Faça parte da nossa comunidade de apaixonados por literatura e leve o Coletivo Leitor para a sua escola!

Fale com nossos especialistas

Conheça Nosso Acervo

No Coletivo Leitor você encontra centenas de títulos de literatura e informativos infantojuvenis. São obras dos selos Ática, Atual, Caramelo, Scipione, Formato e Saraiva, cuidadosamente selecionadas para atender aos leitores e proporcionar experiências inesquecíveis.

Ano escolar

BNCC

Datas

Gênero

Livro temático

Segmento

A Última Árvore Do Mundo

Lalau E Laurabeatriz

Um dia, uma arvore se vê sozinha no mundo. Mas nem por isso deixa de seguir em frente com sua vida. Ela continua a dar frutos, flores e abrigo a todos que vivem em sua volta.

Saiba Mais

A Vaca Mimosa E A Mosca Zenilda

Sylvia Orthof

Mimosa é tão linda que Zenilda decide ficar por perto para ver se fica bonita também. Mas a mosca incomoda demais! Zune na orelha e deixa Mimosa vesga ao parar bem no meio do nariz dela!

Saiba Mais

A Vida Naquela Hora

João Anzanello Carrascoza

Este livro reúne oito contos delicados que tratam de experiências, descobertas e aprendizados do ser humano, ao longo do tempo. Em histórias poéticas, o escritor descortina as transformações íntimas de seus personagens. E, ao mesmo tempo, leva o leitor a refletir sobre o real significado de amadurecer.

Saiba Mais

A Vida No Escuro

Tânia Alexandre Martinelli

A história de Fabiano, um garoto que, levado pela curiosidade, experimenta um cigarro de maconha que seu primo lhe oferece e vai aos poucos entrando no mundo das drogas, arrastando sua família para o escuro. Com belíssimas ilustrações que dialogam com o texto, A vida no escuro mostra o tatear de um jovem no mundo sombrio dos entorpecentes e as terríveis consequências que se espalham no meio familiar, escolar, social e - o mais grave - dentro do próprio adolescente: a devastação emocional, que varre e transforma tudo.

Saiba Mais

A Vitória Da Infância

Fernando Sabino

Sabino conta as travessuras, narra os fatos curiosos e também as vivências marcantes dos que ainda são pequenos e o comportamento daqueles que cresceram, mas continuam fascinados pela magia do universo infantil.

Saiba Mais

A Volta Ao Mundo Em Oitenta Dias

Júlio Verne

No romance mais movimentado de Júlio Verne, um inglês sério e enigmático compromete todo o seu dinheiro em uma aposta inusitada: empreender uma viagem ao redor do mundo em exatos oitenta dias, levando consigo apenas uma bolsa e um empregado recém-contratado. Em meio a situações fantásticas e aventuras incríveis, os dois conhecem e se envolvem com pessoas de várias partes do mundo, enfrentam tempestades marítimas, fanáticos religiosos, sabotagens, ataques de índios e de lobos famintos e conhecem lugares inesquecíveis. Dispondo dos mais diferentes meios de transporte para essa empreitada – desde barcos e trens até elefante e trenó a vela –, será que Phileas Fogg vai conseguir vencer a aposta?

Saiba Mais

Abrindo Caminho

Ana Maria Machado

Abrindo caminho mostra personagens do passado, gente de verdade que conseguiu transformar obstáculo em caminho, inimigo em amigo, fim em começo. Quantos caminhos foram abertos! E quantos caminhos existem ainda por abrir.

Saiba Mais

Acontece Na Cidade

Carlos Eduardo Novaes, Ferreira Gullar, Ignácio De Loyola Brandão, Ivan Angelo, Lourenço Diaféria, Luís Fernando Veríssimo, Marcos Rey, Marina Colasanti, Millôr Fernandes, Moacyr Scliar, Stanislaw Ponte Preta, Walcyr Carrasco

Nesta obra, autores da literatura brasileira contemporânea retratam a vida nos grandes centros urbanos. As 30 crônicas aqui reunidas traçam um painel das cidades, com suas múltiplas facetas e seus mais variados personagens.

Saiba Mais

Acorda, Rubião! Tem Fantasma No Porão!

Lilian Sypriano

Liloca Gatoca de tudo tem medo, e isso não é segredo. Vive atazanando a vida de todo mundo da Casa Amarela dizendo que vê alma penada. Vê fantasma, escuta vozes e barulho de corrente... com Liloca é preciso ser muito paciente, porque toda hora ela grita, mostrando o quanto fica aflita. Haja assombração! Então, acorda, Rubião! Tem fantasma no porão!

Saiba Mais

Açúcar Amargo

Luiz Puntel

A vida dos boias-frias é de trabalho pesado... Mas a jovem Marta vai atrás de seus sonhos e não desiste de estudar e de se apaixonar. Aos poucos, ela entende que a luta social é necessária para obter seus direitos.

Saiba Mais

Adivinhe Quem Vem Para Assustar

Maurício Veneza

Desanimados com o mundo atual, quatro seres encantados se reúnem para conversar: o Saci, a Cuca, o Curupira e a Boiuna. Já não assustam mais ninguém, não conseguem transitar em paz pelas matas nem defender seu território, a natureza. Um monstro muito mais eficiente e assustador faz coisas de arrepiar cabelo da sola do pé. Vive diante da televisão, joga lixo em todo lugar, derruba matas, polui rios, usa armas perigosas: o homem, que, com seu comportamento predador, destrói o meio ambiente e atropela encantos... O texto aborda personagens do nosso folclore sem se limitar a recontar as histórias já existentes.

Saiba Mais

Agora Ou Nunca

Anna Catharina Siqueira

Bárbara sonha em ser jornalista, mas sua família não tem como financiar seus estudos. Até que surge a chance de ela conseguir dinheiro: a carreira de modelo. A obra aborda a bulimia e a rotina das modelos.

Saiba Mais

Aladim E A Lâmpada Maravilhosa

Edson Rocha Braga

Aladim vive com a mãe no interior da China. Um dia, recebe a visita de um desconhecido que diz ser seu tio. Este homem é, na verdade, um feiticeiro que sabe da existência de uma lâmpada com um gênio aprisionado. Mas só Aladim poderia entrar em uma misteriosa caverna e pegar essa lâmpada. A partir daí, a vida do herói transforma-se em uma saga de aventuras.

Saiba Mais

Alberto - Do Sonho Ao Voo

José Roberto Luchetti

Desde criança, Santos-Dumont acreditou que o homem podia voar. Mestre em fazer e empinar pipas, o garoto tinha enorme interesse por máquinas e engenhocas. Depois de crescido, mudou-se para Paris e lá se dedicou a construir "máquinas de voar". Do sonho ao voo foi uma questão de tempo.

Saiba Mais

Alberto Caeiro - Poemas Completos

Fernando Pessoa

“A obra de Caeiro representa a reconstrução integral de paganismo, na sua essência absoluta, tal como nem os gregos nem os romanos, que viveram nele e por isso o não pensaram, o puderam fazer. A obra, porém, e o seu paganismo, não foram nem pensados nem até sentidos: foram vividos com o que quer que seja que é em nós mais profundo que o sentimento ou a razão.” Assim Ricardo Reis, heterônimo de Fernando Pessoa, descreve a obra de Alberto Caeiro, outro heterônimo e mestre de todas as facetas do poeta português que extrapolou o Modernismo e as fronteiras da península para nos encantar e nos fazer refletir. No prefácio que apresenta a obra de Caeiro, Ricardo Reis ainda ressalta a simplicidade e a não participação dos valores culturais da sociedade do seu tempo na produção desse homem do campo: “Ignorante da vida e quase ignorante das letras, quase sem convívio nem cultura, fez Caeiro a sua obra por um progresso imperceptível e profundo [...] um progresso de sensações, ou, antes, de maneiras de as ter, e uma evolução íntima de pensamentos derivados de tais sensações progressivas”.

Saiba Mais

Alfabeto De Histórias

Gilles Eduar

Para cada letra do alfabeto, Gilles eduar criou uma história engraçada e cheia de brincadeiras. Os textos curtos trazem o máximo de palavras com a letra em questão, sempre mostrando bichos em situações fora do comum. além disso, o autor propõe atividades para o leitor interagir com o livro e relacionar texto e imagem.

Saiba Mais

Alice no País das Maravilhas

Edy Lima, Lewis Carroll

Alice está no jardim de sua casa quando um coelho branco passa correndo e gritando que está atrasado. Curiosa, ela resolve segui-lo e vai parar no País das Maravilhas. Nesse lugar onde tudo pode acontecer, Alice encontra várias criaturas fantásticas, que dão à menina muito que pensar.

Saiba Mais

Alice No País Das Maravilhas

Lewis Carroll

Alice no País das Maravilhas foi escrito em 1862 para ser dado como presente de Natal a uma menina chamada Alice. O autor, Charles Dodgson (que adotou o pseudônimo Lewis Carroll, pelo qual se tornou famoso), era um professor de matemática fascinado pela lógica, e escreveu uma história repleta de brincadeiras com o sentido das palavras - e das coisas. Nesta edição, as originais soluções encontradas pela tradutora Ana Maria Machado e as ilustrações de Thales Molina dão um sabor bem brasileiro a este clássico da literatura, uma história que há mais de um século diverte leitores de todas as idades.

Saiba Mais