Faça parte da nossa comunidade de apaixonados por literatura e leve o Coletivo Leitor para a sua escola!

Fale com nossos especialistas

Conheça Nosso Acervo

No Coletivo Leitor você encontra centenas de títulos de literatura e informativos infantojuvenis. São obras dos selos Ática, Atual, Caramelo, Scipione, Formato e Saraiva, cuidadosamente selecionadas para atender aos leitores e proporcionar experiências inesquecíveis.

Ano escolar

BNCC

Categoria

Categoria de sequência

Conteúdo da categoria

Datas

Eixo de sequência

Gênero

Livro temático

Meus livros Anglo

Nav Menu

Perfil

Questionário

Segmento

Tag post

Tema WP

Poemas Para Brincar

José Paulo Paes

Um clássico da poesia infantil brasileira em que José Paulo Paes propõe a seus leitores brincar com a língua portuguesa. Os poemas apresentam jogos de palavras e até um abecedário com significados inusitados, que diverte, instiga a criatividade das crianças e ainda faz pensar.

Saiba Mais

Poemas Sapecas, Rimas Traquinas

Almir Correia

Coletânea de poemas sapecas e traquinas, ternos e emocionados, que divertem e encantam o leitor. O eu lírico mostra-se bastante sintonizado com o modo de ser infantil, capaz de irreverências e traquinagens, tanto quanto de ternura espontânea, sonho e curiosidade.

Saiba Mais

Poesia Pela Cidadania

Odete Rodrigues Baraúna

Cidadania não é coisa só de adulto. Este livro fala sobre o assunto de um jeito atraente e divertido.

Saiba Mais

Pomelo Cresce

Ramona Bădescu

Pomelo é um elefante diferente daqueles que você conhece. Pequenino e rosado, ele é um elefantinho de jardim que vive, a cada história, experiências comuns a crianças de toda a parte. Neste livro, ele se enche de alegria ao perceber que está ficando mais alto. Mas essa constatação vem acompanhada de dúvidas e dilemas: será que ele está crescendo de maneira uniforme? Para crescer por fora é preciso antes crescer por dentro? Será que quando estiver crescido ele vai perder todos os seus medos? Junte-se a Pomelo neste livro profundo e bem-humorado para refletir sobre o crescimento junto dos pequenos - enquanto eles não viram gente grande!

Saiba Mais

Pomelo E As Cores

Ramona Bădescu

Certo dia, ao olhar ao redor de si, Pomelo redescobre doze cores em todos os seus matizes. Que incluem: o branco infinito da neve que cai, e o branco cremoso do leite quente; o amarelo da lima azedinha, e o amarelo ofuscante do sol do meio-dia; o vermelho tom de vergonha do tomate, e o deslumbrante vermelho da paixão; o cor-de-rosa ingênuo de um algodão-doce, que traz tantas alegrias, e o tom rosado do bumbum do Pomelo!; o azul-celeste dos sonhos, e o azul-escuro do desconhecido...; o verde desconcertante da primavera, e o verde perfeito ervilhas! Elementos da natureza, divagações sobre emoções e sensações cotidianas nos fazem ir fundo no universo das cores através dos olhos sempre curiosos de nosso Pomelo. Uma explosão de evocações poéticas e bem-humoradas!

Saiba Mais

Pomelo E Os Opostos

Ramona Bădescu

Pelo olhar sempre curioso e bem-humorado de Pomelo, vemos um apanhado de palavras apresentadas ao lado de seus respectivos opostos. Desde os pares clássicos, como “aberto” e “fechado”, “longe” e “perto”, e “alto” e “baixo”, passando por alguns sutis, como “efêmero” e “eterno”, e outros surpreendentes como “sonho” e “realidade”, “nítido” e “turvo” e até mesmo “tudo” e “nada”. Uma maneira divertida de apresentar aos pequenos a relação de oposição entre conceitos que muitas vezes eles já conhecem, mas que ainda não identificam com clareza.

Saiba Mais

Pomelo Sonha

Ramona Bădescu

Sempre que fecha os olhos, Pomelo se põe a sonhar. Sonhos divertidos e exagerados. Sonhos azuis, com animais que não existem e, claro, sonhos com seu dente-de-leão! Embarque com Pomelo neste delicioso mundo de fantasias, em que a realidade sai de cena para dar lugar a deliciosas imagens poéticas com nosso querido elefantinho de jardim e seus amigos.

Saiba Mais

Por Que Não Um Carrinho?

Flavio De Souza

Luís Fernando, o Dinho, é flagrado pelo pai brincando com uma boneca. Uma simples brincadeira transforma-se de repente em um grande alvoroço familiar, um verdadeiro telefone sem fio... Preocupado e sem saber o que fazer, Luciano manda um e-mail para sua mãe, pedindo um conselho. Márcia, a avó de Dinho, preocupada com a atitude do neto, resolve ajudar escrevendo um outro e-mail para sua nora, Carlinha. Esta, por sua vez, telefona para sua irmã gêmea para compartilhar sua preocupação com o comportamento do filho. A tia Carlota conversa pelo MSN com o outro tio de Dinho e ambos confirmam que alguma coisa muito estranha deve estar acontecendo com o sobrinho. Mas... foi só a irmãzinha de Dinho nascer para que ele logo conseguisse mostrar para seus pais que os adultos deviam mesmo é se preocupar com coisas mais importantes, pois desde o princípio ele sabia muito bem o que estava fazendo quando brincava de boneca.

Saiba Mais

Porquês

Jandira Masur

O menino tem muitos porquês. Quer saber, por exemplo, por que os mais velhos sabem o que é certo e o que é errado. Mas uma dúvida maior o atormenta: será que, quando ele crescer e já tiver idade, ainda vai querer saber?

Saiba Mais

Princesa Arabela E Um Museu Só Pra Ela

Mylo Freeman

A princesa Arabela e seus amigos vão ao Museu Arabela. Lá, encontram obras impressionantes: umas são grandes, outras são pequenas. Algumas são delicadas, outras são assustadoras. E em outras você pode desaparecer. Mylo Freeman leva Arabela e seus leitores a um passeio por obras de arte clássicas e contemporâneas. Obras que são tão fascinantes para as crianças quanto são para os adultos.

Saiba Mais

Princesa Arabela Vira Irmã Mais Velha

Mylo Freeman

A princesa Arabela brinca sozinha quase o tempo todo. Ela ia gostar de ter um irmãozinho ou uma irmãzinha para ter com quem brincar. Mas o que seria mais legal? Uma irmãzinha? Arabela parece gostar da ideia, até que conhece a irmãzinha do príncipe Mime… Quem sabe então um irmão? Se bem que os irmãos menores da princesa Ling são muito chatos… Até que um dia Arabela recebe uma surpresa dos pais. Uma história divertida sobre escolhas que não são escolhas e sobre pequenas chateações que também podem ser alegrias.

Saiba Mais

Princesa Arabela, Mimada Que Só Ela!

Mylo Freeman

A pequena Arabela está acostumada a conseguir tudo o que quer. E tem muito mais do que precisa. Pobres dos pais, o rei e a rainha, que precisam conseguir um elefante de presente para a filha!

Saiba Mais

Proibido Para Maiores

Denise Rochael

Chegou a hora da revanche! Já reparou que existe um montão de coisas proibidas para menores? E o que pode ser proibido para maiores? Pois é… Aqui só entra bicho pequeno; bicho grande não tem vez! Nesta coletânea, os poemas falam, de maneira lúdica e bem-humorada, de uma diversidade de animaizinhos, alguns mais conhecidos, como a abelha, a aranha e a barata; outros menos, como o escaravelho e o mede-palmos; alguns que nadam, outros que rastejam e mais aqueles que voam… Mas o mais interessante de tudo isso é perceber que diante do tamanho do mundo todos nós somos pequenininhos.

Saiba Mais

Que Frio!

Ronni Dos Santos Oliveira

O patinho gosta da água fria: ele mergulha e nem liga para a garoa, mas os outros patos não querem nadar no frio.

Saiba Mais

Quem Matou Honorato, O Rato?

Lilian Sypriano

Honorato era um rato que aprontava bastante confusão, além de ser muito comilão. Todos na Casa Amarela tinham motivo para desejar o seu sumiço, mesmo que fosse perambulando para comer um queijo suíço. Numa noite, que maldição, foi encontrado mortinho sobre a pia, com a barriga inchada feito bola de sabão. A polícia foi chamada para o caso esclarecer, e todos foram considerados suspeitos pela morte do pobre ser. O final da história você vai ter de ler para saber e me dizer! Vamos lá! Esclareçam o fato: Quem matou Honorato, o rato?

Saiba Mais

Quem Tem Medo De Dentista?

Fanny Joly

Brincar de dentista é divertido, mas dor de dente não tem graça. Será que, quando a dor passar, o medo do dentista também vai sumir?

Saiba Mais

Quem Tem Medo De Escuro?

Fanny Joly

Com um beijo de boa-noite, os pais se despedem da menina. As luzes se apagam e a escuridão toma conta do quarto. Ela não consegue dormir. Aperta o interruptor e... nada! O que pode acontecer em uma casa mergulhada na escuridão?

Saiba Mais

Quero Minha Mãe

Telma Guimarães Castro Andrade

Era Dia das Mães! A escola havia organizado uma festa para homenageá-las. Mas Dani estava magoada: sabia que sua mãe não apareceria nem mesmo para ver a surpresa que fora preparada para ela. Prometeu não chorar quando o número de teatro fosse anunciado. A peça Chapeuzinho Vermelho divertiu as crianças, e o lobo desajeitado arrancou gargalhadas de todos. Mas eis que, sob a fantasia do lobo, surge… adivinhe quem?

Saiba Mais