Faça parte da nossa comunidade de apaixonados por literatura e leve o Coletivo Leitor para a sua escola!

Fale com nossos especialistas

Conheça Nosso Acervo

No Coletivo Leitor você encontra centenas de títulos de literatura e informativos infantojuvenis. São obras dos selos Ática, Atual, Caramelo, Scipione, Formato e Saraiva, cuidadosamente selecionadas para atender aos leitores e proporcionar experiências inesquecíveis.

Ano escolar

BNCC

Categoria

Categoria de sequência

Conteúdo da categoria

Datas

Eixo de sequência

Gênero

Livro temático

Meus livros Anglo

Nav Menu

Perfil

Questionário

Segmento

Tag post

Tema WP

Adolescência

Guila Azevedo

A proposta deste livro é ajudar o adolescente a se conhecer e a perceber seus anseios, facilitando a compreensão das mudanças que ocorrem em seu corpo e em sua personalidade. Namoros, hormônios e drogas são alguns dos temas tratados.

Saiba Mais

Adote Um Amigo

Lino De Albergaria

Qual criança nunca sentiu, pelo menos uma vez, vontade de ter um animal de estimação? Pois é sem querer que Babe acaba indo parar nos braços de Igor. E tudo por causa de um certo anúncio e de uma estranha mulher. Essa e as outras aventuras pelas quais passam só estão começando. Com as irreverentes ilustrações de Orlando, esta obra mostra a bonita relação de amizade e cuidado entre as pessoas, crianças ou adultos, e os seus bichos queridos.

Saiba Mais

Afinal, Hilário Era Mesmo O Tal?

Lilian Sypriano

Liloca está furiosa por desconhecer a chegada de um escritor famoso à vizinhança. Justo ela, que sempre sabe de tudo! O tal escritor chama-se Hilário e está morando na casa abandonada perto da Casa Amarela. Ninguém sabe de onde veio. Ele passa a ser visitado pelas vizinhas, e adora receber os presentes e elogios que lhe fazem. Liloca começa a frequentar a casa do escritor. Só fala nele e vive repetindo seus ensinamentos. Rubião, intrigado, resolve investigar, pois, além de um pouco enciumado, acha a história muito estranha.

Saiba Mais

África E Brasil Africano

Marina De Mello E Souza

Este livro traz um consistente panorama da formação do continente e das sociedades africanas, o comércio de escravos para a América e a integração de seus descendentes à nossa sociedade, até a contemporaneidade. A obra apresenta ainda rica iconografia.

Saiba Mais

Áfricas No Brasil

Kelly Cristina Araújo

A partir do século XVI, africanos trazidos como mão de obra escrava exerceram grande influência na formação da identidade brasileira. Neste livro, o leitor conhecerá tradições e costumes dos povos que habitavam a África na época e compreenderá melhor sua importância na constituição da identidade nacional.

Saiba Mais

Agora Ou Nunca

Anna Catharina Siqueira

Bárbara sonha em ser jornalista, mas sua família não tem como financiar seus estudos. Até que surge a chance de ela conseguir dinheiro: a carreira de modelo. A obra aborda a bulimia e a rotina das modelos.

Saiba Mais

Aguenta Firme

Ivan Jaf

No começo do século passado, os imigrantes que chegaram a São Paulo, principalmente italianos, para manter os vínculos sociais em uma terra estranha, criaram todo tipo de associação, geralmente ligadas a esportes, religião ou política. Uma das mais famosas foi o Clube Palestra Itália, que iria se tornar o time do Palmeiras. São Paulo se industrializava rapidamente. As ruas se enchiam de automóveis. Fábricas pipocavam por todo lado. Milhares de estrangeiros tentavam se adaptar e sobreviver. O centro de toda essa ebulição era o famoso Triângulo Histórico da região central da capital, formado pelas ruas Quinze de Novembro, Direita e São Bento. É ali que começam a agir quatro imigrantes italianos, depois de formarem uma associação muito inusitada. Divirta-se com essa história cheia de aventura e humor, ambientada numa reconstituição fiel da cidade de São Paulo. E baseada em fatos reais.

Saiba Mais

Aída

Rosana Rios, Giuseppe Verdi, Antonio Ghislanzoni

No alto Egito, duas mulheres se apaixonam pelo mesmo homem, Radamés, capitão da guarda. De um lado, está Amnesis, filha do faraó, e, do outro, Aída, princesa etíope feita escrava pelos egípcios e por quem Radamés também se apaixona. Aída terá de escolher entre viver seu grande amor com o líder inimigo e se manter fiel a seu pai e sua nação. Uma história de amor e coragem de uma escrava capaz de mudar o destino de dois povos.

Saiba Mais

Alberto - Do Sonho Ao Voo

José Roberto Luchetti

Desde criança, Santos-Dumont acreditou que o homem podia voar. Mestre em fazer e empinar pipas, o garoto tinha enorme interesse por máquinas e engenhocas. Depois de crescido, mudou-se para Paris e lá se dedicou a construir "máquinas de voar". Do sonho ao voo foi uma questão de tempo.

Saiba Mais

Alberto Caeiro - Poemas Completos

Fernando Pessoa

“A obra de Caeiro representa a reconstrução integral de paganismo, na sua essência absoluta, tal como nem os gregos nem os romanos, que viveram nele e por isso o não pensaram, o puderam fazer. A obra, porém, e o seu paganismo, não foram nem pensados nem até sentidos: foram vividos com o que quer que seja que é em nós mais profundo que o sentimento ou a razão.” Assim Ricardo Reis, heterônimo de Fernando Pessoa, descreve a obra de Alberto Caeiro, outro heterônimo e mestre de todas as facetas do poeta português que extrapolou o Modernismo e as fronteiras da península para nos encantar e nos fazer refletir. No prefácio que apresenta a obra de Caeiro, Ricardo Reis ainda ressalta a simplicidade e a não participação dos valores culturais da sociedade do seu tempo na produção desse homem do campo: “Ignorante da vida e quase ignorante das letras, quase sem convívio nem cultura, fez Caeiro a sua obra por um progresso imperceptível e profundo [...] um progresso de sensações, ou, antes, de maneiras de as ter, e uma evolução íntima de pensamentos derivados de tais sensações progressivas”.

Saiba Mais

Além Do Ponto E Outros Contos

Caio Fernando Abreu

Misturando prosa e poesia, o autor revela os impasses de uma geração que sofreu muito, mas também amou muito.

Saiba Mais

Ali-Babá E Os Quarenta Ladrões

Edson Rocha Braga

Os irmãos Cassim e Ali-Babá vivem na Pérsia. Cassim fica rico após receber a herança do sogro; Ali-Babá é um pobre cortador de lenha. Um dia, Ali-Babá encontra o esconderijo onde um bando de quarenta ladrões guarda um tesouro roubado. Começa então sua vida de aventuras.

Saiba Mais

Alice No País Das Maravilhas

Lewis Carroll

Alice no País das Maravilhas foi escrito em 1862 para ser dado como presente de Natal a uma menina chamada Alice. O autor, Charles Dodgson (que adotou o pseudônimo Lewis Carroll, pelo qual se tornou famoso), era um professor de matemática fascinado pela lógica, e escreveu uma história repleta de brincadeiras com o sentido das palavras - e das coisas. Nesta edição, as originais soluções encontradas pela tradutora Ana Maria Machado e as ilustrações de Thales Molina dão um sabor bem brasileiro a este clássico da literatura, uma história que há mais de um século diverte leitores de todas as idades.

Saiba Mais

Alice No País Das Maravilhas

Nilson José Machado, Lewis Carroll

Em uma tarde de verão, Alice deita a cabeça no colo da irmã mais velha, que lê um livro no jardim de sua casa. De repente, um coelho branco passa correndo e gritando que está atrasado. Curiosa, Alice resolve segui-lo e vai parar no País das Maravilhas. Em suas andanças por esse lugar encantado, encontra criaturas fantásticas, a maioria dada a conversas pouco amigáveis, que dão à menina muito o que pensar.

Saiba Mais

Alma De Fogo - Um Episódio Imaginado Na Vida De Álvares De Azevedo

Mario Teixeira

Os estudantes boêmios da Faculdade de Direito investigam assassinatos em série na vila de São Paulo, no século XIX. Álvares de Azevedo e sua turma precisam desvendar esse misterioso caso para tirar o amigo Aureliano Lessa da cadeia e impedir novos crimes. Nesta narrativa ágil, o leitor encontra informações sobre alguns dos mais representativos escritores românticos brasileiros, como o protagonista Álvares de Azevedo, além de Bernardo Guimarães e outros.

Saiba Mais

Almanaque do Brasil nos tempos da Independência

Jurandir Malerba

“Fiel ao espírito necessariamente democrático e inclusivo da educação de qualidade, Jurandir Malerba nos proporciona uma renovada versão dos antigos almanaques. A iniciativa é inovadora não só no formato e nas cores fortes que o projeto gráfico apresenta, como na proposta teórica que carrega. Se os antigos livros do gênero costumavam trazer uma história basicamente engrandecedora, feita por personagens coloniais, masculinos e europeus, no caso desse Almanaque do Brasil nos tempos da Independência ‘a história é outra’. Apresentando todo tipo de evento, documentos escritos e visuais originais, tabelas e outros recursos, este Almanaque é uma verdadeira festa para os olhos e para as mentes. Ele é divertido, instrutivo e plural – coadunado com esses novos tempos que assistiram à entrada de mais agentes sociais na agenda brasileira. Um almanaque do Brasil e para o Brasil, que nos fará compreender uma independência diferente, realizada por todos os povos que, de fato, fizeram a história desse país. Esse um livro funciona como os bons remédios: não tem limite de alcance ou prazo de vencimento. Leia sem parar!” – Lilia M. Schwarcz

Saiba Mais

Aluísio Azevedo e O Cortiço

Ivan Jaf

Neste livro, Ivan Jaf apresenta aos leitores a vida e a obra de Aluísio Azevedo até a escrita de sua obra-prima, o romance O cortiço. Combinando dados factuais com criação ficcional, o autor consegue recriar de forma viva e pulsante os eventos biográficos e históricos que compõem a obra do escritor naturalista. Aliando pesquisa de arquivo a imaginação, humor e estilo, Ivan Jaf mostra como a cidade do Rio de Janeiro, onde o autor maranhense viveu durante mais e quinze anos, é muito mais do que um pano de fundo para seus livros. O ambiente e a época (final do século XIX) são fundamentais para entendermos as condições que favoreceram o surgimento e as transformações da obra de Aluísio Azevedo. E, fazendo o caminho de volta, Ivan Jaf nos mostra como essa obra ajuda a entender melhor nossa formação literária, política e social, propiciando um olhar crítico em relação ao presente.

Saiba Mais

Amar, Verbo Intransitivo - Idílio

Mário De Andrade, Ivan Jaf

Elza é contratada pelo industrial paulista Felisberto para educar os filhos segundo os costumes europeus, com aulas de piano e de alemão. Mas o real interesse dele ao levar a governanta para casa é que Elza cuide da iniciação sexual de Carlos, o primogênito. Dividida entre as aulas de amor e o desejo de receber o provento prometido para voltar para a Alemanha e se casar, Elza conquista as crianças ao mesmo tempo em que causa estranheza em Laura, a mãe delas. Com seu comportamento austero, a governanta alemã revoluciona a rotina na casa dos Sousa Costa. Nesta adaptação, o clássico Amar, verbo intransitivo é recontado em quadrinhos, preservando o impacto original que a obra causou em 1927 quando foi publicada pela primeira vez. Além da temática polêmica, o livro quebrava com as regras da gramática vigentes.

Saiba Mais