais

Manual De Sobrevivência Familiar

Ivan Jaf

Esta obra é certamente uma narrativa que tem muito da memória do autor, Ivan Jaf. Já bastante conhecido entre os leitores de livros infantojuvenis, ele nos leva a uma viagem sentimental pela infância e adolescência de um garoto, por meio de um texto divertido, em que faz uso primoroso de muita ironia. Essa viagem atravessa os primeiros anos da infância, em que a criança aprende a falar e a controlar seu corpo e chega até os primeiros passos em direção a uma relação amorosa e ao reconhecimento da própria identidade. Arguto, inteligente e dono de um olhar refinado e perspicaz, o narrador-personagem tenta responder às seguintes perguntas: como sobreviver ao amor e às neuroses familiares?; como sobreviver aos anos desajeitados da adolescência, quando temos de usar óculos e aparelhos ortodônticos, quando a menina de que gostamos nos ignora, quando a família sufoca e também não entende nada do que se passa conosco? Além de engraçada, a obra apresenta uma visão terna e crítica dos “fatos da vida”.

Saiba Mais

Memorial De Aires

Machado De Assis

Sexagenário, ex-diplomata aposentado, o conselheiro Aires faz um relato do cotidiano na Corte carioca dos anos de 1888 e 1889. Registrando reflexões sobre fatos e pessoas com as quais conviveu, tece impressões sobre o amor desinteressado, a fidelidade de sentimentos e a espontaneidade da amizade. Derradeira narrativa de um dos mestres da literatura brasileira, este livro apresenta uma reflexão de Machado de Assis sobre a própria obra, revelando a sólida consistência de seu estilo irônico e a atualidade de sua visão de mundo.

Saiba Mais

Minha Irmã Severina

Cristina Porto

Nos livros da Coleção Serafina, a personagem escreve, conta coisas de sua vida, inventa histórias, faz surpresas para os amigos e ainda estimula as crianças a ler e escrever. O problema é que, muito ocupada com as próprias invenções, Serafina acompanhou tão pouco os dias da irmã mais nova que nem notou a dificuldade dela para aprender a falar. Arrependida e decidida a ajudá-la, a mais faladeira da casa resolve então escrever um caderno de histórias especialmente dedicado à pequena Severina. Assim, a obra celebra os quarenta bem-sucedidos anos de literatura de Cristina Porto e de Serafina, marcados pela parceria de sucesso da coleção com o ilustrador Michele Iacocca.

Saiba Mais

Nadando Contra A Morte

Lourenço Cazarré

Vinda do interior para trabalhar como doméstica com uma família de classe média, Maria do Amparo, 14 anos, é estuprada pelo patrão e engravida. A menina consegue esconder da patroa a gravidez, mas não a criança. E recebe um ultimato: que se livre dela. Desesperada, depois de andar a esmo pelas ruas, Maria do Amparo se atira no rio com a filhinha. A história de Maria do Amparo e seu salvamento por dois esportistas (um nadador e um remador) é narrada por meio de depoimentos da menina, do nadador, do remador, do capitão do Corpo de Bombeiros, que tira todos do rio, e de outras personagens que presenciaram o fato. Numa agilidade de reportagem, a história tem a dose exata de emoção. Adaptado para o cinema no longa “Amparo”, dirigido por Ricardo Pinto e Silva. 3° lugar no Prêmio Jabuti em 1999, na categoria “Infantil ou Juvenil”.

Saiba Mais