Faça parte da nossa comunidade de apaixonados por literatura e leve o Coletivo Leitor para a sua escola!

Fale com nossos especialistas

Conheça Nosso Acervo

No Coletivo Leitor você encontra centenas de títulos de literatura e informativos infantojuvenis. São obras dos selos Ática, Atual, Caramelo, Scipione, Formato e Saraiva, cuidadosamente selecionadas para atender aos leitores e proporcionar experiências inesquecíveis.

Ano escolar

BNCC

Categoria

Categoria de sequência

Conteúdo da categoria

Datas

Eixo de sequência

Gênero

Livro temático

Meus livros Anglo

Nav Menu

Perfil

Questionário

Segmento

Tag post

Tema WP

Zekeyê E A Música

Nathalie Dieterlé

Para fazer chover, o povo da aldeia de Zekeyê toca, canta e dança. O menino quer tocar também, mas não alcança os tambores. Então, faz seu próprio instrumento, com um som tão pequeno quanto ele... Todo mundo ri. A chuva chega e, com ela, muitos mosquitos. Para acabar com eles, os sábios sugerem encher a aldeia de sapos. Depois, para eliminar os sapos, o feiticeiro decide trazer serpentes. E, assim, o problema vai mudando. Quem acha a solução definitiva é Zekeyê, com sua música e astúcia.

Saiba Mais

Zekeyê E Os Olhos Da Noite

Nathalie Dieterlé

Maína é uma menina cega, amiga de Zekeyê. Numa tarde, as crianças decidem ir à cachoeira e se recusam a levar a garota, porque teriam de ir mais devagar para ajudá-la pelo caminho. Zekeyê fica com a amiga. Eles brincam pra valer e só param quando cai uma tempestade. Mas as outras crianças não retornam, pois a chuva e a escuridão as impedem de achar o caminho de volta. Como Maína tem os sentidos aguçados, Zekeyê e a menina resolvem resgatar os amigos. Ao encontrá-los, eles estão encurralados por um leão. Com coragem e inteligência, a dupla salva a turma.

Saiba Mais

Zekeyê Vai À Escola

Nathalie Dieterlé

Zekeyê vai sozinho à escola pela primeira vez. Sua avó recomenda que ele não saia do caminho. Mas Zekeyê não resiste e para a fim de brincar com os macaquinhos. Depois, aperta o passo para compensar o atraso. Porém, fica curioso para explorar a mata e se atrasa ainda mais. De novo na estrada, o garoto depara com pássaros presos pedindo socorro. Zekeyê não pode parar, mas seu coração fala mais alto e ele liberta as aves. Agora, ele está mesmo atrasado! As aves levam o menino até a escola. Ainda assim, ele é penalizado pelo atraso, só que Zekeyê consegue se sair bem no final.

Saiba Mais

Zero A Zero

Tadeu Pereira

A vida de Rodrigo nunca foi fácil. No entanto, a vontade de vencer e de tornar-se um jogador profissional sempre o motivou a lutar. A recompensa chegou cedo. Escolhido pelo técnico para vestir a camisa 10, passou a atuar em partidas decisivas, sendo sempre bem-sucedido. Com o dinheiro dos "bichos" e outras economias, ele comprou uma moto. Porém, jamais poderia imaginar que a máquina tão sonhada seria a responsável por ele ter de abandonar o esporte e viver preso a uma cadeira de rodas.

Saiba Mais

Zero Zero Alpiste

Mirna Pinsky

Daniel recebeu o apelido de Zero Zero Alpiste porque tem as bochechas rosadas e cobertas de sardas. Ele não gosta que o vejam chorando, pois um dia o pai lhe disse que "homem não chora". Mas ele vive uma aventura com uma flor que lhe mostra não só que homem chora como também que homem deve e precisa chorar de vez em quando.

Saiba Mais

Zezinho, O Dono Da Porquinha Preta

Jair Vitória

Seo Odilo, o pai de Zezinho, decidiu vender Maninha, a porquinha da cor da noite, que o filho tinha criado desde leitoinha. Porém, para não se afastar de seu animal de estimação, o corajoso Zezinho está disposto a enfrentar tudo o que for preciso. E nessa luta para preservar sua mascote, o garoto arma inúmeras confusões e tem de lidar com a dura repreensão paterna, mas também faz muitas descobertas e aprende a enxergar a vida de uma maneira diferente. Zezinho, o dono da porquinha preta é uma aventura que desde a década de 1980 mostra ao leitor o que é uma amizade verdadeira.

Saiba Mais

Zumbi, O Menino Que Nasceu E Morreu Livre

Janaína Amado

Ele havia nascido livre. Corria solto pela mata, subia em árvores, lutava capoeira e empinava pipas coloridas. Um dia, porém, foi capturado. Levado para longe de tudo e de todos, para um lugar totalmente desconhecido. No entanto, esse menino nunca se esqueceu de sua gente. Logo que teve uma chance, fugiu. Por meio da história de Zumbi dos Palmares, acompanhamos a história de um povo contra a escravidão e sua luta incansável pela liberdade. Um dia, o menino que nasceu livre, que foi capturado e que mesmo assim voltou para seu povo, lutando até o fim, se tornaria o líder pelo respeito ao ser humano e pela preservação dos valores pessoais.

Saiba Mais