Faça parte da nossa comunidade de apaixonados por literatura e leve o Coletivo Leitor para a sua escola!

Fale com nossos especialistas

Conheça Nosso Acervo

No Coletivo Leitor você encontra centenas de títulos de literatura e informativos infantojuvenis. São obras dos selos Ática, Atual, Caramelo, Scipione, Formato e Saraiva, cuidadosamente selecionadas para atender aos leitores e proporcionar experiências inesquecíveis.

Ano escolar

BNCC

Categoria

Categoria de sequência

Conteúdo da categoria

Datas

Eixo de sequência

Gênero

Livro temático

Meus livros Anglo

Nav Menu

Perfil

Questionário

Segmento

Tag post

Tema WP

Histórias Para Pensar Com A Barriga

Marilia Pacheco Fiorillo

Estas histórias nasceram de outras histórias, que, por sua vez, quando começaram a ser escritas, há uns setecentos anos, já tinham sido contadas mais de mil e uma vezes. Todas saíram da cabeça de monges zen-budistas. É claro que nas histórias zen tradicionais não existem pipas e coelhos, mochilas e vaga-lumes, nem bichos de pano. Mas o bom delas é que se pode contá-las do jeito que quiser! 1° lugar no Prêmio Jabuti em 1999, na categoria “Autor revelação”.

Saiba Mais

Histórias Para Sonhar Acordado

João Anzanello Carrascoza

Coletânea de contos publicados na revista Nova Escola e outras revistas do mesmo gênero entre 1990 e 2001, e de narrativas escolhidas pelo autor entre as que ouviu do pai na infância. Esta antologia apresenta histórias curtas com finais inesperados.

Saiba Mais

Histórias Sobre Ética

La Fontaine, Machado De Assis, Moacyr Scliar, Lygia Fagundes Telles, Voltaire, Guido Fidelis, Katherine Mansfield, Lima Barreto, Lourenço Diaféria, Artur Azevedo, Álvaro Cardoso Gomes

Comuns a qualquer época e lugar, os dilemas éticos estão presentes em todas as sociedades. Suas nuances, porém, não são poucas - variam conforme o período, o povo, a cultura. A literatura, portanto, é terreno fértil para o debate e o questionamento desses elementos tão próprios dos humanos. Ética e consciência estão sempre em pauta nas grandes obras. As obras desta coletânea são trabalhos na exploração da ética em seus diversos aspectos. As narrativas trazem personagens frente às mais variadas situações, como a do forte se sobrepondo ao fraco, a oposição entre honestidade e vantagem, a conformidade e aceitação de valores sociais impregnados de preconceitos. Abrindo as histórias, um texto introdutório evidencia a relação desta obra com outras manifestações artísticas e lançando luzes sobre o contexto histórico em questão.

Saiba Mais

Histórias Sobre Leituras Livros E Leitores

Marina Colasanti, Ana Maria Machado, Moacyr Scliar, Paulo Mendes Campos, Valéria Piassa Polizzi, Índigo, Marcia Kupstas, Ivan Jaf, Ricardo Azevedo, Carolina Maria De Jesus, Maria José Dupré

Este volume da série Para Gostar de Ler celebra a importância da leitura e os 50 anos da Editora Ática. São onze narrativas que falam sobre a paixão pelos livros. Com a maestria que os caracteriza, grandes nomes da literatura exibem seu talento em textos curtos e saborosos.

Saiba Mais

Histórias Verdadeiras

Giselda Laporta Nicolelis

Este livro reúne onze narrativas inspiradas por notícias publicadas pela imprensa. Fatos reais ocorridos em diferentes contextos e situações dão o tom a histórias que aliam informações extraídas das notícias a detalhes criados pela autora. Entre as narrativas, estão a do marinheiro abandonado em uma ilha por desacato ao capitão, a do americano que reencontra a criança que salvou na guerra e a do rapaz que confunde a realidade com o mundo virtual.

Saiba Mais

Homem Não Chora

Flavio De Souza

Diante das atitudes do pai ao perder o emprego (tristeza, preocupação, introversão) e ao encontrar outro (choro de alegria), um menino pequeno passa por um momento de insegurança, pontilhado por dúvidas, inquietações, descobertas. Seus questionamentos a respeito do tema “homem não chora” são balizados pelas diversas possibilidades de pontuação que o narrador usa para a frase-título, criando fechos originais para cada episódio. Tudo isso faz do texto uma história rica e terna, com um desfecho que reafirma o homem como um ser que sente – e, portanto, ri, chora, sofre, ama.

Saiba Mais

Horror, Humor & Quadrinhos

Heloisa Prieto

Martim vive em apuros, porque é perseguido por um trio de encrenqueiros da escola. Um dia, ele é acusado injustamente de estragos no colégio e, então, começa a criar histórias em quadrinhos para denunciar as maldades dos colegas.

Saiba Mais

Hqs - Quando A Ficção Invade A Realidade

Rosana Rios

Déo é apaixonado por HQs desde garoto, e de leitor a autor foi apenas uma questão de tempo. Mas jamais imaginou que ficção e realidade se enfrentariam, afetando para sempre sua vida.

Saiba Mais

I can’t sleep

Telma Guimarães

Lúdico e divertido, o texto aborda a questão do sono, mas a sua principal função é a de apresentar ao leitor algumas estruturas da língua inglesa (como os números, por exemplo).

Saiba Mais

Ilhados - Tratado Sobre Guris

Lourenço Cazarré

Quem pensa que vida de guri é só alegria, jogo de bola e banho de açude precisa olhar mais de perto, atentamente, para descobrir que é muito mais do que isso. Vida de guri também é ansiedade com as novas descobertas, os ritos de iniciação, o pesadelo nas noites acaloradas, a cumplicidade gostosa do avô ou do cusco. É também o chamado para o combate, a convivência com a intolerância, o medo da humilhação, o confronto com a morte, o controle do animal que existe dentro de si. Mas, o melhor da vida de guri é exasperar-se com o universo indecifrável das mulheres, o despertar para o próprio valor e a esperança no que está por vir.

Saiba Mais

Ilíada

José Angeli, Homero

Na Grécia Antiga, três deusas disputam o titulo de "a mais bela". Páris é escolhido para decidir a competição. Seu voto vai para Afrodite, que, em retribuição, concede-lhe o direito de ter a mulher mais linda do mundo: Helena, esposa do chefe grego Menelau. Esta obra descreve a história da famosa guerra entre gregos e troianos, a Guerra de Troia.

Saiba Mais

Ilíada

Leonardo Chianca, Homero

A guerra de Troia, que envolveu deuses e mortais, teve início quando Páris, príncipe troiano, apaixonou-se por Helena, rainha de Esparta, e raptou-a. Sob o comando do rei Agamenon, os gregos partem rumo a Troia para resgatar a esposa do rei.

Saiba Mais

Incrível eu

Jean Galvão

Sabrina tem mãos especiais, que sabem a língua dos sinais. Ela é a incrível eu. O nariz de Marcelo é o tal, respira e segura óculos de grau. Ele é o incrível eu. Da cabeça aos pés, todos os personagens deste livro são incrível eu, todos têm um superpoder.

Saiba Mais

Ingênuo? Nem Tanto...

Bariani Ortêncio

A ingenuidade do homem do campo, que pode colocá-lo em situações engraçadas, e também a sua matreirice, que funciona como arma eficiente mesmo diante dos mais poderosos, estão presentes nestas dezenas de narrativas. Curtas, como preferem os jovens, mas profundas, pois, por trás das situações sempre bem-humoradas que retratam, delineia-se uma lição filosófica nada desprezível. Quando o homem do campo tem também vivência de cidade, chega a dar nó em goteira e ainda esconder as pontas!

Saiba Mais

Inocência

Visconde De Taunay

A meiga Inocência conserva seu espírito sereno e obediente ao pai, com quem vive no ambiente rústico do cerrado. Porém, duas inesperadas visitas abalam a tranquilidade da família: Meyer, um cientista alemão, e Cirino, rapaz da cidade que cura a moça de uma doença traiçoeira. A paixão proibida entre Inocência e o "doutor" será um obstáculo para o valente Manecão, noivo escolhido pelo pai dela. Esse drama move o romance de Taunay, um dos derradeiros e mais emocionantes livros de ficção romântica brasileira.

Saiba Mais

Inocência

Visconde De Taunay

Considerada pelos críticos como uma das obras mais bem resolvidas da vertente regionalista do Romantismo brasileiro, este enredo explora de maneira exemplar as relações entre o homem e a natureza. Usando como paisagem de fundo o Pantanal brasileiro, Visconde de Taunay consegue apreender sua dimensão humana e física com descrições ricas e objetivas.

Saiba Mais

Iracema

Renata Pallottini, José De Alencar

A índia tabajara Iracema se apaixona por um colonizador português. Ela tem a missão de guardar o segredo da preparação do licor de jurema - um alucinógeno que os índios usavam em cerimônias sagradas -, por isso não pode se relacionar com um homem branco. Mesmo assim, foge com o amado.

Saiba Mais

Iracema

José De Alencar

Neste romance, José de Alencar faz uma alegoria da fundação do Ceará, resultando em uma obra essencial do indianismo. A potiguara Iracema, a "virgem dos lábios de mel", encontra nas florestas da orla cearense o português Martim. É o início de um conturbado amor proibido que revela, com lirismo e aventura, a contradição e o embate entre civilizações.

Saiba Mais