Faça parte da nossa comunidade de apaixonados por literatura e leve o Coletivo Leitor para a sua escola!

Fale com nossos especialistas

Conheça Nosso Acervo

No Coletivo Leitor você encontra centenas de títulos de literatura e informativos infantojuvenis. São obras dos selos Ática, Atual, Caramelo, Scipione, Formato e Saraiva, cuidadosamente selecionadas para atender aos leitores e proporcionar experiências inesquecíveis.

Ano escolar

BNCC

Categoria

Categoria de sequência

Conteúdo da categoria

Datas

Eixo de sequência

Gênero

Livro temático

Meus livros Anglo

Nav Menu

Perfil

Questionário

Segmento

Tag post

Tema WP

Histórias De Vai E Vem 2

Angela Leite De Souza

A proposta deste segundo volume, também acompanhado de um CD, é continuar a desenvolver a musicalidade e a capacidade de memorização dos leitores de forma lúdica, pois saber cantar as sequências sem errar pode ser um jogo divertido para qualquer número de participantes. O CD e as imagens criadas por Luiz Maia tornam ainda mais fácil e prazeroso o exercício de guardar a letra de cada história-canção.

Saiba Mais

Histórias Divertidas

Fernando Sabino, Artur Azevedo, Machado De Assis, Stanislaw Ponte Preta, Lima Barreto, Luís Fernando Veríssimo, Aluísio Azevedo, Moacyr Scliar

Organizado por José Paulo Paes, este é um livro para ler e reler sempre que se precisar de uma boa dose de humor.

Saiba Mais

Histórias Do Modernismo

Mário De Andrade, Antônio De Alcântara Machado, Marques Rebelo, João Alphonsus, Aníbal Machado

Este livro reúne cinco contos de autores consagrados da literatura brasileira do período modernista. Em Nízia Figueira, sua criada, uma mulher passa pela vida sem ser notada. Apólogo brasileiro sem véu de alegoria narra as consequências de uma revolta num trem. Na rua Dona Emerenciana mostra o cotidiano de uma família do subúrbio. Em Galinha cega, um homem dedica cuidados extremos a uma galinha. O rato, o guarda-civil e o transatlântico tratam da chegada de um navio à orla carioca.

Saiba Mais

Histórias Para Sonhar Acordado

João Anzanello Carrascoza

Coletânea de contos publicados na revista Nova Escola e outras revistas do mesmo gênero entre 1990 e 2001, e de narrativas escolhidas pelo autor entre as que ouviu do pai na infância. Esta antologia apresenta histórias curtas com finais inesperados.

Saiba Mais

Horror, Humor & Quadrinhos

Heloisa Prieto

Martim vive em apuros, porque é perseguido por um trio de encrenqueiros da escola. Um dia, ele é acusado injustamente de estragos no colégio e, então, começa a criar histórias em quadrinhos para denunciar as maldades dos colegas.

Saiba Mais

Incrível eu

Jean Galvão

Sabrina tem mãos especiais, que sabem a língua dos sinais. Ela é a incrível eu. O nariz de Marcelo é o tal, respira e segura óculos de grau. Ele é o incrível eu. Da cabeça aos pés, todos os personagens deste livro são incrível eu, todos têm um superpoder.

Saiba Mais

Iracema

José De Alencar

Neste romance, José de Alencar faz uma alegoria da fundação do Ceará, resultando em uma obra essencial do indianismo. A potiguara Iracema, a "virgem dos lábios de mel", encontra nas florestas da orla cearense o português Martim. É o início de um conturbado amor proibido que revela, com lirismo e aventura, a contradição e o embate entre civilizações.

Saiba Mais

João E O Pé De Feijão

Irmãos Grimm

Por estar passando necessidade, a mãe de João pede que ele venda o único bem que lhes resta: uma vaca. Mas em vez de moedas de ouro, João leva para casa sementes de feijão. O que ele não sabe é que esses feijões vão acabar mudando completamente a vida deles...

Saiba Mais

Lucíola

José De Alencar

Ela, uma das cortesãs mais famosas do Rio de Janeiro. Ele, um rapaz recém-chegado à cidade. Atingida por uma paixão arrebatadora, a sensual Lúcia obedecerá a moral burguesa ou realizará seu amor pelo jovem Paulo? Os costumes da sociedade brasileira do século XIX são pano de fundo para que José de Alencar crie uma das maiores heroínas femininas da literatura brasileira.

Saiba Mais

Mano Descobre A Liberdade

Gilberto Dimenstein, Heloisa Prieto

Em uma narrativa gostosa e emocionante, Mano descobre o passado surpreendente de seu avô e aprende o verdadeiro sentido da palavra "liberdade".

Saiba Mais

Manual De Sobrevivência Familiar

Ivan Jaf

Esta obra é certamente uma narrativa que tem muito da memória do autor, Ivan Jaf. Já bastante conhecido entre os leitores de livros infantojuvenis, ele nos leva a uma viagem sentimental pela infância e adolescência de um garoto, por meio de um texto divertido, em que faz uso primoroso de muita ironia. Essa viagem atravessa os primeiros anos da infância, em que a criança aprende a falar e a controlar seu corpo e chega até os primeiros passos em direção a uma relação amorosa e ao reconhecimento da própria identidade. Arguto, inteligente e dono de um olhar refinado e perspicaz, o narrador-personagem tenta responder às seguintes perguntas: como sobreviver ao amor e às neuroses familiares?; como sobreviver aos anos desajeitados da adolescência, quando temos de usar óculos e aparelhos ortodônticos, quando a menina de que gostamos nos ignora, quando a família sufoca e também não entende nada do que se passa conosco? Além de engraçada, a obra apresenta uma visão terna e crítica dos “fatos da vida”.

Saiba Mais

Marília De Dirceu, Cartas Chilenas

Tomás Antônio Gonzaga

Esta edição comentada reúne os melhores momentos de criação poética de Tomás Antonio Gonzaga: o lirismo suave, e por vezes doloroso, de Marília de Dirceu e a sátira política de Cartas chilenas.

Saiba Mais

Marquinhos No Lugar-Nenhum

Leila Norberto

A bola do time cai no quintal de uma casa abandonada. Marquinhos vai buscá-la e descobre uma passagem para um bosque imenso, onde conhece Flora, uma moça transparente. Apesar de achar o lugar lindo, o menino quer voltar para casa, mas, para isso, terá de fazer várias coisas de que não gosta: comer quiabo, lavar as orelhas, estudar matemática...

Saiba Mais

Memórias De Um Sargento De Milícias

Manuel Antônio De Almeida

Manuel Antônio de Almeida conta a história de Leonardo, filho de imigrantes portugueses que moram no Rio de Janeiro, na época de dom João VI. A narrativa envolve o leitor nas peripécias e intrigas desse herói meio malandro, garoto terrível durante a infância, sempre salvo das dificuldades pelos padrinhos. Depois, em sua adolescência, acompanhamos seus amores com a dengosa Vidinha, suas malandragens com o truculento major Vidigal, chefe de polícia, e sabemos de seu namoro com Luisinha, de sua prisão pelo major e dos consequentes acontecimentos. Construindo um panorama do cotidiano das pessoas pobres do Rio de Janeiro no século XIX, em vez de focar a narrativa na sociedade mais abastada, como era comum entre os autores da época, Manuel Antônio de Almeida abre um caminho para a literatura do século XX, dando voz aos malandros e outras personagens do povo brasileiro.

Saiba Mais

Memórias Póstumas De Brás Cubas

Machado De Assis

A publicação desta obra não só inaugura o Realismo no Brasil, como inicia a etapa mais complexa da obra de Machado de Assis. Com ela, aprofunda-se a sua análise da realidade e refina-se a sua linguagem, sendo considerada a obra que prenuncia algumas técnicas da literatura moderna.

Saiba Mais

Menina Bonita Do Laço De Fita

Ana Maria Machado

Uma linda menina negra desperta a admiração de um coelho branco, que deseja ter uma filha tão pretinha quanto ela. Cada vez que ele lhe pergunta qual o segredo de sua cor, ela inventa uma história. O coelho segue todos os ´conselhos´ da menina, mas continua branco.

Saiba Mais

Meu Livro De Folclore

Ricardo Azevedo

Esta premiada coletânea reúne contos, ditados, adivinhas, trava-línguas, personagens e outras manifestações do nosso folclore. Uma obra que chama a atenção para a literatura oral brasileira, acompanhando a criança na descoberta desse rico universo cultural.

Saiba Mais

Meu Nome É Parvana - Outras Histórias De Uma Garota Afegã

Deborah Ellis

No terceiro título da trilogia da menina Parvana, a valente garota afegã recomeça a vida junto com a mãe e os irmãos. Após a queda do Talibã, depois de ter perdido o pai e ter ido parar em um campo de refugiados, a família da menina decide construir uma escola só para moças. Mas eles acabam enfrentando o preconceito dos aldeões que não aceitam que mulheres estudem. Parvana continua a superar desafios para tentar sobreviver e para manter a família unida, ao mesmo tempo em que busca na leitura de romances e livros de poesia uma fuga para a vida tão sofrida. Escrito pela premiada autora canadense Deborah Ellis, a partir de relatos ouvidos no Afeganistão, Meu nome é Parvana encerra a trilogia sobre a comovente história de uma menina afegã.

Saiba Mais