Faça parte da nossa comunidade de apaixonados por literatura e leve o Coletivo Leitor para a sua escola!

Fale com nossos especialistas

Conheça Nosso Acervo

No Coletivo Leitor você encontra centenas de títulos de literatura e informativos infantojuvenis. São obras dos selos Ática, Atual, Caramelo, Scipione, Formato e Saraiva, cuidadosamente selecionadas para atender aos leitores e proporcionar experiências inesquecíveis.

Ano escolar

BNCC

Datas

Gênero

Livro temático

Segmento

Meu Outro Eu

Marcelo Duarte

Ao fazer uma pesquisa para a escola, Rodrigo acaba se envolvendo em uma perigosa trama na qual crianças são substituídas por robôs inteligentes. Quando um deles assume seu lugar, o garoto descobre quanto ama sua família.

Saiba Mais

Meu Pai Ag'Wã - Lembranças Da Casa De Conselho

Yaguarê Yamã

O escritor, já adulto, volta à aldeia onde cresceu para reviver seus tempos de criança. Lembra do contato com a natureza, das brincadeiras e, sobretudo, da vivência com o seu pai. Enquanto fala do velho Ag'wã, ele vai mostrando ao leitor um pouco da cultura indígena, seus costumes, suas crenças e língua, em uma delicada e comovente narrativa sobre a relação afetuosa de pai e filho.

Saiba Mais

Meus Heróis Não Viraram Estátua

Luiz Bolognesi, Pedro Puntoni

A obra traz à tona a pluralidade das verdades históricas e os conflitos de heróis brasileiros. O texto convida o leitor a refletir sobre sua própria realidade e a escolher seus próprios heróis. O documentário Lutas.doc acompanha o livro e traz a opinião de historiadores e formadores de opinião sobre momentos da História nacional.

Saiba Mais

Meus Porquinhos

Audrey Wood

Neste novo livro da coleção Aventuras pelo mundo, o jornalista Airton Ortiz embarca para a Cidade Eterna, para revelar um pouco mais deste lugar cheio de história e conhecido por suas delícias gastronômicas

Saiba Mais

Meus Rios

Angela Leite De Souza

Angela Leite redescobre a Cidade Maravilhosa: o Jardim Botânico, o Corcovado, o Pão de Açúcar, a Floresta da Tijuca, as praias, os parques ; passeios obrigatórios e inesquecíveis. De forma lúdica, a autora, que se autointitula mineirioca, resgata, com sua poesia, a beleza do Rio de Janeiro que fica escondida pela violência do cotidiano. Para ilustrar os poemas, Angela usou uma variação da técnica que vem desenvolvendo há mais de vinte anos: a colagem com tecidos e bordado, com suas infinitas possibilidades.

Saiba Mais

Minha Chupeta Virou Estrela

Januária Cristina Alves

Pedro vivia com sua chupeta verde, mas, após um pequeno acidente, precisou abrir mão dela para não perder seu dente. Esse livro conta como o pequeno garoto enfrentou uma escolha difícil e desafiadora, com a ajuda da família e um pouco de fantasia e imaginação.

Saiba Mais

Minha Ilha Maravilha

Marina Colasanti

São 35 poemas, a maioria com versos curtos e poucas estrofes. Poucas palavras, muito significado. Usando com astúcia os recursos poéticos (sonoridade, cadência, rima, figuras de linguagem, entre outros), a poeta reuniu nesta 'ilha' pequenas cenas do cotidiano, observações, visões e sensações. Tudo banhado de ludicidade e com um toque de fantasia.

Saiba Mais

Minha Irmã Severina

Cristina Porto

Nos livros da Coleção Serafina, a personagem escreve, conta coisas de sua vida, inventa histórias, faz surpresas para os amigos e ainda estimula as crianças a ler e escrever. O problema é que, muito ocupada com as próprias invenções, Serafina acompanhou tão pouco os dias da irmã mais nova que nem notou a dificuldade dela para aprender a falar. Arrependida e decidida a ajudá-la, a mais faladeira da casa resolve então escrever um caderno de histórias especialmente dedicado à pequena Severina. Assim, a obra celebra os quarenta bem-sucedidos anos de literatura de Cristina Porto e de Serafina, marcados pela parceria de sucesso da coleção com o ilustrador Michele Iacocca.

Saiba Mais

Missão No Oriente

Luiz Puntel

Mônica vai para o Japão trabalhar e conhecer a cultura de seus antepassados. Antes de partir, recebe de seu pai uma missão que poderá mudar seus planos.

Saiba Mais

Mistério No Castelo Toca Do Lobo

Friedrich Scheck

Por que as valiosas peças de um castelo estão sumindo? Para descobrir, Zás-Trás, Lisa e Watson vão se aventurar em salas, torres e passagens secretas.

Saiba Mais

Mitos Africanos

Gary Jeffrey

Neste livro, o leitor tem a chance de conferir um pouco da tradição oral africana que remonta a tempos imemoriais. As lendas reunidas explicam como o mundo foi criado e contam fábulas de personagens trapaceiros e de animais que falam.

Saiba Mais

Mitos Gregos

Rob Shone

Este volume apresenta informações sobre a cultura grega da Antiguidade, que legou à civilização ocidental a base de sua cultura. São três mitos importantes, adaptados para os quadrinhos: Jasão e os argonautas, O voo de Ícaro e Os trabalhos de Hércules.

Saiba Mais

Molecagens Do Vovô

Márcio Trigo

Avô e neto têm paixão pelas brincadeiras de criança e pela vida. Mas a família não aceita o comportamento do avô, que é quem mais apronta.

Saiba Mais

Mundo De Coisas

Marcelo Xavier

Objetos do cotidiano, que fazem parte da nossa vida e que, aparentemente, pouco significam, são as verdadeiras personagens do livro. A escolha desses objetos para compor um museu particular delineia o perfil do dono e estimula o leitor a montar, ele também, o seu próprio museu. Com a técnica cada vez mais apurada de moldar em massa plástica, as ilustrações tridimensionais ampliam e iluminam o sentimento do narrador.

Saiba Mais

Ninguém Sabe O Que É Um Poema

Ricardo Azevedo

Neste livro, o escritor brinca com as palavras, explorando seus significados, sons, pesos e ritmos, em 38 poemas sobre amor, violência, pobreza, amadurecimento pessoal, o mistério que são os outros e a própria poesia.

Saiba Mais

Nós E Os Outros - Histórias De Diferentes Culturas

Alcântara Machado, Carolina Maria De Jesus, Edson Rodrigues Dos Passos, Gonçalves Dias, Graciliano Ramos, Ilka Brunhilde Laurito, Índios Ticuna, Lima Barreto, Monteiro Lobato, Paulo Coelho, Pepetela, Yanna Hadatty Mora

Por meio de contos, crônicas, poesias, trechos de romance, etc., autores nacionais e estrangeiros mostram como as diferenças culturais podem gerar conflitos e aproximações.

Saiba Mais

O Alienista

Machado De Assis

Publicada pela primeira vez em 1882, esta obra de Machado de Assis dá margem a vários debates, e muitos deles extrapolam o universo da literatura. Nesse texto (conto ou novela — eis aí uma das questões que se podem debater a partir dessa leitura), Machado trata de questões como os limites entre sanidade e loucura, doença e saúde, ciência e verdade, filosofia e senso comum, norma e desvio. E se pode perguntar: como foi possível abrigar essas discussões em uma obra literária criada quando a teoria psicanalítica de Freud ainda estava em pleno processo de produção? O fato é que o sensível observador dos sentimentos e incoerências humanas que foi Machado de Assis, a partir da personagem principal dessa história, o cientista Simão Bacamarte, discute essas questões centrando-as numa pequena vila, Itaguaí. É lá que Bacamarte, depois de ter estudado na Europa, decide abrir uma casa de saúde, para cuidar de loucos ou alienados mentais, conforme se dizia na época. Sua obsessão pelo rigor científico, sua crença indiscutível no saber da ciência, levam-no a tal extremo que já não se sabe se os loucos são os que estão fora ou dentro da casa de saúde, uma vez que esta acaba ficando lotada. Daí o relativismo dos conceitos, a ironia em relação ao raciocínio cientificista que dominava o pensamento do século XIX. E, sobretudo, a lição do analista descrente dos modismos, ainda que os adote quando necessário, de que é preciso certo distanciamento e boa dose de arte ao calcular os pesos e as medidas dos opostos em diversas situações da vida. Em sua obra, Machado de Assis mesclou uma visão romântica do mundo e das relações humanas a outra, crua, pessimista e calculista. Transitou de uma perspectiva à outra ao longo de sua produção literária, mas sempre deixando algumas pitadas da que não estava em evidência. Passou assim da concepção idealista à pessimista, mas é possível em suas obras encontrar marcas das duas, ainda que sutis. Esta obra, que faz parte de sua produção da maturidade, é um bom texto para introduzir o leitor nessa discussão.

Saiba Mais

O Ateneu

Raul Pompeia

Sérgio está prestes a enfrentar a educação repressora do famoso internato Ateneu. Lá, ele terá de lidar com a brutalidade dos colegas e do diretor, superando a falta da família e o recém-abandonado universo infantil. As marcas desse mundo constritor permanecerão nas lembranças do adulto, que escreve melancolicamente suas memórias. Nessa narrativa a um só tempo doce e amarga, Raul Pompeia traça um retrato impressionista do processo de formação da individualidade flagrado em seus momentos mais decisivos.

Saiba Mais