Faça parte da nossa comunidade de apaixonados por literatura e leve o Coletivo Leitor para a sua escola!

Fale com nossos especialistas

Conheça Nosso Acervo

No Coletivo Leitor você encontra centenas de títulos de literatura e informativos infantojuvenis. São obras dos selos Ática, Atual, Caramelo, Scipione, Formato e Saraiva, cuidadosamente selecionadas para atender aos leitores e proporcionar experiências inesquecíveis.

Ano escolar

BNCC

Categoria

Categoria de sequência

Conteúdo da categoria

Datas

Eixo de sequência

Gênero

Livro temático

Meus livros Anglo

Nav Menu

Perfil

Questionário

Segmento

Tag post

Tema WP

Procura-Se Um Fantasma

Jorge Fernando Dos Santos

O professor de História Ricardo de Sousa Barbosa, que mora e trabalha em Juiz de Fora, é chamado às pressas a Petrópolis para o enterro de seu tio, o capitão Fausto de Sousa, da Marinha brasileira. Como único herdeiro do capitão, Ricardo recebe a notícia de que agora é dono de um casarão mal-assombrado. Após reviravoltas em sua vida profissional, o professor resolve assumir o casarão e transformá-lo numa pousada. A principal atração do local: a assombração do fantasma Sancho Perro, “antigo conhecido” de seu tio. Com o tempo, o local passa a ser frequentado por pessoas muito estranhas… na narrativa, o leitor passeia por Petrópolis, cidade histórica fluminense, junto com o professor Ricardo. No caminho, conhece sua arquitetura, seus principais fatos históricos e vários personagens importantes que por lá passaram.

Saiba Mais

Projetos Póstumos De Brás Cubas

Ivan Jaf

O publicitário Haroldo Paiva recebe a proposta de lançar um produto no mercado: um antidrepressivo. O que pode haver de novo num antidrepressivo? O formato, oras! Nada de pílulas, gotas, injeções. Em forma de emplastro, esse produto seria a solução para os males que afligem o ser humano, uma revolução no mundo dos medicamentos de combate à melancolia. Porém, Haroldo Paiva está morto, e o projeto é de um cliente não menos morto, o fantasma (pasmem!) de Brás Cubas, personagem da conhecida obra de Machado de Assis! E fantasma de personagem de livro existe? Não só existe como esse em particular consegue até convencer o recém-finado Haroldo Paiva a embarcar com ele em seu projeto póstumo.

Saiba Mais

Quarto de despejo: diário de uma favelada (Edição comemorativa)

Carolina Maria De Jesus

Do diário de Carolina Maria de Jesus surgiu este autêntico exemplo de literatura-verdade, que relata o cotidiano triste e cruel de uma mulher que sobrevive como catadora de papel e faz de tudo para espantar a fome e criar seus filhos na favela do Canindé, em São Paulo. Em meio a um ambiente de extrema pobreza e desigualdade de classe, de gênero e de raça, nos deparamos com o duro dia a dia de quem não tem amanhã, mas que ainda sim resiste diante da miséria, da violência e da fome. E percebemos com tristeza que, mesmo tendo sido escrito na década de 1950, este livro jamais perdeu sua atualidade. A primeira publicação de Quarto de despejo: diário de uma favelada, de Carolina Maria de Jesus, data de 1960, por isso, em 2020, quando se comemoram os 60 anos de sua existência, a Somos Educação fará uma edição especial desta que é uma obra muito importante para a literatura brasileira. Com um projeto gráfico renovado e capa assinada pelo artista No Martins, além do texto original da autora, este livro conta com um prefácio assinado pela escritora Cidinha da Silva, fotografias dos manuscritos de Carolina Maria de Jesus e uma fortuna crítica com escritores como Alberto Moravia; críticos literários, como Marisa Lajolo, Carlos Vogt, Elzira Divina Perpétua, Fernanda Miranda; historiadores, como José Carlos Sebe Bom Meihy, e jornalistas, como Audálio Dantas, responsável pela publicação da primeira edição do livro, e Otto Lara Resende.

Saiba Mais

Que Azar, Godofredo! — Crônicas

Alexandre Azevedo

Críticas inteligentes e originais ao homem moderno e à sua organização social. "E o maior elogio que se pode fazer a este livro é que ele não frustra a expectativa provocada pela primeira crônica. Todas, ou quase todas, estão no mesmo nível. Este é um cronista que já nasceu pronto." (Luis Fernando Verissimo)

Saiba Mais

Quem Matou O Mestre De Matemática?

Lourenço Cazarré

Lourival, um garoto de quinze anos, está em apuros: é o principal suspeito da morte do professor Eurico Prata, o milionário mais pão-duro da cidade. Mas ele é apenas o primeiro de uma longa e divertida lista de sete suspeitos. Nesta sátira do gênero policial, estão presentes todas as peças de um quebra-cabeça para uma boa trama: vários suspeitos, todos com boas razões para matar a vítima, um desfecho inesperado e uma grande dose de bom humor.

Saiba Mais

Quem Roubou O Meu Futuro?

Sylvia Orthof

Valéria e sua turma do colégio resolvem fazer uma peça de teatro que fale da realidade deles. Pensam em encenar o diário de Valéria, mas acabam encontrando um texto muito interessante sobre o Brasil e o futuro que espera por eles, contextualizando suas inseguranças adolescentes na situação de um país economicamente instável.

Saiba Mais

Quem, Eu? - Um Poeta Como Outro Qualquer

José Paulo Paes

Neste depoimento de caráter autobiográfico, José Paulo Paes narra a sua trajetória pessoal e profissional: de menino do interior e bom leitor, desde a infância, até se tornar tradutor, poeta e crítico literário. E, ao relembrar suas experiências, orienta os jovens na difícil tarefa de conciliar a vida profissional – a carreira que se escolhe ou se é levado a escolher – e a vocação.

Saiba Mais

Quero Minha Mãe

Telma Guimarães Castro Andrade

Era Dia das Mães! A escola havia organizado uma festa para homenageá-las. Mas Dani estava magoada: sabia que sua mãe não apareceria nem mesmo para ver a surpresa que fora preparada para ela. Prometeu não chorar quando o número de teatro fosse anunciado. A peça Chapeuzinho Vermelho divertiu as crianças, e o lobo desajeitado arrancou gargalhadas de todos. Mas eis que, sob a fantasia do lobo, surge… adivinhe quem?

Saiba Mais

Quero Ser Belo

Tânia Alexandre Martinelli

Priscila e André são obcecados pela beleza física, mas o amor, o respeito e a amizade os ajudam a redirecionar seus valores. Uma busca incessante pelo corpo perfeito, pela beleza que está a toda hora estampada nas capas de revistas. Este é um drama criado pela ditadura das agências de modelo e dos folhetins adolescentes. A obra aborda, de forma objetiva e clara, com uma linguagem ágil e jovem, esse problema atual que atinge muitos jovens de nosso país. Num gostoso ambiente escolar, os heróis desta empolgante história irão descobrir os verdadeiros valores da vida.

Saiba Mais

Química Em Casa

Breno Pannia Esposito

O homem moderno preocupa-se cada vez mais com sua saúde e sua qualidade de vida. Prova disso é a busca cada vez mais difundida por uma alimentação natural, baseada em frutas, verduras e cereais sem agrotóxicos, isto é, sem "química". Mas será que a "química" é realmente tão prejudicial à saúde? Afinal, algumas substâncias totalmente artificiais salvam diariamente milhares de vidas. De modo claro e objetivo, esta obra procura levar os leitores a refletir sobre a presença da química em nosso dia a dia. Para tanto, a obra relata fatos muitas vezes curiosos, sempre procurando relacionar essa ciência com higiene, beleza, moda, alimentação, enfim, com boa parte do mundo que nos cerca.

Saiba Mais

Redações Perigosas

Telma Guimarães Castro Andrade

Rosemeire pede a seus alunos que escrevam redações sobre suas férias. Os textos, além de abordar importantes questões próprias do atual universo adolescente — gravidez, trabalho, drogas —, revelam algumas informações "perigosas", que envolvem a jovem professora com o mundo do crime.

Saiba Mais

Redações Perigosas Ii, A Fome

Telma Guimarães Castro Andrade

A vida da professora de História Rosemeire parecia estar entrando nos eixos: a nova rotina de aulas em um colégio particular, o concurso de redação sobre o tema “fome”, do qual seus alunos participam, o trabalho de leitura crítica para a editora que publicaria as redações vencedoras... Mas, muitas vezes, a calmaria precede a tempestade, e o que parecia ser apenas um trabalho de correção de textos desencadeia uma série de descobertas que a lançam em investigações e situações perigosas. Leitura instigante, este livro possibilita a reflexão e o olhar crítico a respeito de questões contundentes, como a desigualdade social, a fome e a corrupção.

Saiba Mais

Rio De Janeiro, Capital Do Reino

Ilmar Rohloff De Mattos / Luis Affonso S. De Albuquerque / Selma Rinaldi De Mattos

A transferência da corte portuguesa para o Brasil, em 1808, transformou a vida do Rio de Janeiro. O dia a dia nas ruas, casas e igrejas, revelando a mistura dos costumes introduzidos pela nobreza recém-desembarcada e dos hábitos característicos de uma sociedade escravista, é discutido nesta obra, em linguagem acessível e atraente.

Saiba Mais

Rio Vivo, Rio Morto

Tânia Alexandre Martinelli

Beatriz não consegue lembrar onde colocou seu CD-ROM de jogos superlegais que acabara de ganhar. Procura no quarto, vasculha suas coisas, pergunta para a mãe, para o pai, para a irmã, e nada. Simplesmente tinha desaparecido. Impossível. Mas e se dona Edite guardou seu CD-ROM, quem sabe, no guarda-roupa da sua mãe, pensando que era dela? Aproveitando que os pais estavam assistindo ao noticiário na sala, Beatriz entra no quarto deles e inicia sua busca. Não encontra o CD-ROM, mas sim uma foto que a deixa maravilhada: uma moça bonita de chapéu, em um barco, em meio a uma paisagem deslumbrante. Mas, para sua surpresa, esse rio não mais existia. O que teria acontecido com ele?

Saiba Mais

Rita Está Crescendo

Telma Guimarães Castro Andrade

Rita está crescendo... Um sufoco: a primeira menstruação, as espinhas no rosto, os nervos e a ansiedade dando cambalhotas, e mais tudo a que se tem direito nesse período em que, pelo que dizem por aí, já somos grandinhos demais para continuar fazendo certas coisas e ainda não o bastante para fazer outras... Neste livro, Rita vive esses anos agitados em que tanta coisa tem de ser decidida e, por meio de um diário, nos conta todos os seus segredos, sonhos, medos... É no registro desse dia a dia que a gente pode ver Rita sendo feliz, sofrendo, errando, acertando, aprendendo. Em uma palavra: crescendo.

Saiba Mais

Rita-Você-É-Um-Doce

Telma Guimarães Castro Andrade

Nesta obra, o universo adolescente é resgatado nas divertidas situações relatadas por Rita em seu diário. Espontânea, irônica e de bem com a vida, essa garota encara seus problemas cotidianos de forma a inspirar jovens leitores em seu processo de crescimento. Este livro possui Guia do Professor.

Saiba Mais

Saci-Pururuca

Telma Guimarães Castro Andrade

Os pais de Pururuca sempre lhe diziam para não dar atenção ao saci, se o encontrasse. Tantas recomendações despertaram a curiosidade do garoto, que um dia resolveu se disfarçar de saci e esperar na mata pelo menino de uma perna só. E não é que ele apareceu? E, ainda por cima, acreditou que Pururuca era seu primo! Junto com os outros membros da família, eles aprontaram a maior confusão numa festa da cidade. Mas o saci era muito esperto mesmo, e no Dia do Folclore acabou passando a perna em Pururuca.

Saiba Mais

Sonhar É Possível?

Giselda Laporta Nicolelis

Em um casarão antigo, transformado em cortiço, moram diversas famílias em cômodos apertados, sem as mínimas condições de segurança e higiene. Nesse espaço hostil, os moradores lutam duramente pela sobrevivência, às vezes quase perdendo as esperanças de um futuro digno. Em meio a tantas dificuldades, seria possível sonhar com uma vida melhor?

Saiba Mais