Faça parte da nossa comunidade de apaixonados por literatura e leve o Coletivo Leitor para a sua escola!

Fale com nossos especialistas

Conheça Nosso Acervo

No Coletivo Leitor você encontra centenas de títulos de literatura e informativos infantojuvenis. São obras dos selos Ática, Atual, Caramelo, Scipione, Formato e Saraiva, cuidadosamente selecionadas para atender aos leitores e proporcionar experiências inesquecíveis.

Ano escolar

BNCC

Datas

Gênero

Livro temático

Segmento

O nascimento da humanidade

Fernando Vilela e Judith Nuria Maida

De onde viemos? Como surgimos? Neste livro, Judith Nuria Maida leva o leitor a pensar sobre esssas e outras tantas dúvidas sobre a origem da humanidade, de forma sutil e até divertida. No mesmo estilo dos registros rupestres, as belas ilustrações do artista plástico Fernando Vilela tornam o livro ainda mais fascinante.

Saiba Mais

O Natal Do Avarento

Telma Guimarães Castro Andrade, Charles Dickens

O rico e avarento Scrooge sempre detestou o Natal e o comportamento das pessoas nessa época do ano. Ao se aproximar mais um período natalino, ele se prepara para comemorar a data à sua maneira: mal-humorado e sozinho. Mas, uma noite, Scrooge recebe visitas inesperadas, que o fazem refletir sobre suas atitudes.

Saiba Mais

O Navio Negreiro E Outros Poemas

Castro Alves

Todo vestido de negro, com uma flor na lapela e, para ressaltar a palidez e a melancolia, o rosto coberto por pó de arroz. Era assim que muitas vezes Castro Alves declamava em público seus poemas. Muito jovem e eloquente, o poeta baiano tem sua poesia marcada pela identificação entre o “eu” da obra e o tema desenvolvido, projeta sua alma na causa abolicionista nos versos de “Os escravos”. Embora na produção dessa fase o escritor ainda não tivesse desenvolvido o lirismo dos últimos anos de vida, nesses versos já é possível notar o seu talento e a sua sensibilidade. Ao mergulhar sua alma na causa abolicionista, Castro Alves se destaca entre os demais escritores que defendem esse ideal, passando a ser conhecido como “poeta dos escravos”. Além do valor literário, é inegável o valor histórico e ideológico dos seus versos. Grande nome da terceira geração do Romantismo brasileiro, a Geração Condoreira, o tema de Castro Alves é a ansiada liberdade. Em “O navio negreiro”, o poeta critica de forma cáustica a escravidão, um dos alicerces do Império. Já na berlinda entre Romantismo e Realismo, projeta seu “eu” nos versos que faz, identificando-se com o tema tratado, mas com o coração voltado para a crítica social, que seria a marca dos realistas. Os poemas reunidos neste livro pertencem à primeira fase de sua produção e foram publicados postumamente. Diz-se que o poeta “passou pela vida como uma estrela cadente: rápida e brilhantemente, marcando a memória das nossas letras com a luz de uma poesia quase adolescente, no ímpeto, e, ao mesmo tempo, madura, na mensagem”.

Saiba Mais

O Noviço

Martins Pena

Considerado um dos melhores observadores da sociedade brasileira de seu tempo, Martins Pena parte, nesta obra, de um casamento por interesse para extrair cenas de humor e demonstrar as consequências da ambição desmesurada e da falsa vocação.

Saiba Mais

O Noviço / O Judas Em Sábado De Aleluia

Martins Pena

Se é verdade que mentira tem perna curta, a ambição também tem. Juntas, as duas podem criar grandes confusões. Estas peças retratam com bastante humor o Brasil do século XIX e oferecem momentos de confusão e diversão.

Saiba Mais

O Onça

Daniel Munduruku

Um jovem indígena, traído pelo irmão invejoso, fica perdido na floresta, preso no alto de uma árvore. Uma onça macho se aproxima dele e, contra todas as suas expectativas, o liberta. “O Onça”, então, torna-se seu amigo e ensina a ele muitas coisas importantes que nunca aprendeu em sua tribo – como acender o fogo e caçar com arco e flecha. Esse contato inesperado mostrará ao rapaz a importância da amizade e a grande necessidade de os seres humanos se harmonizarem com a natureza.

Saiba Mais

O Ouro Do Fantasma

Manuel Filho

Lucas sente vertigens, testemunha a morte de um velho, ouve sons que ninguém escuta. Por trás de tudo isso, há o apelo desesperado de um fantasma, aprisionado há dois séculos, que precisa da ajuda do garoto para se libertar.

Saiba Mais

O Outro Apaixonado Por Marília De Dirceu

Jair Vitória

Pedro Sião Alcantil, o Pedroco, um rico domador de cavalos, nutria um amor platônico por Maria Doroteia e planejava se declarar. Mas a chegada de um ouvidor e poeta português, o doutor Gonzaga, a Vila Rica atrapalhou todos os seus planos. A moça não resistiu e se apaixonou por aquele que fazia versos, que em sua poesia a chamava de Marília, enquanto ele era o seu Dirceu. Desesperado, sem conseguir tirar Maria Doroteia da cabeça, o que era amor virou obsessão. Pedroco queria vingança. Nesta obra, Jair Vitória reconstrói a história imortalizada pelo poeta árcade Tomás Antônio Gonzaga, misturando à ficção acontecimentos, costumes e personagens da história do Brasil. Assim, viajamos à Ouro Preto da Inconfidência Mineira, da exploração do ouro, das igrejas e obras de Aleijadinho, das encenações teatrais e da poesia.

Saiba Mais

O Outro Gume Da Faca

Fernando Sabino

Maria Lúcia trai o marido, Aldo, com o melhor amigo dele. Aldo, então, planeja a vingança de forma surpreendente. Mas a situação escapa de seu controle e ele se vê preso em uma armadilha. O que fazer quando o feitiço vira contra o feiticeiro?

Saiba Mais

O Outro Lado Da Ilha

José Maviael Monteiro

Explorando o lado desconhecido de uma ilha deserta, um naturalista e seus companheiros se veem à mercê de fantásticos enigmas da natureza. Que ameaça se esconde naquela ilha?

Saiba Mais

O Pássaro

Carolina Michelini

Será que o pássaro é feliz? Bem tratado pelo seu dono, com a vida garantida, recebendo alimento e água nas horas certas, o pássaro vive preso numa gaiola. Ficar ou sair? Aceitar ou questionar? Como a vida é cheia de escolhas, Carolina Michelini e Michele Iacocca, neste belo livro de imagens, proporcionam aos leitores um momento de reflexão.

Saiba Mais

O Patinho Culpado

Silvana Tavano

Ser um patinho feio não é nada legal… mas ser um dos irmãos bonitinhos dele também não é tão bom assim. Afinal, quem ia gostar de ver um familiar tão próximo sendo desprezado e andando por aí todo jururu? Na certa, você também se sentiria culpado. É a partir desse ponto de vista que Silvana Tavano reconta “O patinho feio”, uma história escrita por Hans Christian Andersen em 1843, mas que ainda nos diverte e emociona com seus “quacs” de sabedoria.

Saiba Mais

O Patinho Feio

Hans Christian Andersen

Quando nasce sua ninhada, uma mãe pata descobre que um dos filhotes é muito diferente dos outros, e o pobre patinho passa a ser maltratado por todos por sua feiura.

Saiba Mais

O Pato E O Sapo

Sonia Junqueira

A amizade pode surgir de modos bem estranhos. O pato e o sapo que o digam: brigando, eles acabaram amigos.

Saiba Mais

O Peixe Azul

Gabriel Chalita e Mauricio de Sousa

Amarelo e Azul são dois peixes bem diferentes. Um é grande e bonachão. O outro, pequenino e choramingueiro. Unidos por uma anizade nascida da gratidão, eles ensinam a um menino que passa suas tardes às margens do rio a importância de agradecer: pelas belezas naturais que nos cercam, pelo sol que nos aquece e ilumina... Agradecer pela vida, enfim. Ensinam ainda a acreditar na força da cumplicidade, fruto da certeza de que todos os seres vivos compartilham a incrível aventura da existência.

Saiba Mais

O Peixe Pixote

Sonia Junqueira

Para Pixote, nada é pior que morar em um lago escuro. Mas ele mudará de opinião se abrir bem os olhos!

Saiba Mais

O Peixinho E O Sonho

Regina Siguemoto, José Carlos Martinez

Encantado com as histórias contadas pelo avô, que descreve como antigamente era limpo e colorido o rio poluído onde moram, o peixinho Tico prepara um meio de transporte que lhe permite se locomover em terra e sai em busca de um sonho: encontrar um rio de águas transparentes para viver.

Saiba Mais

O Pequeno Filósofo

Gabriel Chalita

Dois personagens, um adulto e um menino – o pequeno filósofo – embarcam em uma viagem inusitada. Na bagagem, carregam lembranças de infância, perguntas, dúvidas e algumas respostas. Em longas conversas trocam confidências, fazem descobertas sobre si mesmos, refletem sobre o sentido da vida e o valor das pequenas experiências do cotidiano. E dessa convivência nasce uma forte amizade. Que tal acompanhá-los nessa jornada?

Saiba Mais