Passo a passo para escolher os livros literários para o ano letivo
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Ao escolher livros literários para o ano letivo é importante considerar a faixa etária dos alunos, a qualidade do texto e mais. Aprenda tudo com o maior acervo literário do Brasil!
Escolher livros literários para o ano letivo pode ser uma tarefa desafiadora nos dias atuais, com tantos estímulos digitais os alunos estão cada vez mais desinteressados pela leitura.
Sabemos que boa parte dos estudantes acabam lendo algumas obras porque elas caem em vestibulares e outras provas importantes e é por isso que o grande desafio é escolher uma coleção anual que estimule os alunos a saírem da inércia mental e a desfrutarem dos clássicos da literatura.
De acordo com a BNCC é fundamental escolher obras adequadas para cada idade, justamente para que a oferta seja coerente com a fase em que o aluno se encontra e além disso, é fundamental observar a maturidade literária de cada aluno.
Aprenda hoje a escolher obras adequadas a sua escola e ao tempo de cada aluno, acompanhe!
Critérios da BNCC para a escolha dos livros literários
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) não estabelece uma lista de livros literários obrigatórios para as escolas. No entanto, ela oferece orientações e critérios que podem auxiliar as instituições na escolha de obras adequadas para cada etapa da educação básica.
Atenção ao contexto e objetivos
Considerar o Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola: Os livros devem estar alinhados com os objetivos de aprendizagem e as diretrizes pedagógicas estabelecidas no PPP;
Levar em conta o perfil dos alunos: A escolha deve considerar a faixa etária, os interesses, as necessidades e o nível de leitura dos estudantes;
Diversidade e representatividade: É importante selecionar obras que representem a diversidade cultural, étnica, social e de gênero da sociedade brasileira, promovendo o respeito e a valorização das diferenças.
Veja alguns critérios de seleção
Qualidade literária: Avaliar a qualidade da escrita, a originalidade da história, a relevância dos temas abordados e a adequação da linguagem para a faixa etária;
Potencial formativo: Escolher livros que possibilitem o desenvolvimento de habilidades de leitura, interpretação, pensamento crítico e reflexão;
Diálogo com outras áreas do conhecimento: Priorizar obras que dialoguem com outras disciplinas do currículo, como história, geografia, ciências, etc;
Variedade de gêneros e formatos: Selecionar livros de diferentes gêneros literários (romance, poesia, conto, etc.) e formatos (livros ilustrados, quadrinhos, etc.).
Tenha um processo de escolha
Envolvimento da comunidade escolar: É fundamental que a escolha dos livros seja um processo participativo, envolvendo professores, alunos, pais e outros membros da comunidade escolar.;
Análise crítica das obras: É importante que os livros sejam avaliados por professores e outros especialistas, considerando os critérios mencionados acima;
Disponibilidade e acesso: A escola deve garantir que os livros escolhidos estejam disponíveis para os alunos, seja na biblioteca escolar, em sala de aula ou por meio de outras iniciativas.
6 passos para escolher as obras literárias de forma assertiva
Para auxiliar nesse processo, o Coletivo Leitor apresenta 6 passos detalhados, que vão além do básico e oferecem uma visão aprofundada sobre como selecionar as obras literárias ideais
Conheça a fundo seus alunos
É essencial ir além da faixa etária e do nível de leitura ao conhecer seus alunos. Investigue seus interesses individuais, suas preferências de gênero literário, seus autores favoritos e os temas que os mobilizam.
Uma turma do 6º ano pode ter alunos com diferentes níveis de maturidade e experiências de vida, o que influencia na forma como se relacionam com a leitura.
Considere também os estilos de aprendizagem dos alunos. Alguns são mais visuais, outros auditivos ou cinestésicos. Essa informação pode ser útil para escolher obras com recursos adicionais, como ilustrações, audiolivros ou adaptações teatrais.
Além disso, identifique se há alunos com necessidades educacionais especiais que exigem adaptações ou obras com formatos acessíveis.
Ainda, leve em conta o contexto social e cultural dos alunos. De onde eles vêm? Quais são suas experiências de vida? Quais são seus valores e crenças? Essa compreensão permite escolher livros que dialoguem com a realidade dos alunos, que abordem temas relevantes para suas vidas e que promovam a inclusão e o respeito à diversidade.
Defina objetivos de aprendizagem claros e específicos
Quais competências e habilidades você deseja que os alunos desenvolvam com a leitura das obras literárias? Interpretação textual, senso crítico, capacidade de argumentação, vocabulário, conhecimento cultural?
Defina objetivos claros e específicos para cada obra, levando em consideração as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular.
As obras literárias também devem estar conectadas com o currículo escolar, dialogando com outras disciplinas e enriquecendo o aprendizado dos alunos. Escolha livros que abordem temas relacionados à história, geografia, ciências, filosofia, etc. Essa interdisciplinaridade torna o aprendizado mais significativo e estimulante.
A leitura literária também é uma ferramenta poderosa para o desenvolvimento de valores e a formação de cidadãos críticos e conscientes. Escolha obras que abordam temas como ética, justiça, igualdade, respeito, solidariedade e outros, que possibilitem debates e reflexões importantes em sala de aula.
Explore a vastidão da diversidade literária
Apresente aos alunos a riqueza da diversidade literária, explorando diferentes gêneros, autores de diferentes nacionalidades e culturas e temas relevantes para a faixa etária. Saia do lugar comum e ofereça aos alunos a oportunidade de descobrir novas formas de contar histórias e de se conectar com o mundo.
Equilibre a escolha de clássicos da literatura com obras contemporâneas. Os clássicos são importantes para contextualizar a cultura e a história, mas os contemporâneos podem ser mais próximos da realidade dos alunos e abordar temas mais atuais. Promova um diálogo entre as obras, incentivando os alunos a comparar diferentes estilos, épocas e perspectivas.
Apresente aos alunos um panorama da literatura nacional e internacional, mostrando a riqueza da produção literária em diferentes países e culturas. Explore obras de autores consagrados e de novos talentos, incentivando os alunos a conhecer diferentes vozes e estilos de escrita.
Analise a qualidade literária com olhar crítico
Avalie a qualidade da escrita, a originalidade da história, a relevância dos temas abordados e a adequação da linguagem para a faixa etária. Uma obra literária de qualidade é aquela que encanta, emociona, faz pensar e convida à reflexão. Analise a linguagem utilizada, a estrutura narrativa, a mensagem transmitida e o impacto que a obra pode ter nos alunos.
Considere também a relevância da obra para os alunos. Ela dialoga com seus interesses e experiências? Aborda temas importantes para suas vidas? A obra tem potencial para gerar reflexões e debates significativos em sala de aula?
Escolha livros que realmente façam a diferença na vida dos alunos, que os toquem de alguma forma e que os inspirem a se tornarem leitores apaixonados.
Verifique se a obra é adequada à faixa etária dos alunos e se está alinhada aos objetivos pedagógicos estabelecidos. Uma obra complexa demais pode frustrar os alunos, enquanto uma obra simplista demais pode não desafiá-los. Encontre o equilíbrio entre o desafio e a acessibilidade, escolhendo livros que estimulem o desenvolvimento dos alunos sem desmotivá-los.
Considere o contexto escolar e os recursos disponíveis
As obras literárias devem estar articuladas com o currículo escolar e o Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola, como falamos lá em cima.
Analise quais são os temas e as habilidades que a escola prioriza e escolha livros que dialoguem com essas diretrizes. Verifique também quais são os recursos disponíveis, como livros na biblioteca, materiais didáticos complementares, etc.
Considere também o tempo disponível para a leitura das obras e para o desenvolvimento de atividades relacionadas. Não sobrecarregue os alunos com muitos livros, pois a leitura pode se tornar uma tarefa maçante e pouco prazerosa.
Planeje o tempo de leitura de forma estratégica, dedicando tempo suficiente para que os alunos possam se envolver com as histórias e realizar as atividades propostas.
Busque parcerias com bibliotecas, editoras, livrarias e outras instituições que possam oferecer apoio e recursos para o projeto de leitura da escola. Aqui, contar com o Coletivo Leitor fará toda a diferença!
Envolva a comunidade escolar no processo de escolha
A escolha das obras literárias deve ser um processo participativo, envolvendo professores, alunos, pais e outros membros da comunidade escolar.
A opinião de todos é importante para garantir que os livros escolhidos sejam relevantes e interessantes para os alunos. Promova reuniões, debates, enquetes e outras atividades para que todos possam contribuir com suas ideias e sugestões.
Crie um ambiente de diálogo aberto e transparente, no qual todos se sintam à vontade para expressar suas opiniões e defender seus pontos de vista. Incentive a troca de ideias e o respeito às diferentes perspectivas. Lembre-se que o objetivo é encontrar as melhores obras para os alunos, e a colaboração de todos é fundamental para alcançar esse objetivo.
Busque também uma escolha democrática e representativa, que contemple os interesses e as necessidades de todos os alunos. Considere a diversidade de opiniões e busque um consenso que seja justo e equilibrado.
As obras literárias escolhidas farão parte da formação dos alunos, e é importante que elas representem a pluralidade de vozes e experiências presentes na comunidade escolar.
Ao seguir esses 6 passos detalhados, você estará mais preparado para escolher as obras literárias que farão do ano letivo um período de muito aprendizado, descobertas e paixão pela leitura para seus alunos!
Como o Coletivo Leitor pode melhorar sua experiência na escolha dos livros literários do ano
No Coletivo Leitor você encontra centenas de títulos de literatura e informativos infantojuvenis. São obras dos selos Ática, Atual, Caramelo, Scipione, Formato e Saraiva, cuidadosamente selecionadas para atender aos leitores e proporcionar experiências inesquecíveis.
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