Faça parte da nossa comunidade de apaixonados por literatura e leve o Coletivo Leitor para a sua escola!

Fale com nossos especialistas

Conheça Nosso Acervo

No Coletivo Leitor você encontra centenas de títulos de literatura e informativos infantojuvenis. São obras dos selos Ática, Atual, Caramelo, Scipione, Formato e Saraiva, cuidadosamente selecionadas para atender aos leitores e proporcionar experiências inesquecíveis.

Ano escolar

BNCC

Categoria

Categoria de sequência

Conteúdo da categoria

Datas

Eixo de sequência

Gênero

Livro temático

Meus livros Anglo

Nav Menu

Perfil

Questionário

Segmento

Tag post

Tema WP

Ingênuo? Nem Tanto...

Bariani Ortêncio

A ingenuidade do homem do campo, que pode colocá-lo em situações engraçadas, e também a sua matreirice, que funciona como arma eficiente mesmo diante dos mais poderosos, estão presentes nestas dezenas de narrativas. Curtas, como preferem os jovens, mas profundas, pois, por trás das situações sempre bem-humoradas que retratam, delineia-se uma lição filosófica nada desprezível. Quando o homem do campo tem também vivência de cidade, chega a dar nó em goteira e ainda esconder as pontas!

Saiba Mais

Inocência

Visconde De Taunay

Considerada pelos críticos como uma das obras mais bem resolvidas da vertente regionalista do Romantismo brasileiro, este enredo explora de maneira exemplar as relações entre o homem e a natureza. Usando como paisagem de fundo o Pantanal brasileiro, Visconde de Taunay consegue apreender sua dimensão humana e física com descrições ricas e objetivas.

Saiba Mais

Iracema

José De Alencar

Uma atmosfera lendária, exótica e delicada envolve a bela e triste história de amor entre Martim, primeiro colonizador português do Ceará, e Iracema, jovem índia tabajara, filha de um pajé. Lenda do Ceará: este é o subtítulo do romance escrito no século XIX pelo autor cearense José de Alencar, ligado ao Romantismo, movimento preocupado em resgatar a tradição de um país, em pesquisar as histórias transmitidas oralmente. E esse subtítulo diz muita coisa sobre o livro: que essa história queria explicar alguma coisa ou algum fato maior, que o autor provavelmente buscava as raízes de sua gente, uma tradição que o ligasse ao verdadeiro povo da terra, os indígenas. E, ao escrever sobre o povo considerado o verdadeiro dono da terra, origem de nossa história, narrou também uma história de heróis, de guerreiros valentes e dispostos a defender seus valores.

Saiba Mais

Is it possible?

Telma Guimarães

Este livro trabalha as letras do alfabeto em inglês. Mas, em vez de contar uma história, faz, de maneira inusitada e criativa, uma lista de situações impossíveis e engraçadas envolvendo animais.

Saiba Mais

José de Alencar e O guarani

Ivan Jaf

Para compreender o que representam as escolas literárias, é imprescindível conhecer o momento histórico e o ambiente em que elas surgiram. Livros são fruto do que pensavam e viviam os escritores em seu tempo. Uma boa forma de entender esse processo são as biografias. Elas tratam ao mesmo tempo do autor, do meio em que viveu e de suas obras. O que levou o autor a escrever como escreveu? Em que condições e como surgiu a ideia de escrever o livro? O que se pensava sobre literatura na época? O que liam os intelectuais, as famílias, os estudantes, o povo? O que era considerado ultrapassado? Que novidades chegavam da Europa? O que o movimento literário discutia? As intrigas? A política? Os sucessos? Quais eram os pontos de encontro? Os cafés? As livrarias? Os jornais? Como se pagavam os direitos autorais? Quais eram as editoras? Quanto custava um livro? As tiragens? O objetivo da coleção Obra-prima é aprofundar a compreensão das escolas literárias por meio da biografia romanceada dos escritores mais importantes de cada uma delas e de seu livro mais representativo, considerado por todos sua “obra-prima”. Com discurso indireto, monólogos interiores, diálogos, essas biografias permitem entrar nos pensamentos do escritor do clássico e construir a gênese de sua obra-prima, tomando a liberdade de imaginar como, afinal, ele começou a escrever as primeiras linhas de seu clássico mais famoso.

Saiba Mais

Labirinto

Ivan Jaf

O labirinto é um “convite à imaginação”. É a história de Henrique, um adolescente que coleciona barbantes de forma compulsiva, amarrando e enrolando-os em uma gigantesca e fétida bola. Preocupados com essa tão estranha coleção, os pais o levam a um psicólogo, que tenta desvendar o que está por trás da mania do garoto. Num passeio com os pais, acontece um acidente. Em busca do seu tesouro, Henrique viverá loucas e vibrantes aventuras através da sua imaginação.

Saiba Mais

Lelé Da Cuca, Detetive Especial

Antonio Carlos Vilela

Munido de um "diário investigativo", Lelé, fã de Sherlock Holmes, registra seus casos. Certo dia, voltando do shopping, de ônibus, escuta uma conversa muito suspeita entre duas moças: o bebê de que uma delas cuidava estava correndo perigo! Agora, finalmente, tinha início um caso de verdade. Conseguirá Lelé resolvê-lo?

Saiba Mais

Leo Na Corda Bamba

Tânia Alexandre Martinelli

Não, não, este não é um livro sobre circo. A corda bamba é outra. E tem nome: insegurança. Com a autoestima abalada pelo bullying sofrido em Perseguição, Leo se depara com vários dilemas agora no ensino médio. O que fazer para sentir-se aceito? Até onde ir por uma amizade? Será que a necessidade de ter uma turma justifica atitudes que antes ele condenava? O que é preciso para ser um cara legal e para ser notado pelas garotas mais bonitas da escola? Ah, tudo é tão complicado! Sempre tem dois lados, dois pesos, duas medidas, duas caras, alternativas. E uma hora, CABUM!, a coisa explode. Será que é mesmo questão de escolha?

Saiba Mais

Leonardinho - Memórias Do Primeiro Malandro Brasileiro

Vicente Castro

Leonardo está de volta. Agora em HQ, como mais um número da coleção HQ Saraiva. Apesar da farda de sargento de milícias, suas confusões ainda agitam o Rio de Janeiro patrulhado pelo Major Vidigal. Esta sequência imaginária da obra Memórias de um sargento de milícias se apresenta fiel ao espírito bem-humorado das aventuras criadas por Manuel Antônio de Almeida. O que teria acontecido com os personagens do famoso romance brasileiro, anos após o casamento dos protagonistas Leonardo e Luisinha? Ainda no tempo do rei, a vida dos moradores do Rio de Janeiro teria sido colocada de pernas para o ar pelas malandragens de Leonardinho, o filho de Leonardo Pataca? A resposta desta e de outras perguntas está aqui, no texto ficcional de Vicente Castro e nas linhas firmes e harmônicas de Walter Pax. Perseguições, amores, intrigas e risadas se dirigem a uma fatídica noite de quinta-feira, quando quase tudo pode acontecer. O universo carioca do autor funde-se à atmosfera de detalhes claro-escuros do quadrinista para criar uma história vibrante e surpreendente.

Saiba Mais

Lia E O Sétimo Ano

Lino De Albergaria

As aulas vão começar e Lia tem um desafio pela frente: o sétimo ano. Meninos e meninas não se estranham mais como cães e gatos e essa será uma grande mudança. Mudam também os professores (e agora?). Bem, a vida não pode ser sempre a mesma...Será uma época de muitas novidades e Lia está ansiosa para conhecê-las. Em casa ou na escola, ela vai, de maneira divertida, viver e aprender muita coisa.

Saiba Mais

Lixo - Problema Nosso De Cada Dia

Neide Simoes Mattos, Suzana Facchini Granato

Contribuir para disseminar a coleta seletiva, conscientizar a comunidade e a família sobre os problemas que o acúmulo de lixo traz ao meio ambiente e, consequentemente, a todos que nele vivem são temas desta obra, que também traz ideias para reduzir a produção de lixo, seleciona programas de reciclagem, mostra o reaproveitamento de materiais no artesanato, lista uma série de sites úteis sobre o assunto e fornece uma relação de endereços de artistas e artesões que trabalham com material reciclável. Também mostra soluções criativas para reutilizar o que geralmente é descartado, não só podendo gerar renda, como contribuindo para tornar o meio ambiente mais limpo, melhorando a vida das pessoas e das futuras gerações. Que tal começar agora a fazer a diferença?

Saiba Mais

Macário E Noite Na Taverna

Álvares De Azevedo

Dividida em dois episódios, a obra Macário não é facilmente classificável em um único gênero literário, empregando aspectos do teatro, da prosa narrativa e da intimidade própria dos diários pessoais. Noite na taverna, novela composta por sete contos fantásticos, é, contudo, um dos mais renomados títulos do Romantismo brasileiro. Juntas, ilustram com maestria a grandiosidade do trabalho precoce de Álvares de Azevedo.

Saiba Mais

Machado E Juca

Luiz Antonio Aguiar

No Rio de Janeiro do final do século XIX, o garoto Juca e o escritor Machado de Assis tentam desvendar o desaparecimento de uma mulher. "Ao transformar o próprio escritor em personagem, [...] Luiz Antonio Aguiar brinca de ser Machado e bota o bruxo na berlinda [...] No final das contas, para além do mistério do desaparecimento de Tiago Matacavalos, uma outra questão vai intrigar o leitor: quem era, afinal, o sisudo presidente da Academia Brasileira de Letras?" (Rosa Amanda Strausz, "Mistério envolve menino e bruxo do Cosme Velho", Caderno Ideias, Jornal do Brasil, 6 nov. 1999.)

Saiba Mais

Mágica Para Cegos - Contos E Contracontos

Marco Túlio Costa

Personagens comuns, loucos, mágicos, marginais e cegos enfrentam os desafios de uma realidade em que as fronteiras entre o cotidiano e o absurdo nem sempre estão delimitadas. O que parece certo em uma narrativa é colocado em dúvida na outra; o mistério de um conto se desvenda em outro, o protagonista de uma história é coadjuvante em outra… Um recuso para mostrar que as situações podem ser vistas de diferentes ângulos.

Saiba Mais

Márika E O Oitavo Ano

Lino De Albergaria

Márika é uma adolescente. Não como qualquer uma: ela é uma estrangeira em terra estranha. Com o coração dividido entre a saudade que sente de sua mãe, que ficou na República Tcheca, e o compromisso de refazer sua vida ao lado de seu pai no Brasil, ela vai perceber que a vida, apesar dos momentos difíceis, tem um lado muito doce e alegre. E que lugar é mais doce e alegre do que o Brasil? Este livro, conduzido pela jovem Márika, é o terceiro de uma série com as mesmas personagens que crescem e vão-se confrontando com as novidades, os conflitos e as surpresas trazidas pela vida.

Saiba Mais

Matéria De Delicadeza

Stela Maris Rezende

Um livro de contos sobre jovens em situações de decisão. Na primeira parte da obra, as personagens estão envolvidas em conflitos interiores. Na segunda, as histórias apresentam a elaboração de planos e a colocação deles em prática, há mais diálogo com o mundo real. A terceira parte são contos em que as personagens, em pleno mundo exterior, dão uma guinada na vida: planos, desejos e ações se misturam no diálogo; correm-se riscos, em situações emocionantes, narradas em linguagem poética.

Saiba Mais

Melhores Dias Virão

Giselda Laporta Nicolelis

Enquanto a mãe e os irmãos trabalham, Lenílson sai a perambular pelas redondezas da periferia. Conhece Zelão e sua gangue e, dessa forma, entra para o mundo da marginalidade. Depois de fugir da Febem, organiza sua própria gangue. Tentando escapar de um grupo de extermínio, resolve morar em uma cidade do interior, onde encontra oportunidade de refazer sua vida. Narrando sua própria história, o protagonista dá um exemplo de como superar a pobreza e os erros cometidos.

Saiba Mais

Memórias De Um Sargento De Milícias

Manuel Antônio De Almeida

Manuel Antônio de Almeida conta a história de Leonardo, filho de imigrantes portugueses que moram no Rio de Janeiro, na época de dom João VI. A narrativa envolve o leitor nas peripécias e intrigas desse herói meio malandro, garoto terrível durante a infância, sempre salvo das dificuldades pelos padrinhos. Depois, em sua adolescência, acompanhamos seus amores com a dengosa Vidinha, suas malandragens com o truculento major Vidigal, chefe de polícia, e sabemos de seu namoro com Luisinha, de sua prisão pelo major e dos consequentes acontecimentos. Construindo um panorama do cotidiano das pessoas pobres do Rio de Janeiro no século XIX, em vez de focar a narrativa na sociedade mais abastada, como era comum entre os autores da época, Manuel Antônio de Almeida abre um caminho para a literatura do século XX, dando voz aos malandros e outras personagens do povo brasileiro.

Saiba Mais